Empresa cria tecnologia para facilitar comércio de fertilizantes e químicos, em escassez no Brasil, e registra crescimento surpreendente
Empresa que minimiza impactos causados pela
falta de insumos para o agronegócio no mercado nacional já movimentou R$ 35
milhões e projeta crescimento de R$ 600 mil em 2022
Lucas Lachica, CEO da Insumo Agrícola.
A crise de energia que
atingiu os principais países produtores e exportadores de fertilizantes e
defensivos do mundo também afeta o Brasil já neste ano. É que o País é o quarto
maior importador e depende do mercado internacional para suprir a demanda de insumos agrícolas. Apenas em 2020,
conforme a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), 85% dos produtos
utilizados naquele ano foram importados. Paralelamente, é nacional o quarto
lugar no ranking de maior produtor de grãos do mundo, conforme a Embrapa
(Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). E as notícias para o setor não
são nada animadoras. Em novembro, por exemplo, a Rússia, de quem o Brasil
importou quase oito milhões de toneladas de adubos, anunciou que vai limitar as
exportações de fertilizantes. No mundo, a escassez encarece as safras, eleva os
preços quase que na vertical e trará mais inflação à mesa já em 2022.
Pensando em contribuir
para resolver de maneira simples a escassez de produtos, foi lançado, no
Brasil, pela Insumo Agrícola, uma plataforma on-line para conexão de produtores
rurais, revendedores e fabricantes com foco em fertilizantes e químicos, que
conta com 1.200 produtores cadastrados, 350 revendedores e diversos fabricantes
parceiros. Em 2021, a plataforma já movimentou mais de R$ 35 milhões.
Na nova dinâmica, o
revendedor e as cooperativas odem utilizar a plataforma para comprar
diretamente de fabricantes (basta se cadastrar para ter acesso). Com
o mesmo cadastro conseguem vender a produtores rurais de todo o Brasil. As
vantagens se ampliam, também, para o fabricante, personagem que consegue
aumentar suas vendas de forma segura, já que são realizadas verificações
internas e análises de dados de todos os clientes da plataforma.
“Ele [revendedor ou
cooperativa] entra na plataforma, seleciona o produto, forma de entrega, tipo
de embalagem, endereço de entrega e lança o pedido. Nós recebemos a demanda e
realizamos a ponte com o melhor fabricante para a operação”, explica o CEO da
empresa, Luca Lachica.
Além disso, com a
modalidade exclusiva para comprar insumos agrícolas para revenda, revendedores
poderão comprar com o melhor preço, recebendo orçamentos de todo o mundo – a
nova modalidade é aberta para fabricantes nacionais e internacionais –, e se
organizar em grupos para comprar em grande quantidade, reduzindo o valor da
compra.
A plataforma reúne
todos os caminhos das transações, inclusive oferecendo opções de frete. “São
até cinco opções de logística”, comenta Lachica. Comprando via plataforma, a
procura por transporte é dispensável: na prática, o cliente preenche os campos
e a empresa faz o restante, simplificando a compra de insumo; é diferente do
formato de compra tradicional, que precisa passar por várias etapas antes de
entregar o produto solicitado e nem sempre nas condições ideais do comprador.
Duas empresas de
crédito também estão disponíveis para as negociações feitas pelo sistema. Para
os pequenos produtores, por exemplo, isso é especialmente vantajoso, já que
assim poderá dispensar empréstimos bancários, geralmente de longa duração e com
prazo dilatado para liberação dos recursos. “Para o revendedor fazer todo o
processo sozinho, é bem complicado ou se torna cansativo, lento e muito
oneroso. Se ele encontra uma empresa que faz tudo isso integrado, além de raro,
geralmente é muito caro; caso ele realize sozinho, terá de consultar seu banco
para conseguir o empréstimo. Esse processo é muito burocrático e demorado.
Também seria necessário consultar diversas empresas de frete e logística para
encontrar o melhor preço. Seriam aí três empresas ou pessoas, pelo menos. No
caso da plataforma, é apenas um único lugar”, explica Lachica.
A Insumo Agrícola
nasceu em fevereiro de 2020, com quatro sócios-fundadores, deu uma guinada em
2021 quando Luca Olsen e Luca Lachica assumiram como CFO e CEO,
respectivamente. A plataforma é paranaense, acessada maciçamente no Brasil e
com penetração também na América Latina. Pode ser logada em desktop e deve
virar app ainda neste ano. A Insumo Agrícola pretende continuar com o
investimento em soluções para tornar o mercado on-line do agronegócio mais
dinâmico, ágil e descomplicado. Para 2022, a empresa estima um faturamento de
R$ 600 mil.
SERVIÇO
Para saber mais: https://www.insumoagricola.com.br/
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