Digibee recebe aporte Series A de US$ 25 milhões para acelerar expansão internacional
Startup pretende investir nos mercados dos EUA
e América Latina. No Brasil, grandes empresas, como Itaú, B3, Dasa, Carrefour e
Assaí, já utilizam a plataforma para trilhar o caminho digital com rapidez e
segurança
A Digibee,
startup brasileira responsável pela integração de sistemas para conectar
grandes empresas ao mundo digital, acaba
de levantar US$ 25 milhões em uma rodada de investimentos Series A.
O aporte foi liderado pelo SoftBank
Latin America Fund, líder global de investimentos em empresas
de tecnologia ao redor do mundo e pioneiro na América Latina, com a
participação do fundo Kinea
Ventures e da G2D
Investments.
Com o investimento, a Digibee planeja
acelerar sua expansão internacional, principalmente para os EUA, mas já adianta que
está de olho em mercados como Chile,
Peru, México, Colômbia e outras regiões da América Latina. A
empresa encerrou 2021 com R$
50 milhões de ARR (receita anual recorrente) e um crescimento de 213% se
comparado com 2020. A
projeção para 2022 é crescer 230%, ultrapassando R$ 165 milhões de ARR.
“Este aporte é um marco na história da
Digibee e nos coloca numa excelente posição para transformar para sempre a
maneira como as empresas conectam seus diferentes sistemas, sejam eles
aplicativos, servidores, dados, clouds,
dispositivos, ecossistemas de parceiros, entre outros. Estamos ajudando grandes
corporações a se transformarem digitalmente, oferecendo ganho de escala e
velocidade em suas operações, ao ponto de competirem de igual para igual com a
mesma agilidade de entrega de produtos e serviços das startups. Hoje, a nossa
estratégia de crescimento está pautada em conquistar o mercado americano, que é
o mais competitivo e representa mais da metade do mercado global de software. Quando a gente
ganhar este mercado, vamos ganhar o mundo”, diz Rodrigo Bernardinelli, CEO e co-fundador da Digibee.
Anteriormente, a startup recebeu R$ 53,5
milhões em aportes de importantes fundos e também de grandes empreendedores e
executivos, como Paulo Veras, fundador da 99, e Laércio Albuquerque, presidente
da Cisco na América Latina. “Já temos no radar uma próxima rodada de
investimentos, Series B, prevista para acontecer até o final deste ano, com
fundos norte-americanos com os quais temos conversado e que acreditam no
potencial não apenas da nossa plataforma, mas da nossa abordagem com o
mercado”, revela Bernardinelli.
Para apoiar este momento de crescimento,
uma das prioridades da empresa é investir no time. A expectativa é passar de
160 funcionários para mais de 400 até dezembro deste ano. Isso inclui, além de
quadruplicar a área de produto, a contratação de executivos de peso.
Recentemente, Flavio Pripas, ex-Redpoint eventures e
Cubo, assumiu como Chief Strategy Officer (CSO) da Digibee,
trabalhando ao lado do CEO para desenvolver estratégias e metas de curto e
longo prazo para o negócio, além de atuar como RI (Relações com Investidores). Ken Arredondo, ex-IBM e CA Technologies,
integra o time como Chief Revenue Officer (CRO). Humberto Ballesteros, ex-Microsoft e Red
Hat, é o Sales Director Latam da startup. Marcelo Silva, ex-Cisco,
está à frente da operação brasileira da Digibee. Cait Porte, ex-Zmags,
exerce o cargo de Diretora de Marketing (CMO).
“Estamos trazendo importantes nomes do
mercado global para atuar conosco. A nossa ambição é ser a maior empresa de
tecnologia de origem brasileira do mundo que vai gerenciar toda esta malha
interconectada de pessoas, sistemas, serviços, aplicações e softwares, e isso já estava
nos nossos planos desde a primeira linha de código que escrevemos”, afirma
Bernardinelli.
