De volta ao shopping: Franquias apostam em novos modelos de negócios para se expandir
Pandemia, inflação e eleições atrapalham a vida
dos Shoppings em 2022. Na contramão desse cenário, a rede Ad Clinic registra
aumento na procura por novos modelos de negócios voltados para Malls,
Hipermercados e Centros de compras
Brasil, fevereiro de 2022: Enquanto muitos lojistas planejam
migrar do shopping para a rua, alguns pretendem investir nos centros de
compras. No setor de franchising, o cenário não é diferente. A rede de estética
Ad Clinic começou o ano engordando as vendas com a modalidade Soft, unidade com
área máxima de 40m², que requer investimento de R$179 mil e é destinada para
espaços internos como shoppings, além de galerias de cidades acima de 50 mil habitantes.
Para a Associação Brasileira de Shopping
Center, essa demanda ocorreu pela facilidade dos franqueados nas vendas online,
por WhatsApp e redes sociais, sem precisar repassar a participação do shopping,
em caso de lockdown.
Dados da Abrace revelam também que o
outro atrativo é o faturamento, que bateu record
de R$204 bilhões em 2021, um crescimento de 58% em relação a 2020.
Mas não é apenas de instalações em
shoppings que vive o franqueado, por isso, os modelos de negócio devem seguir
esta nova tendência para atrair os consumidores. Empreendimentos de baixo
investimento, expansão em cidades do interior e aposta em tecnologia são
tendências que já movimentam o setor em todo o país.
Para esse cenário, a marca também
registra aumento na procura de outros modelos de negócio, entre eles a Ad
Clinic Slim, unidade com até 80m², com investimento a partir de R$349 mil,
projetada para locais abertos, em cidades acima de 100 mil habitantes. Já a Ad
Clinic Laser & Estética são unidades direcionadas para Malls, Shoppings e
Hipermercados, com área máxima de 50m² e investimento a partir de R$479 mil.
Para as cidades acima de 100 mil habitantes, a procura tem sido pela Ad Clinic
Premium, com área máxima de 200m² e investimento a partir de R$499 mil.
Para cada um desses investimentos, a
rede estima um faturamento de R$2,5 milhões ao ano, por unidade.
De acordo com o CEO da rede de franquia
Ad Clinic, as lojas físicas também funcionam como uma vitrine para os produtos
e fazem parte, assim, da jornada da venda, diz. "Cada vez é mais difícil
separar o que é venda online, da offline", afirma. O executivo aponta que
a aposta dos shoppings, que já vem antes da pandemia, inclui a convergência dos
canais de venda.
"Todos caminham para a
multicanalidade", diz. Segundo ele, a prova disso é o movimento do varejo
nativo digital, abrindo pontos físicos - muitos deles em shoppings centers.
Segundo Nunes, a compra em si já se tornou atualmente uma commodity, algo que já fez
com que os shoppings se ajustassem para serem centros de serviços e
facilitadores para a compra por parte do cliente. "E na pandemia, o valor
do ponto físico para contato do cliente com a marca e serviço ficou ainda mais
evidente."
Em 2022, a rede vai intensificar ainda
mais o treinamento e suporte ao franqueado – no que se refere a treinamento e
capacitação, o CEO da marca entende.
Rodrigo Nunes é especialista em gestão
de negócios, com experiência em coaching, administração e marketing. Em apenas
5 anos foi responsável por levar a marca Ad Clinic para vários Estados de todo
o Brasil, transformando-a em uma rede de 102 unidades.
Para os próximos anos os números não
param por aí. A empresa já anuncia 600 operações até 2024, sendo 10 unidades
internacionais em Portugal, Estados Unidos e África.
Superação empreendedora para se inspirar
em 2022
A rede de estética iniciou com um
investimento do casal no valor de R$5 mil em panfletos para divulgar a primeira
loja. Enquanto Aline Medici, sócia e namorada, realizava os procedimentos
estéticos, Rodrigo panfletava nas ruas para atrair mais clientes.
Durante a Covid-19, a panfletagem saiu
do papel, virou digital e eles passaram a investir na comercialização de
franquias e vendas on-line. A estratégia de expansão contempla um novo modelo
de negócio, com tamanho mais reduzido e valor de investimento a partir de R$89
mil, sendo uma das franquias mais baratas e mais lucrativas ao mesmo tempo,
visando acelerar a expansão e facilitar a entrada da marca em pequenas cidades.
O sucesso do negócio dos franqueados foi
a estratégia de marketing digital e offline adotada. Assim, a rede já superou
os índices de 65% de fidelização de clientes e, antes da inauguração dos
franqueados, os resultados de pré-vendas são de quase 200 leads de
agendamentos.
Dentro dessa nova estratégia de
marketing e posicionamento da marca, a rede fechou contrato de um ano com a
apresentadora Ticiane Pinheiro para ser a nova embaixadora da marca no mercado
brasileiro.
Sobre a Ad Clinic:
É uma rede de estética e bem-estar com 102 unidades espalhadas por diversas localidades do país, que oferece tratamentos estéticos facial, corporal e protocolo exclusivos de beleza. A cada 5 minutos, uma pessoa realiza um procedimento estético na rede, gerando mais de 25 mil atendimentos mensais e faturamento anual de R$ 32 milhões de reais.
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