Brasil pode ter crescimento de 6,5% em valor no consumo dentro do lar em 2022
Novo relatório global da Kantar indica a volta dos padrões
de compra do pré-pandemia em todo o mundo, com e-commerce experimentando
desaceleração
Em 2020 o consumo global da cesta
de bens de consumo massivo (FMCG) apresentou um crescimento quatro vezes maior
do que em 2019, chegando a 10%, o equivalente a US$220 bilhões. Esse aumento
foi impulsionado pelo consumo dentro do lar, num momento de isolamento social
na pandemia de COVID-19, e a América Latina foi a região que mais sentiu o
impacto.
Novo relatório global Omnichannel da Kantar, líder em
dados, insights e consultoria, que acaba de ser lançado, revela que o
mundo já está voltando às tendências de comportamento de compra de bens de
consumo massivo do período pré-pandemia, registrando ritmo mais lento no
desempenho das vendas de alimentos para consumo domiciliar, com crescimento de
apenas 0,8% até setembro de 2021.
Apesar dessa desaceleração, as vendas permaneceram 8,4%
maiores do que antes da COVID-19 e os canais de compra que performaram
positivamente de janeiro a setembro do ano passado, em comparação ao mesmo
período de 2019 foram comércio eletrônico e atacarejo.
Ao contrário dos países europeus, Brasil e México tiveram
crescimento positivo em valor no consumo dentro lar, com variações de 9% e 10%
respectivamente do 1o ao 3º trimestre de 2021 em comparação ao ano anterior, o
que pode ser explicado pela inflação dos preços dos alimentos e bebidas. Espanha e Reino Unido, por exemplo, tiveram desempenhos
negativos de 7% e 5% no mesmo prazo.
As cestas mais beneficiadas globalmente dentro de casa ano
passado foram as de bebidas, lácteos e higiene e beleza, em decorrência do
retorno à vida social com o avanço da vacinação no mundo. Alimentos tiveram
declínio no In Home, porém, apresentaram incremento fora do lar.
Com relação ao desempenho de canais de venda, o comércio
eletrônico ainda cresceu ano passado, mesmo com a volta das pessoas às ruas,
mas em ritmo mais lento, representando 13,4% das vendas globalmente entre
janeiro e setembro de 2021, enquanto os hipermercados e supermercados perderam
participação em cerca 1% em comparação com 2020.
Em todos os países as vendas de bens de consumo massivo via
e-commerce desaceleraram no último ano com o avanço da imunização, exceto
na China, que, surpreendentemente, viu um salto de 22,5% de share de
mercado no 1° trimestre de 2021 para 28,6% no 3° trimestre. Em termos de
penetração do comércio online, o destaque foi o Brasil, que passou de 4% em
2019 para 13% em 2021, devido à conquista de clientes fiéis a esse canal,
atingindo a marca de 13% de compradores online dizendo ter usado o e-commerce
para adquirir alimentos e bebidas ao menos 6 vezes durante 2021 e 19% deles
afirmando ter comprado por esse canal de 3 a 5 vezes no mesmo ano, contra 12%
em 2019.
Com base nos dados coletados até o 3o trimestre de 2021,
num momento em que taxas de contágio estavam baixas, a Kantar previa um
crescimento de 6,5% em valor no consumo dentro do lar em 2022 no Brasil, atrás
apenas da Indonésia (7,6%). Países europeus e China manteriam estabilidade, com
menos 1%. A confirmação do desempenho do setor, no entanto, vai depender da
evolução das taxas de transmissão de COVID-19 ao longo do ano.
O estudo mostra que o comportamento de consumo voltou ao
normal mais rápido do que o esperado, com o consumo fora de casa mostrando
sinais de recuperação, o canal e-commerce já experimentando uma
desaceleração na maioria dos países pesquisados, e o mercado de bens de consumo
massivo se mantendo estável em 2022 num cenário de taxas de contágio
controladas . Isso significa que as empresas devem começar a repensar suas
estratégias de vendas para este ano e devem ter a capacidade de redirecioná-las
rapidamente de acordo com a evolução da pandemia.
O relatório Omnichannel da Kantar contemplou sete países:
Reino Unido, França, Espanha, China, Indonésia, Brasil e México, representando
29% da população mundial e trazendo dados sobre consumo atualizados até
setembro de 2021.
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria.
Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as
pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar
nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas,
ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
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