5 tendências do varejo de moda para 2022
Varejo tradicional perde espaço, enquanto otimização de
processos e aperfeiçoamento da implantação das tecnologias especializadas estão
no topo da lista
Alex Marques é diretor comercial da Data System
Divulgação
Nos últimos anos, a incorporação da
tecnologia no dia a dia do varejista revolucionou a maneira como o segmento
opera e se relaciona com seus clientes. Modelos de negócios que são
considerados ultrapassados são deixados de lado, dando espaço para novas ideias
e ferramentas baseadas na digitalização e na tecnologia da informação
(T.I).
Por conta de um cenário singular da
pandemia, além de ter consumidores cada vez mais exigentes, o setor varejista
teve que passar por uma transformação intensa e acelerada, principalmente no
processo de compra e venda. Especificamente o varejo de moda passou por
adaptações e novos processos, com o objetivo de estabelecer novas formas de
criar vínculos com seu cliente.
Para os lojistas de roupas, calçados e
acessórios, uma mudança profunda e significativa aconteceu, que implicou diretamente
na reestruturação do negócio com base em atitudes ligadas à tecnologia,
agregado a entregas mais ágeis, experiência e capacidade de
adaptação.
Para Alex Marques, Diretor Comercial da
Data System, empresa líder no setor de desenvolvimento de softwares para lojas
de calçados e roupas, o varejo teve um impacto grande e passou por mudanças,
principalmente, em sua essência, que está ligado em promover o encontro físico
entre o consumidor e o produto.
“O período pandêmico despertou a
necessidade do lojista implementar de forma ágil outros canais de atendimento,
principalmente, utilizando o digital. E, mais do que isso, o próprio consumidor
teve que se adaptar a esse novo canal. Então, além de utilizar
tecnologia, é preciso saber implementar os processos da maneira mais eficiente
aplicando a tecnologia como meio”.
Abaixo, Marques destaca cinco tendências
que devem estar no radar dos lojistas de calçados e roupas para 2022:
- Transformação do mindset dos
gestores
Para a transformação digital trazer
resultados concretos para as redes de lojas e não desperdiçar recursos, deve
envolver uma transformação no mindset
dos gestores. Um pensamento digital não é apenas a capacidade de
usar a tecnologia, pelo contrário, é um conjunto de atitudes e comportamentos
que vão permitir que a sua empresa desenvolva novas formas de atuar no
mercado.
Correr mais riscos, colocar ideias em
prática, aprimorar os processos em tempo real, testar, experimentar e medir
resultados, estão entre as principais ações que o lojista deve realizar. É
importante quebrar o paradigma de que a introdução de novas tecnologias precisa
ser algo complexo.
- Desmistificando o
multicanal
O conceito de omnichannel (multicanal)
garante os diferentes canais de atendimento do varejo de moda integrados para
melhorar a experiência do cliente. Não importa o tamanho do investimento
no digital ou a quantidade de canais disponíveis, vale unir o online e
offline para ambos trabalharem como parte da mesma estratégia.
O mesmo cliente que tem o costume de
frequentar a loja física, também quer opções de compras pelo computador ou
celular, esse hábito foi impulsionado principalmente em tempos de isolamento
social e muitas vezes uma compra na loja física começa com pesquisas nos canais
digitais.
- Loja física como centro de
distribuição
Dentro da operação multicanal, a
estratégia envolve a integração do canal físico e virtual para oferecer
comodidade e conveniência ao consumidor. Além disso, a segurança, automatização
e agilidade na operação são benefícios evidentes para o negócio. Para isso,
quando se trata de loja virtual é fundamental ter o e-commerce integrado ao
sistema de gestão.
No varejo internacional, o conceito de
“compre on-line, retire na loja” já faz parte do cotidiano dos varejistas
brasileiros como uma forma de persuadir o cliente virtual até o ponto de venda
para ser impactado por alguma oferta ou ação de marketing, que o leve a fazer
novas compras. Por meio de um sistema capaz de localizar a origem de cada
pedido, é possível identificar a loja mais próxima do cliente para atendê-lo
com agilidade e menor custo.
- Meios de pagamento digitais
O novo cenário de adaptação, causado
pela pandemia, faz com que as tecnologias de pagamento remoto se tornem
essenciais para a operação varejista. Quanto mais opções a marca oferecer para
o cliente pagar remotamente com rapidez e segurança, melhor será a experiência.
Isso inclui, por exemplo, os pagamentos por link.
Os consumidores migram rapidamente do
tradicional dinheiro físico, como moedas e cédulas, para os pagamentos
digitais. Vale ressaltar que o hábito de pagamento com moedas digitais, no PDV
(ponto de venda) da loja física, é uma tendência para 2022.
O pagamento por criptomoedas, carteiras
digitais e PIX, trazem praticidade, agilidade e segurança para o cliente, no
momento de finalizar a venda, por isso, é importante considerar a integração
desses recebimentos ao sistema de frente de loja.
- Ferramentas para Controle e
Gestão
De maneira geral, a pandemia acelera a
busca por soluções de melhoria na produtividade nas empresas. Uma
pesquisa feita pela KPMG constatou que para 40% dos executivos brasileiros, o
processo de transformação digital, que levaria alguns anos, acabou acelerado em
meses após a chegada da covid-19.
Isso reforça uma das medidas mais
importantes na transformação do negócio numa loja de varejo de moda: contar com
um software capaz de otimizar a gestão do PDV, estoque, compras, vendas e
finanças de forma inteligente e integrada.
É preciso buscar uma ferramenta flexível
e capaz de se adaptar às necessidades específicas da sua rede de lojas.
Certifique-se de que gere relatórios gerenciais, que sejam estratégicos na
tomada de decisões e possibilite a integração de novas tecnologias e inovação
rapidamente.
O sistema deve facilitar a adoção
de novas formas de pagamento digitais, vendas via delivery, integração com
plataformas de e-commerce e ferramentas de business intelligence (B.I) para a
evolução tecnológica ser contínua.
Sobre a Data System
Há quase 30 anos no mercado de varejo e tecnologia, a Data System é líder no desenvolvimento de softwares para lojas de calçados e roupas. Além disso, possui mais de 3 mil clientes por todo o Brasil - com grandes varejistas no leque como: Constance Calçados, Mundial Calçados, Martinez, Estrela Lojas, Labellamafia, entre outras. Saiba mais em: https://www.datasystem.com.br/
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