Consórcio Santa Emília cresce 10% em 2021 no interior de SP; vendas avançam com alta dos juros
Em 2021, empresa registrou crescimento de 25%
nas vendas de consórcio de motocicletas, 10% no de automóveis e 8% em imóveis
Fevereiro de 2022 – O ano de 2021 foi
histórico para o mercado de consórcios. Os números da Associação Brasileira de
Administradoras de Consórcios (Abac) apontam, por exemplo, de que pela primeira
vez o número de consorciados ativos ultrapassou a casa dos 8 milhões no país,
movimentando negócios da ordem de R$ 222,3 bilhões. O
Consórcio Santa Emília (https://www.consorciosantaemilia.com/),
marca associada à BR
Consórcios e presente em regiões estratégicas do interior
paulista, também sentiu o bom desempenho ao registrar um aumento de 9,55% nas
vendas e 24,45% de lucro no ano passado.
Segundo Sílvio Cesar do
Nascimento, gerente Regional do Consórcio Santa Emília, a alta constante da
taxa de juros contribuiu diretamente para o crescimento da procura pelo
consórcio em 2021. “Mesmo com a taxa Selic em baixa já estávamos vendendo bem.
Mas as altas nos beneficiam porque o consórcio oferece acesso ao crédito com
menos burocracia e sem cobrança de juros”, afirma o executivo.
No princípio deste mês,
a taxa Selic saltou de
9,25% para 10,75% após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o que encarece ainda
mais os tradicionais financiamentos bancários. “Nesse cenário, o consórcio
torna-se uma excelente alternativa para o brasileiro, já que é um modelo
prático, seguro e que oferece taxas menores (apenas administrativas) do que as
instituições financeiras”, diz Nascimento.
Em 2021, o Consórcio
Santa Emília registrou crescimento de 25% nas vendas de consórcio de
motocicletas, 10% no de automóveis e 8% em imóveis. A maior demanda por
transporte individual (motos) se justifica pela economia que este modal
proporciona, em especialmente nesse cenário de constante alta dos combustíveis.
Outro ponto que chama atenção é a expansão dos serviços de entrega (delivery)
durante a pandemia, que contribuiu para o excelente resultado de vendas nessa
categoria em 2021.
Entre os veículos,
Nascimento constata aumento na busca por seminovos e usados com a carta de
crédito. “A menor produção nas fábricas refletiu em redução de vendas e aumento
nos preços dos carros novos. Por outro lado, o mercado de usados sofreu um
aquecimento. De qualquer forma, novo ou usado, o carro é um produto de alto
custo que exige um planejamento de contas. Aí está a vantagem do consórcio, que
possibilita uma compra segura, econômica e planejada, com parcelas que cabem no
bolso”, explica.
Objetivo é crescer 9%
no ano -
O gerente Regional do Consórcio Santa Emília aposta em um 2022 bastante
positivo para o consórcio. A meta da companhia é crescer entre 8% e 9% no ano,
mantendo também a satisfação de seus clientes, cujo IRC (Índice de Recomendação
de Clientes) atingiu 75,38% em 2021. “Temos uma ótima rede de parceiros nas
regiões em que atuamos. Fazemos uma venda consultiva e não de impacto. Nosso
trabalho consiste em vender, acompanhar e entregar, sempre diagnosticando o que
o cliente procura”, enaltece Nascimento.
O Consórcio Santa
Emília tem forte atuação no interior paulista, especialmente nas regiões de
Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos, Campinas, Sorocaba e São José dos
Campos, além do Sul de Minas Gerais (Pouso Alegre, Varginha e Poços de Caldas).
SOBRE O SANTA EMÍLIA (www.consorciosantaemilia.com.br)
Atua no interior do
Estado de São Paulo desde 1974. Oferece amplo portfólio de produtos,
comercializando grupos de consórcios de automóveis, caminhões leves, serviços,
motocicletas, imóveis, máquinas e equipamentos. Além da sede em Ribeirão Preto
(SP), está presente de maneira estratégica nas regiões de Araraquara, São
Carlos, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos. Sua estratégia comercial tem
como foco a realização de parcerias com empresas do segmento imobiliário e de
seguros.
SOBRE A BR CONSÓRCIOS (https://www.brconsorcios.com.br)
A empresa iniciou suas operações em 2012 com o objetivo de unir e fortalecer operadoras de consórcios nacionais que desejam expandir sua atuação. Seu modelo de negócio agrega administradoras diversas dentro de uma mesma plataforma, sendo pioneiro no Brasil. Tem sua sede administrativa em Londrina (PR) e conta com mais de 300 funcionários diretos. As empresas associadas à BR Consórcios são: Consórcio União, Consórcio Araucária, Consórcio Santa Emília, Consórcio Lyscar, Mapfre Consórcios e Rede Lojacorr Consórcios. As empresas têm juntas, uma carteira de mais de 60 mil clientes ativos.
Nenhum comentário