10 profissões na área de Consultoria que talvez você não conheça
A consultoria é uma atividade profissional de aconselhamento realizado por especialistas em determinada área de atuação. O propósito é a orientação do cliente para otimizar os processos de produção, criação ou gerenciamento profissional. Além disso, a consultoria é uma área abrangente e passível de ação em diversos setores de trabalho.
Desta forma, listamos 10 profissões na área de Consultoria que talvez você não conheça. Todas as profissões abaixo estão presentes no Guia de Profissões.
Antes de iniciarmos o texto, uma dica para você. Se você não conferiu o texto anterior desta série, não deixe de dar uma olhada nas 10 profissões na área de Direito que talvez você não conheça. Tenho certeza que você vai se surpreender com as novas possibilidades profissionais.
1- Analista de Marketing
Este profissional poderá providenciar consultoria de Marketing aos seus clientes e empresas. Afinal, o Analista de Marketing possui conhecimento para alavancar os resultados de uma empresa, haja vista sua experiência e suas decisões que podem beneficiar a imagem da empresa e o acesso, pelos clientes, às informações dos produtos ou serviços vendidos. Este profissional poderá atuar em diversas propostas como, por exemplo, em mídias sociais, design, criação de conteúdo, eventos, entre outras possibilidades.
2- Profissional de Recursos Humanos
Para a consultoria de Recursos Humanos, uma das possibilidades é o headhunter, que é responsável por pesquisar e selecionar os melhores trabalhadores em áreas executivas, unindo as necessidades da empresa onde trabalha e as qualificações do colaborador selecionado. Geralmente, este profissional atua na prospecção de candidatos para ocupação de vagas que determinada empresa está encontrando dificuldades em preencher. De acordo com a página da profissão, a formação deste profissional não é obrigatoriamente a de Recursos Humanos, sendo possível sua atuação em outras áreas, como o Coaching.
3- Analista Financeiro
Este profissional pode atuar na consultoria financeira para clientes e empresas. O primeiro parágrafo da página da profissão diz respeito sobre as habilidades do Analista Financeiro e suas atuações. “planejar, gerir e analisar os recursos financeiros de uma empresa. Ele deve garantir rentabilidade nas contas e investimentos, verificando a necessidade de gastos e a disponibilidade de recursos”. Geralmente, este profissional possui formação em Administração de Empresas, Economia ou Ciências Contábeis.
Se você quiser se profissionalizar como analista financeiro, confira as oportunidades de bolsas de estudo em Administração, Economia e Ciências Contábeis no site da QB. Uma dica: se você não quiser cursos de graduação, os três links acima também disponibilizam oportunidades em pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres.
Para a consultoria de Recursos Humanos, uma das possibilidades é o headhunter, que é responsável por pesquisar e selecionar os melhores trabalhadores em áreas executivas, unindo as necessidades da empresa onde trabalha e as qualificações do colaborador selecionado. Geralmente, este profissional atua na prospecção de candidatos para ocupação de vagas que determinada empresa está encontrando dificuldades em preencher. De acordo com a página da profissão, a formação deste profissional não é obrigatoriamente a de Recursos Humanos, sendo possível sua atuação em outras áreas, como o Coaching.
4- Advogado empresarial
O advogado empresarial é um dos profissionais mais indicados para prestar consultoria jurídica para clientes e, como a própria nomenclatura menciona, para empresas. Este profissional atua em conformidade com a legislação e promove a relação harmônica da empresa em relação ao ambiente (sociedade, mercado, concorrentes, empresários, entre outros). Portanto, além do conhecimento e habilitação jurídica, o advogado empresarial observa os demais fatores que perpassam a realidade da empresa.
Para se tornar um advogado empresarial, é necessário graduar-se em Direito e conseguir registro profissional por meio da prova da OAB. Além disso, é importante obter experiência na área de Direito Empresarial, o que pode ocorrer por meio de uma pós-graduação.
5- Consultor de Vendas
A consultoria de vendas também é uma ação solicitada com frequência por empresas. Por isso, este profissional possui protagonismo para atuar com os clientes de uma empresa ou organização com ênfase na venda de produtos e/ou serviços. O consultor de vendas estuda o mercado de atuação do local em que trabalha e também identifica ou propõe análises e avaliações das necessidades dos clientes.
De acordo com a página de profissões, a melhor maneira para começar a trabalhar como consultor de vendas é buscando experiência na área, por meio de estágios ou vagas de nível júnior no setor comercial de empresas e organizações.
6- Profissional em Logística
A versatilidade deste profissional é uma das características que justificam a possibilidade de trabalho com consultoria. O Profissional em Logística pode atuar com estoque, controle do armazenamento, aquisição de suprimentos necessários, planejamento da movimentação interna, gerenciamento da distribuição entre fábricas, centros e varejo, além de ter responsabilidades sobre o transporte de produtos.
Este profissional tem um senso apurado de trabalho entre setores. Afinal, sua comunicação pode abranger fornecedores, clientes e os demais departamentos de uma empresa; em temas sobre prazos ou necessidades de compras.
7- Analista Administrativo
Este profissional possui ampla atuação em empresas ou organizações, além de apresentar possibilidade de execução de diversas tarefas administrativas e relacionadas aos diferentes setores empresariais. O trabalho do analista administrativo pode abranger a busca de ações mais eficientes em áreas de gestão de recursos, finanças, recursos humanos. As demandas deste profissional envolvem a avaliação de informações e dados, além da elaboração de relatórios e análises de desempenho.
O analista administrativo é um profissional muito presente em empresas de diversos setores e serviços.
8- Gestor de tecnologia da informação
O gestor de tecnologia da informação está habilitado ao trabalho com administração da segurança cibernética do local em que trabalha. Com características multifuncionais, o profissional pode gerenciar todo o trabalho de sua equipe de profissionais de TI. Desta forma, ele fará o acompanhamento das tarefas e entregas e deverá propor otimizações aos processos tecnológicos e informativos. Caso sua atuação seja individual, o profissional poderá implementar e fazer a manutenção de equipamentos e processos que envolvem tecnologia na empresa.
9- Designer de interiores
O designer de interiores está apto às consultorias sobre a disposição dos móveis, a escolha sobre estilo dos materiais, as cores, a iluminação e as características de um espaço. A consultoria sobre decoração pode acarretar em uma lista descritiva com sugestões, possibilidades de implementações e alterações, além de imagens para contextualização das opções feitas pelo profissional da área. Essa consultoria pode ser feita para domicílios, lojas ou empresas de diversos setores. Para informações adicionais, confira nossa página da profissão sobre designer de interiores.
10 - Engenheiro acústico
Indústrias, fábricas, centros hospitalares, casas de espetáculos e apresentações. Todos os locais mencionados são exemplos de possibilidades de atuação profissional para o Engenheiro Acústico, principalmente, com as demandas de minimização de ruídos ou aproveitamento de sons e das vibrações. Este profissional possui capacitação para realizar intervenções visando o aprimoramento da acústica em determinado recinto.
Nenhum comentário