DMCard leva a tecnologia de pagamento por reconhecimento facial para o setor supermercadista
Em parceria com a fintech Payface, a empresa de
produtos financeiros voltados para a concessão de crédito que é líder na gestão
de cartões private label no varejo supermercadista dá mais um passo em seu
processo de digitalização em loja do Litoral Norte de São Paulo
Fernando Oliveira, Diretor de TI da DMCard
Foto: Paula Freitas
Em janeiro deste ano, foi realizado com
sucesso o primeiro pagamento com reconhecimento facial de um cartão de marca
própria da DMCard. A loja que deu início aos testes da nova tecnologia foi o
Supermercado do Frade, que fica em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo.
Após os bons resultados em um ambiente controlado, a tecnologia que foi
desenvolvida pela fintech Payface já está à disposição a todos os varejistas
parceiros da empresa de serviços financeiros voltados para a concessão de
crédito.
“O varejo supermercadista foi onde a
DMCard nasceu e se tornou líder na gestão de cartões private label, os chamados
cartões de loja. Por isso, trazemos para o nosso processo de digitalização o
propósito de desenvolver cada vez mais tecnologias para estimular o
desenvolvimento desse setor e incrementar as vendas de nossos parceiros
varejistas”, explica Fernando Oliveira, Diretor de TI da DMCard.
O executivo destaca outras iniciativas.
“Por exemplo, recentemente conseguimos, também em parceria com uma startup
especializada, desenvolver um sistema de e-commerce que aceita o cartão de loja
como forma de pagamento. Antes, isso era possível apenas com cartões
bandeirados. Uma evolução muito importante, não apenas para os resultados do
supermercadista como também para o consumidor de baixa renda que, muitas vezes,
tem o private label como única opção de acesso ao crédito”.
Mais segurança para consumidor e
supermercadista
Quando uma rede adota o sistema de
pagamento por reconhecimento facial, basta que o consumidor faça o registo de
sua biometria fotografando seu rosto diretamente pelo aplicativo. Após esse
procedimento, basta informar no caixa que deseja realizar o pagamento pela
biometria.
“A biometria facial não se trata apenas
de uma substituição de senha, pois neste caso seria necessário estar com o
plástico em mãos. O sistema de reconhecimento facial substitui totalmente o
próprio cartão físico, que não precisa ser levado até a loja e nem ser mantido
na bolsa ou carteira”, destaca Caio Bregonde, Gerente de Prevenção a Fraudes da
DMCard.
Além disso, com a tecnologia disponível
no mercado atualmente, a biometria é o sistema com a mais alta eficiência na
prevenção de fraudes com várias vantagens, como explica Bregonde. “A
identificação biométrica usa características únicas de um ser humano com as
quais nascemos e morremos, isso significa que podem ser utilizadas por tempo indeterminado,
não sofrem alterações que exijam constante atualização e jamais se repetem de
forma idêntica em mais de uma pessoa”.
Ariane Carolina Bete, Gerente Comercial
da DMCard, comenta o ganho no dia a dia do ponto de venda com o pagamento por
reconhecimento facial. “Ainda que o cliente prefira o uso do cartão físico para
suas compras, tendo cadastrada a sua biometria, ele pode fazer seu pagamento
mesmo que tenha esquecido o cartão em casa ou nem carregá-lo por não ter
planejado previamente sua visita ao supermercado”.
Previsão de crescimento do negócio em
outros setores
A DMCard tem crescido de forma bastante
acelerada, não apenas em novos clientes e em valor movimentado nos cartões, mas
também no lançamento de novos produtos. Atualmente, entre os produtos
financeiros da empresa os clientes já contam com o cartão bandeirado DMCard
Mastercard, a conta digital DM Conta e seu primeiro produto B2B de tecnologia e
não financeiro, o aplicativo DM Ofertas. E, ainda este ano, lança novas
soluções em crédito para o consumidor final.
Todos eles já contam com a biometria
facial como mais um elemento de segurança de identificação. Em breve, também
poderão utilizar esse mesmo sistema para as transações financeiras, assim como
já está disponível para o cartão de loja.
Sobre o Grupo DMCard
A DMCard nasceu em 2002 como uma
administradora de cartões de crédito private label (o cartão de loja), setor em
que é líder de mercado e crescendo em média 35% ao ano, nos últimos nove anos,
e ultrapassando a marca de 4,2 milhões de cartões emitidos e 1 milhão de
cartões ativos. Atualmente, está presente em 3.620 pontos de venda espalhados
por todo Brasil.
Desde 2019, começou a ampliar seu
portfólio de produtos financeiros oferecendo cartão de crédito bandeirado,
conta digital e linhas de empréstimo, passando por uma transição em seu modelo
de negócio e, hoje, atua como um grupo de produtos financeiros voltados para a
concessão de crédito.
Além disso, também tem se tornado
especialista em inovações para o varejo por meio das mais avançadas
tecnologias, a maioria delas por meio do desenvolvimento interno, e conta com
um time de especialistas em ciência de dados para oferecer, cada vez mais,
melhores produtos e serviços aos clientes.
Pessoas sempre foram prioridade na
DMCard. A avaliação interna pelo E-NPS (Employee Net Promoter
Score), indicador que mede o quanto
os colaboradores classificam a empresa como um bom local para se
trabalhar, alcançou um excelente resultado com índice 92 de satisfação. Além
disso, na plataforma Glassdoor, a empresa está avaliada com a nota de 4,8
(em uma escala de zero a cinco), o que a posiciona em nota similar ou ainda
mais alta do que as maiores e mais desejadas empregadoras do país.
Além do público interno, também conta
com ótimos índices na satisfação dos clientes. A DMCard possui o selo RA1000 e
com um índice de satisfação no atendimento pelo call center de 94 e NPS (Net
Promoter Score) atual de 74, índices que mostram um compromisso em também
oferecer o melhor serviço para nossos parceiros e clientes.
A DMCard se transformou em uma grande
plataforma de serviços financeiros inclusivos. Para potencializar a capacidade
de atendimento a seus clientes, sejam varejistas (B2B) ou consumidores finais
(B2C), o grupo vem há alguns anos seguindo uma agenda de aquisições e
investimentos.
Atualmente, entre as empresas do grupo
estão a DMCard S.A, a DMCard SCD (produtos financeiros voltados para a
concessão de crédito), DMCard Meios de Pagamento (credenciadora dos
estabelecimentos), DMCard Securitizadora (voltada para a captação de recursos
financeiros), DMCard Ltda e Infocards.
Nenhum comentário