Amakha Paris fecha 2021 com receita de R$ 280 milhões e prevê crescimento de 6% para este ano
Para 2022, a empresa projeta movimentos nas
categorias de maquiagem, capilar, masculina e nutricionais, além da ampliação
de sua linha facial
São Paulo, fevereiro de 2022 – A Amakha Paris, empresa jovem e inovadora do
segmento de beleza e cuidados pessoais, acaba de fechar seus números de 2021 e
registrar receita sell-in
de R$ 280 milhões, número que se manteve pouco acima do alcançado em 2020,
mesmo diante dos desafios de um cenário pouco favorável. Neste ano, a empresa
projeta um crescimento de 4% a 6% do negócio, além de almejar, cada vez mais,
espaço e força no mercado de marketing multinível. Para 2022, os focos serão a
gestão da área comercial, a consolidação das estratégias de treinamento e o
ritmo das inovações, além da ampliação dos esforços na expansão e
internacionalização da empresa.
Em 2021, a marca focou esforços no
amadurecimento de seus processos, na estruturação de novos projetos, além de
uma aproximação mais intensa com seus executivos de venda e consultores, o que
resultou em um crescimento de 12% no número de cadastros de novos consultores.
Com isso, a Amakha Paris está perto de alcançar 1,7 milhão de pessoas cadastradas. “Nosso
compromisso durante todo o ano foi manter a atratividade do negócio, para que
seguisse como a melhor alternativa para a composição de renda e oportunidade
para os milhares de desempregados no País, além, é claro, de inovações e
divulgações em produtos de higiene pessoal e beleza”, afirma Denise Lemos,
presidente da Amakha Paris.
Com o registro de venda de um perfume
por segundo, ou aproximadamente 2 milhões de unidades por mês, a marca
fortaleceu, em 2021, suas estratégias de lançamentos, em busca de assumir o protagonismo no processo
de ampliação da base de consumo da categoria.
“O objetivo da Amakha é facilitar o
acesso desse objeto de desejo ao maior número possível de pessoas. O brasileiro
é o quarto maior consumidor de perfumes do mundo, mas esse é ainda um hábito de
consumo restrito, devido aos preços médios praticados no mercado nacional.
Dessa forma, optamos por concentrar nossos lançamentos no segundo semestre de
2021, apostando na retomada da economia. Só em pesquisa, desenvolvimento e
marketing de produto, foram mais de R$ 3,2 milhões de investimentos, dos quais
quase 50% dedicados à perfumaria, nosso carro-chefe”, conta Denise.
No ano passado a marca também ganhou
muito destaque no mercado internacional, obteve uma aceitação exponencial, com
pessoas que buscam uma nova forma de se desenvolver profissionalmente. Já nas
projeções para este ano, os esforços estão na expansão, padronização e gestão
dos pontos de apoio atuais, além da internacionalização, com a expansão para
países como Uruguai, Bolívia e Paraguai.
A Amakha Paris aposta em um ano com um
pouco mais de estabilidade na área da saúde e política nacional. “Estamos
trabalhando para o fortalecimento de nossa gestão corporativa. Queremos
aproveitar ao máximo a recuperação gradativa da economia esperada para o
próximo ano, em consequência desse novo cenário", explica Denise.
Crescimento por categoria
A mudança de hábito dos consumidores,
com as restrições decorrentes da pandemia da covid-19, apoiou o crescimento de
três categorias em especial, no negócio da Amakha Paris: nutricional, capilar e
perfumaria.
Nutricional – A categoria, que, em 2020, teve
destaque na empresa, se consolidou em 2021. A marca notou que os consumidores
ficaram mais atentos à alimentação e aos cuidados com a imunidade e a estética.
No ano passado, a categoria teve um crescimento de 35% em participação de
vendas na empresa, e contou com o Hyaluronic Beauty com Colágeno ®Verisol,
lançamento importante, que ajudou a valorizar o portfólio.