Destravando a inovação global
De acordo com um estudo do Gartner,
consultoria norte-americana, o trabalho de integração de sistemas devora 50%
dos orçamentos dedicados para projetos de transformação digital nas empresas.
Isso ocorre, ainda segundo a pesquisa, por este ser o desafio mais complexo
relatado pelas companhias por exigir uma mudança radical em suas arquiteturas
de sistemas para tornar os negócios, operações e experiências mais
digitais.
“A abordagem utilizada para resolver o
problema da integração de sistemas demanda muito código. O código, por sua vez,
demanda programadores e desenvolvedores que estão escassos no mercado, afinal,
as grandes empresas de serviço estão contratando em massa. Além disso, para
conectar sistemas são necessárias ferramentas complexas, com controles rígidos
de segurança para movimentar dados de um lado para o outro. Na Digibee nós
desenvolvemos uma forma de fazer essa integração de maneira simples e rápida,
sem abrir mão dos requisitos que são importantes para todas as empresas: performance,
resiliência e segurança. Construímos uma plataforma 100% na nuvem baseada em low code, ou seja, pouco
código, e ainda, com criptografia, logs,
cofre de senhas e outros. Qualquer integração na Digibee já nasce com a máxima
segurança possível”, explica o CEO da startup.
A Digibee contabiliza mais de 400 milhões de execuções de
integrações diariamente. Projetos de TI que antes eram feitos
em seis meses, agora podem ser feitos em questão de horas. A Digibee já
executou, por exemplo, a integração de um e-commerce com um sistema financeiro,
em apenas uma semana. Já ajudou uma das maiores varejistas do país a integrar o
PIX como forma de pagamento em sua operação em apenas cinco dias. Conectou uma
empresa do setor de educação com o sistema de um grande banco para que pudessem
oferecer crédito estudantil diretamente aos alunos em apenas quinze dias.
“A todo momento, novas tecnologias
surgem no mundo, mas como conectar todas elas? Abrir uma API para o mundo é uma
coisa, mas como fazer todas elas conversarem? O mundo digital não está fazendo
esse problema de integração ficar mais simples. Pelo contrário. Milhares de
serviços, milhões de dispositivos IoT e inúmeras APIs estão se proliferando,
tornando o digital mais complexo a cada dia. Nosso trabalho é ajudar as
empresas a modernizar, reestruturar e gerenciar suas arquiteturas de sistemas,
aprimorando processos e ferramentas, para que elas possam atingir os objetivos
de negócio de maneira mais rápida, fácil, segura e com menos custos. A nossa
plataforma gera um gasto para as empresas menor do que um desenvolvedor
custaria para elas”, ressalta Bernardinelli.
A Digibee atende atualmente mais de 250 empresas, de
diferentes segmentos, como financeiro,
varejo, saúde, TI, telecom, educação, entre outros. Itaú, Assaí Atacadista, B3,
Carrefour, Dasa, Fleury e Bauducco são alguns dos clientes da
startup.
"Estamos iniciando uma parceria com
a Digibee que vai permitir aos nossos times de tecnologia mais facilidade nas
integrações sistêmicas, seguindo as mais modernas e eficientes arquiteturas
existentes. Com a plataforma da Digibee, por exemplo, temos integrações que
fomos capazes de fazer literalmente em uma fração do tempo habitual e isso
possibilitará ao banco o atendimento mais rápido às necessidades dos nossos
clientes”, afirma Wilson
Cristoni, superintendente de tecnologia do Itaú Unibanco.
“Conhecemos a Digibee no Cubo e
iniciamos uma parceria importante para inovar a entrega de tecnologia capaz de
viabilizar, conectar e desenvolver o mercado. A Digibee desenvolveu APIs que
foram plugadas aos sistemas da B3, significando uma nova forma de conexão com a
plataforma de registro de balcão. A opção por essa solução trouxe velocidade no
atendimento às demandas dos nossos clientes. Desenvolver internamente,
certamente teria levado mais tempo e teria tido um custo maior nesse caso”,
explica Rodrigo Nardoni,
vice-presidente de tecnologia da B3.
