Como a robotização deve ganhar protagonismo para os processos empresariais em 2022
Benefícios e impactos para o mercado
*Por Eduardo Camargo, CMO da Guiando
Houve um tempo onde a robotização e a IA
eram coisas distantes e dignas de ficção científica como no filme “A.I. -
Inteligência Artificial”, lançado em 2001. A ciência ainda não evoluiu a ponto
de fazer com que os robôs tenham sentimentos como no filme do Steven Spielberg,
porém os processos manuais e repetitivos que não agregam valor ao profissional
já estão sendo automatizados.
A nova indústria está atrás de
profissionais que busquem elevar o seu nível de atendimento e inovação em novos
mercados, com isso, processos manuais e repetitivos estão cada vez mais na
pauta da robotização.
O impacto dessa atual realidade nos
processos empresariais é gigantesco e irreversível, e vai desde a economia de
tempo ao aumento da produtividade. Hoje em dia é possível criar processos
robotizados, automatizados, que aperfeiçoam a relação com o cliente, criando
uma experiência mais personalizada.
No fim, a IA era o complemento que
a robotização precisava para enriquecer os conteúdos, criando uma experiência
rica e exclusiva em qualquer processo.
O aumento considerável da robotização e
da Inteligência Artificial nos processos empresariais – também conhecido como
hiperautomação – deve estar entre as prioridades das organizações no próximo
ano. Essa afirmação vai de encontro à pesquisa "Principais Tendências
Estratégicas de Tecnologia para 2022", realizada pela Gartner.)
O estudo aponta que até 2024 os
investimentos em hiperautomação atingirão 600 bilhões de dólares. Além disso, a
adoção de processos hiperautomatizados impactará no desempenho competitivo das
corporações, estabelecendo-se como um diferencial competitivo relevante.
Entre os setores das empresas que mais
irão se beneficiar dessa transformação estão: Customer Success, Marketing, TI ,
CSC e departamentos administrativos que se beneficiam diretamente do setor de
Contas a Pagar. Isso acontece porque esta é uma área que possui a
responsabilidade de gerenciar o fluxo de pagamentos das despesas, setor este
que é repleto de atividades manuais e repetitivas, e por
consequência, bastante sujeita a falha humana que pode causar uma série
de prejuízos que são evitados pela automatização.
O resultado do uso dessa tecnologia, é
uma maior competitividade, uma vez que a automação de processos
proporciona escala e por consequência melhoram a produtividade, gerando desta
forma mais eficiência às empresas.
Diante dessa realidade que se apresenta,
não seria nenhum exagero concluir que o futuro já chegou. O mundo hoje já é
global, descentralizado, e a robotização traz a escala para atingir isso. Não
existe futuro sem robotização e IA. E se a empresa não se atentar a estes
processos ela pode ficar obsoleta ou pior: simplesmente deixar de existir
com o tempo.
E você, já faz parte deste futuro, ou
ainda está esperando ele chegar?
Eduardo Camargo é CMO da Guiando
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