Gestão sólida e inovadora colocam a Soneda Perfumaria no centro das atenções da indústria de HPC
Criação de um CNPJ único promoveu uma
reorganização societária, tributária e fiscal, mas ao mesmo tempo simplificou
as operações
Soneda Perfumaria tem 33 lojas em 15 cidades de
São Paulo
Divulgação
Fevereiro de 2022 – Quando se
uniram no princípio de 2018, integrantes de seis famílias Kamachi (irmãos e
sobrinhos da segunda e terceira gerações de imigrantes japoneses que
desembarcaram no Brasil a bordo do Arizona Maru em 1934) administravam 16 lojas
de cosméticos. Em março daquele mesmo ano, eles passaram a controlar a
Perfumaria 2000, com dez unidades. Assim, chegaram a 26 e lançaram, seis meses
depois, a Soneda Perfumaria (www.soneda.com.br),
hoje com 33 lojas distribuídas por 15 cidades, especialmente na capital e
região metropolitana de São Paulo.
Com mais “musculatura”,
a Soneda agora se prepara para tornar-se o principal canal distribuidor da
beleza no país. Os números não deixam a menor dúvida de sua importância no
mercado. Segundo dados da Nielsen, no Estado de São Paulo a empresa tem 30% do
market share do setor de perfumaria e 11% em todo o território nacional. Se
observadas as vendas por categorias, a Soneda é ainda mais destacada. Em
tintura para cabelo, ela tem 34% do market share em São Paulo e 16,5% no
Brasil. Quando o assunto é pós-shampoo, os índices são, respectivamente, de 30%
e 15%.
Tudo isso é fruto de
uma gestão familiar sólida e inovadora da diretoria da Soneda, que ganhou em
2020 o reforço de um grupo de conselheiros oriundos da KTV Retail as a Service
Consultoria e Gestão. Júlio Takano, CEO da Kawahara & Takano Retailing, que há 28 anos atua com
arquitetura de negócios para criar, reposicionar e expandir marcas do
ecossistema de varejo, na América Latina, Europa e Oriente Médio, está no
recém-criado Conselho de Administração, ao lado de Edgar Viana e Ronaldo Souza,
além de quatro membros da família Kamachi. “Precisávamos fazer essa governança
corporativa e trouxemos os melhores modelos para diminuir qualquer tipo de
conflito na família. Esse olhar externo traz um frescor para a gestão da
empresa”, diz Minoru Kamachi, diretor da Soneda.
Minoru sempre foi um
empreendedor visionário no varejo da beleza. Já esteve em quase uma dezena de
vezes na NRF Retail, nos Estados Unidos, e Euroshop, na Alemanha, duas das
maiores feiras do varejo mundial, onde seu maior objetivo sempre foi buscar e
inteirar-se sobre as novas tendências. Em uma dessas viagens, conheceu Júlio
Takano, de quem ouviu o projeto de transformação da Riachuelo sob o seu
comando.
A troca de cartões e as
primeiras reuniões entre Minoru e Júlio foram suficientes para criar um
ambiente de confiança extremamente importante para que os negócios entre as
duas empresas amadurecessem. A primeira tacada foi a virada de chave da Soneda,
que pela primeira vez, em 2019, abriu seus olhos para as classes A e B com o
lançamento de uma unidade no Parque Shopping Maia, em Guarulhos, com a
assinatura do projeto da KT Retailing. Até então, a Soneda era muito focada na
classe C, que hoje representa mais de 70% de seus mais de 500 mil consumidores
mensais.
Um por todos e todos
por um –
Já com a consultoria da KT Retailing, a Soneda Perfumaria começou a promover
profundas mudanças em sua gestão em março de 2020. A criação de um CNPJ único
(até então cada uma das lojas da rede tinha o seu próprio registro) promoveu
uma reorganização societária, tributária e fiscal, mas ao mesmo tempo
simplificou as operações. “Foram três meses de estudo para chegarmos ao modelo
adequado. Em novembro, já tínhamos tudo pronto e operando como uma só Soneda”,
lembra Minoru. “Estamos aprendendo a manusear o carro que agora está mais
potente. É um processo de crescimento, mas acima de tudo de evolução. Antes
dirigíamos um Fusca, agora estamos indo para um Corolla”, brinca o diretor.
Para Júlio, as mudanças
foram extremamente necessárias e ocorreram em tempo recorde. “A reestruturação
da Soneda ocorreu em oito meses, quando habitualmente é um modelo de negócios
que a maioria das perfumarias levaria dez anos para fazer. O que foi
fundamental nesse processo foi a união da família em torno do negócio”, afirma.
Como diz Minoru, antes
de empresa, na Soneda são todos uma família. “Tenho 15 sobrinhos, cada à frente
de uma área. Ninguém nunca teve essa bagagem de diretor. O Júlio Takano está
dando a oportunidade para eles ‘estagiarem’ na cadeira em nossa companhia.
Estamos em uma curva de aprendizagem, mas se houver necessidade vamos ao
mercado em busca de profissionais”, argumenta o diretor da Soneda. “Tivemos que
sair da caixinha para aprender e tem sido uma jornada muito rica”, complementa.
Buscar o protagonismo
no mercado –
Ao mesmo tempo, afirma Júlio Takano, a Soneda está criando uma estrutura para
que as indústrias do setor de higiene e beleza a vejam como um grande parceiro
e modelo de negócio, além de torná-la o melhor canal de distribuição da beleza
do mercado brasileiro. “Tudo isso está sendo desenhado com muita acuracidade”,
destaca Júlio. “O mercado percebe que a Soneda está preparada e a inauguração
da loja da Rua Augusta, em junho, cristaliza isso. Investidores no mundo
inteiro buscam cases. Nós acreditamos na Soneda”, completa.
Minoru lembra que o
varejo brasileiro está vivendo, em dois anos, duas pandemias do covid-19. “A
Soneda voltou-se para dentro, reinventando-se e estruturando internamente, além
de termos um ótimo relacionamento com todos os fornecedores. Me perguntam,
muitas vezes, se queremos ser a maior rede de perfumarias do Brasil. Queremos
sempre, na verdade, oferecer o nosso melhor”, diz Minoru.
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SOBRE A SONEDA
PERFUMARIA (www.soneda.com.br)
A Soneda Perfumaria foi
criada em 2018 pela família Kamachi após a aquisição da rede Perfumaria 2000.
Hoje, tem 33 lojas distribuídas por 15 cidades: São Paulo, Atibaia, Amparo, Rio
Claro, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Mauá, Guarulhos, Ferraz de
Vasconcelos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha, Santos e Guarujá. No total,
emprega mais de 700 funcionários diretos e mantém, desde junho de 2020 um canal
de e-commerce com 11 mil SKUs e que já representa 3% das suas vendas.
Mensalmente, a rede atende 500 mil clientes e mantém um mix total de produtos em torno de 20 mil SKUs. Segundo dados da Nielsen, no Estado de São Paulo a Soneda tem 30% do market share de perfumaria auditadas e 11% em todo o território nacional.
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