Mercado Fit: academias utilizam sistemas sem fio para organizar atendimentos e treinos
Ao acionar o professor ou instrutor, a
ferramenta ajuda alunos a serem atendidos rapidamente e a correrem menos risco
de fazer exercícios errados e se lesionarem
Nesse período em que a população, em sua
grande maioria, está vacinada contra o coronavírus, muita gente sente uma
necessidade de se cuidar melhor, em busca de saúde e bem-estar físico.
No Brasil, em alguns Estados, a mudança
na fase de transição no processo de flexibilização das medidas restritivas
relacionadas ao controle da transmissão do coronavírus permitiu a reabertura de
alguns serviços, que tiveram seu movimento bastante reduzido na fase mais
crítica da pandemia. Caso das academias, que puderam reabrir desde abril, no
ano passado (no início, com restrição de horário e de quantidade de alunos),
contanto que exigissem o uso obrigatório de máscara, disponibilizassem álcool
em gel e promovessem o distanciamento de 1,5 m.
De acordo com o Sindicato das Academias
de São Paulo, em 2021, as academias perderam, em média, 50% dos clientes. O
sindicato não divulgou quantos estabelecimentos foram fechados permanentemente
no período mais crítico da pandemia, mas a estimativa é de que esse número
tenha passado de 1.500 em todo o Estado.
Mesmo com dificuldades, segundo o Sebrae
Nacional, tudo o que atende à demanda de bem-estar e saúde, como academias,
equipamentos ligados ao setor ou suplementos, tem demonstrado uma retomada.
Com a disseminação da variante Ômicron,
porém, que voltou a elevar o número de contaminados e de internações no Brasil
e no mundo, diversos Estados resolveram retomar ou adotar novas medidas de
restrição para a realização de determinadas atividades. Assim, muitas academias
voltaram a respeitar a exigência de até 70% da capacidade de alunos em seus
espaços e passaram até a exigir o comprovante de vacinação.
SISTEMAS DE APOIO NO AMBIENTE DE
ACADEMIAS
Higienização constante, controle do
número de pessoas, disponibilização de álcool em gel, uso obrigatório de
máscara se tornaram medidas imprescindíveis no momento atual nesses ambientes.
Além desses cuidados com a segurança dos alunos, as academias, buscando um
crescimento no número de frequentadores, se esmeram em oferecer equipamentos
que facilitem a prática das modalidades no local.
Baseados na tecnologia dos sistemas sem
fio, existem aparelhos que, quando o aluno precisa de orientação, pode acionar
um botão e seu número é exibido em um painel de LED em local estratégico.
Essa tecnologia é fornecida pelo sistema
Psiu Fit. “Os botões de chamar do Psiu Fit nos aparelhos das academias melhoram
a qualidade do serviço prestado, pois o aluno não precisa interromper ser
exercício para chamar a atenção do instrutor. E se, no atendimento do chamado,
o instrutor é interpelado por outro aluno, o primeiro que chamou vai continuar
esperando a sua vez”, detalha José Rubens Almeida, diretor da Psiu Sem Fio.
Isso acontece porque o Psiu
Fit organiza a fila de chamados e o instrutor só apaga o chamado quando
ele chega no aparelho para atender o aluno. “Quando os botões de chamada são
acionados, eles formam uma fila de números no painel na sequência que chegaram
e o instrutor deve seguir a ordem desta fila para realizar o seu
atendimento. Assim, nenhum aluno vai reclamar que ninguém o atende ele,
já que o chamado só pode ser apagado no próprio botão que chamou”, ressalta
José Rubens.
Além disso, por meio do
software Psiu Tempo, o Psiu Fit também grava os chamados e os atendimentos
permitindo gerar um relatório com todos os chamados e com o tempo que foi gasto
para atender cada um. “Prestar serviços e dar um bom e rápido atendimento ao
cliente é o grande diferencial entre as empresas de fitness, já que os
aparelhos e as mensalidades são muito semelhantes”, afirma.
Mais informações: www.psiusemfio.com.br
Nenhum comentário