Amigos criam primeira rede de franquias especializada em banho e tosa por app do Brasil
Com a saúde debilitada, ainda no quarto do
hospital, Rodolfo Calvo desenhou o aplicativo da Doggi, fundada com o amigo
Thiago Calixto
O empresário Rodolfo Calvo já tinha
experiência com empreendedorismo quando fundou a Doggi, primeira rede de
franquias especializada em banho e tosa por aplicativo do Brasil. Em 2018 criou
uma startup promissora na cidade de Ribeirão Preto (SP), mas foi no início de
2021, quando precisou interromper sua participação no negócio por um problema
de saúde, que talvez exigiria naquele momento até um transplante de órgão, ele
decidiu empreender novamente mesmo acamado.
Thiago Calixto e Rodolfo Calvo, fundadores da Doggi Divulgação |
A ideia do negócio surgiu após uma conversa com Thiago Calixto, um amigo e antigo parceiro de trabalho que tinha mais de 16 anos de experiência no segmento de pet. Pesquisaram sobre o mercado e descobriram duas lacunas: a falta de tecnologia e de horários para os clientes que queriam agendar os serviços de banho e tosa no mesmo dia. “A maioria dos players do segmento não disponibilizavam um aplicativo que facilitasse o agendamento de serviços – e a vida dos tutores - e raramente havia disponibilidade de horário para o mesmo dia”, explica Calvo, que criou todo o protótipo do aplicativo ainda no quarto do hospital.
Em junho do mesmo ano, nascia então a Doggi, a primeira rede de franquias especializada em banho e tosa por app do Brasil. Para testar o modelo de negócios, inauguraram a primeira unidade na cidade do interior paulista e, após o sucesso dela, decidiram expandir através do franchising.
Assim que o candidato a franqueado
procura pela rede, já percebe todos os diferenciais que ela oferece, como a
seleção e análise do ponto, que não precisa ser em locais de grande movimento,
já que as ações de marketing são justamente para captação dos clientes, que só
conseguem agendar serviços por meio do aplicativo administrado pela
franqueadora. Há ainda apoios na elaboração do projeto de arquitetura e layout
da loja e na gestão, que conta com sistemas operacionais automatizados.
Àqueles que desejam empreender e estão
procurando oportunidades em um setor que, segundo o Instituto Pet Brasil - IPB
cresceu 35% em 2020 e 2021, a Doggi oferece dois modelos de franquias: uma só
para banho e outra para banho e tosa. O investimento inicial começa em cerca de
R$ 60 mil, já com taxa de franquia e capital de giro para seis meses. O
franqueado precisa de uma equipe de sete funcionários e apenas 35m² para
começar. Um diferencial está na isenção da taxa de publicidade, que geralmente
é cobrada em modelos de franquia. “A única característica essencial é que o
franqueado seja apaixonado por cachorros”, finaliza Calvo.
A primeira unidade franqueada foi
inaugurada em novembro do ano passado e há outras cinco em fase de implantação
e que devem ser inauguradas nos próximos três meses. A pretensão é fechar 2022
com 120 lojas e faturamento de R$ 16,2 milhões. “A ideia é começar a expansão
nas cidades vizinhas, até chegarmos em outros estados e capitais”, comenta
Calvo.
Com valores acessíveis, empresa aposta em clientes das classes A, B e C
Na Doggi, o usuário baixa o aplicativo
no smartphone e coloca as características do seu cachorro, como tamanho, tipo
de pelagem e endereço. Assim, a ferramenta direciona o cliente para a unidade
mais próxima e apresenta os horários disponíveis para agendamento. Um dos
diferenciais está no Táxi Dog, que traz a possibilidade de agendar a retirada e
entrega do cachorro em casa. Os valores para banho variam entre R$ 30,00 e R$
100,00, e para tosa entre R$ 80,00 e R$ 110,00, de acordo com o tamanho e
pelagem do animal. O transporte sai em média R$ 19,90.
Ao centralizar os agendamentos no
aplicativo, que os direciona para as unidades Doggi franqueadas, é possível
gerenciar as demandas permitindo uma melhor experiência do usuário que não
corre o risco de não ter vagas disponíveis para o dia desejado. Assim, caso não
haja opção em uma unidade específica, a própria ferramenta repassa o
atendimento para outra franquia próxima.
Para que o tutor tenha mais vantagens,
outro diferencial é o Clube Doggi, um clube de assinaturas que oferece até 20%
de desconto ao consumidor final e ainda não cobra pelo serviço de ‘leva e traz’
dos cachorros. Como uma franquia especializada em banho e tosa, as unidades não
disponibilizam produtos para venda, mas a partir de uma parceria com o
e-commerce varejista PetLove, no aplicativo Doggi os tutores conseguem comprar
produtos como roupas, brinquedos, acessórios, alimentos, produtos de higiene,
entre outros.
No segundo semestre do ano, a rede pretende incluir serviços de vacinas a domicílio, em parceria com veterinários cadastrados na plataforma. Outra iniciativa será o atendimento veterinário online para algum tipo de emergência com o cachorro que possa ser realizada remotamente.
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