Capilar – Segundo relatório da Associação
Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abhipec),
a categoria cresceu mais de 18% no primeiro quadrimestre. A Amakha Paris, no
mesmo período, cresceu 61%
sobre o ano anterior.
Em 2021, a empresa atuou em sua
aproximação com os profissionais de salões de beleza. O portfólio da marca e a
política de premiação e comissionamento permitiram um aumento expressivo na
lucratividade dos salões. Como muitos salões, estúdios de beleza e barbearias
tiveram de permanecer fechados em alguns períodos de 2021, a Amakha Paris
tornou-se uma alternativa de qualidade e boas margens para os pequenos
empresários, donos desses estabelecimentos, que apresentavam queda da
lucratividade. Além dessa frente, o consumo home
care da categoria também aumentou. Com hábitos de higiene mais
rigorosos, o consumo cresceu substancialmente.
A empresa, de certa forma, sentiu o
reflexo de sua preparação, realizada nos últimos dois anos, para atuar nessa
categoria. Fechou 2021 com mais de 300 executivos de vendas formados como
especialistas capilares. Essa formação faz parte de um programa de capacitação,
que oferece mais de 60 horas de treinamento em princípios de cosmetologia,
conhecimento avançado do portfólio e técnicas de venda exclusivas da Amakha
Paris.
Perfumaria – A perfumaria ainda é o carro-chefe da
empresa, representa aproximadamente 60% do negócio. Com importantes
lançamentos, a Amakha Paris manteve o ritmo de vendas da categoria e fortaleceu
seu posicionamento de perfumaria on
the go no mercado. Em 2021, a marca trouxe para a equipe um mestre
perfumista renomado do mercado, Orpheu Cairolli, para contribuir no
desenvolvimento do portfólio, conteúdo da categoria e, sobretudo, na
capacitação da rede de revendedores.
Investimentos em marketing
De acordo com Denise, a grande força do
multinível está no marketing. Em 2021, a empresa investiu mais de R$ 160 milhões em
incentivos de vendas, fortalecimento de mídia digital, lançamento de produtos e
comunicação como um todo. A marca ampliou sua força estratégica na área de
treinamento, investiu em novos cursos e capacitações para a rede. “Acreditamos
que investir em desenvolvimento de pessoas gera mais segurança para o alcance
dos resultados. Isso trouxe, consequentemente, mais qualidade nas vendas, um
fator determinante para a manutenção dos nossos números”, diz Denise.
No primeiro semestre de 2021, a Amakha
Paris esteve presente na mídia como marca patrocinadora do maior reality show
de cabeleireiros do País, o Duelo
de Salões, exibido em janeiro. No último quadrimestre do ano, a
empresa realizou ações pontuais de merchandising na emissora Band, no programa
Brasil Urgente, do apresentador José Luiz Datena. O ganho de visibilidade foi
muito importante na conquista de receita, levou a oportunidade de negócios para
quem precisava, garantiu vendas e fortaleceu a imagem da empresa.
Entre os demais investimentos projetados
para 2022, estão ações de merchandising e o fortalecimento de ferramentas
digitais para captação de leads,
como é o caso do Você
Digital, plataforma de captação de novos consultores e
desenvolvimento da rede. Em 2021, a ferramenta se consolidou como uma
alternativa eficiente para dar ritmo ao negócio multinível, mesmo com as
restrições presenciais decorrentes da covid-19.
Sobre a Amakha Paris
Fundada em 2017, a Amakha Paris se destaca no mercado de vendas diretas, com um modelo de negócio que garante qualidade de vida para os mais de 1,6 milhão de consultores e fortalece o empreendedorismo social por meio de oportunidades oferecidas pela companhia. A Amakha Paris possui mais de 280 colaboradores diretos e um portfólio que ultrapassa 500 produtos, entre cosméticos, perfumaria e nutracêuticos para o público feminino e masculino.
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