“Nos últimos anos, estabelecemos uma
meta arrojada visando acelerar nossa jornada Move2Cloud. Por não ser uma
empresa nativa digital, o Carrefour possui sistemas legados que, dada a
natureza da arquitetura que foram concebidos, criam desafios adicionais para
esta migração. Estamos ‘recortando’ esse cenário arquitetural e com isso
provendo as condições adequadas para continuar nossa jornada cloud. A Digibee
foi a parceira escolhida que vem nos apoiando na integração entre sistemas e
com isso passamos a usufruir dos benefícios desta plataforma. A partir da
possibilidade de utilizar endpoints
prontos (ou criá-los rapidamente) e propagar o uso dos mesmos,
notamos maior facilidade e simplicidade na gestão do ambiente, agilidade no
uso, facilidade na construção de conexões entre sistemas, monitoramento do uso
e consumo o que ajudou a incrementar nossa produtividade e performance e, desta
forma, acelerar nosso time to market, ou melhor, time to revenue”, conta Paulo Farroco, CIO do Carrefour Brasil.
“Nosso modelo de negócio é bastante
físico, mas temos uma estrutura de back
office e sistemas complexos e em acelerado processo de
digitalização. A parceria com a Digibee possibilitou acelerarmos ainda mais
projetos importantes para o Assaí, como a integração das mais de 120 lojas que
vendem por meio de aplicativos de compras e a implementação do barramento de
sistemas para o ServiceNow. Ainda, teve importante papel na modernização de
diferentes processos e fluxos internos, beneficiando assim tanto as áreas da
Companhia quanto nossos clientes",
explica Rodrigo Callisperis, Diretor de TI do Assaí Atacadista.
Além de executar a conexão de sistemas
para seus clientes, a Digibee faz com que eles sejam autossuficientes. A
startup oferece treinamentos gratuitos com a ‘Digibee Academy’ e, com isso, os
times de TI destas companhias aprendem a gerenciar as integrações por conta
própria. “Fazemos isso, pois a verdadeira transformação depende de um novo
mindset. Queremos que nossos clientes consigam ir além da arquitetura flexível
para transformar produtos e serviços, e que eles aprendam a criar processos
mais ágeis. O Brasil e muitos outros países não têm a tradição de empresas de
software de infraestrutura que é o que roda no coração das companhias
atualmente. Queremos ajudar nessa transformação do mercado em âmbito global e
levar para clientes corporativos uma tecnologia base e uma arquitetura moderna
para que estas empresas sejam capazes de criar automações avançadas de forma
independente”, finaliza Bernardinelli.
SOBRE A DIGIBEE
A Digibee é responsável pela integração de diferentes sistemas para conduzir grandes empresas ao mundo digital. Com uma plataforma inovadora e arquitetura flexível, conecta aplicativos, servidores, dados, clouds, dispositivos, ecossistemas de parceiros, entre outros. A Digibee ajuda empresas de todos os segmentos a modernizar, reestruturar e gerenciar suas arquiteturas de sistemas, aprimorando processos e ferramentas, para que elas possam atingir os objetivos de negócio de maneira mais rápida, fácil, segura e com menos custos. Fundada em 2017 pelos sócios Rodrigo Bernardinelli, Peter Kreslins Junior e Vitor Sousa, a empresa contabiliza mais de 400 milhões de execuções de integrações diariamente e tem em seu portfólio clientes como Itaú, Assaí, B3, Carrefour, Dasa, Fleury e Bauducco. Atualmente, possui escritórios nos EUA e Brasil e se destaca por levar para as grandes empresas a escala e agilidade do mundo das startups. Mais informações em https://digibee.com
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