Mercado Livre anuncia resultados do quarto trimestre de 2021
Receita líquida foi de US$ 2,1 bilhões, alta de 73,9% ano contra ano. Volume de vendas na plataforma alcançou US$ 8,0 bilhões, alta de 32,2% na comparação anual. Mercado Pago processou US$ 24,2 bilhões, crescimento de 72,8%.
São Paulo, 22 de fevereiro de 2022 - O Mercado
Livre (Nasdaq: MELI) — empresa líder em tecnologia para o e-commerce
e serviços financeiros da América Latina — divulgou hoje seus resultados
financeiros referentes ao quarto trimestre de 2021, finalizado em 31 de
dezembro.
"O ano passado nos trouxe desafios,
mas muitas oportunidades também. A partir da dedicação das equipes e foco nos
nossos objetivos estratégicos, superamos as principais restrições impostas pela
pandemia e as mudanças do cenário macroeconômico, em um ambiente altamente
competitivo. Além de celebrar um ano de resultados recordes, com crescimento
forte, melhores margens e resultado operacional, o investimento em tecnologia
nos permitiu manter um ecossistema confiável e ágil, conectando mais pessoas e
impactando positivamente nossos mais de 76 milhões de usuários. A transformação
gerada pela nossa fintech, cuja base de usuários e serviços cresceu ainda mais,
nos permite criar valor e acelerar a inclusão financeira em um momento tão
importante. O Mercado Livre é a escolha da maioria dos brasileiros e nós
seguiremos retribuindo esse voto de confiança, impulsionando o desenvolvimento
sustentável da América Latina e criando novas formas de democratizar o comércio
e os serviços financeiros”, afirma Stelleo Tolda, co-fundador e
presidente de Commerce do Mercado Livre.
Destaques gerais de negócios:
- A base de usuários únicos
ativos durante o trimestre aumentou 11,1% em comparação com o mesmo
período de 2020, atingindo 82,2 milhões;
- O volume de vendas (GMV) foi de
US$ 8 bilhões, representando um crescimento ano a ano de 21,2% em dólar e
de 32,2% em moeda constante — 75,5% desse valor provém de transações
feitas em dispositivos móveis;
- Foram vendidos 287,9 milhões de
itens, o que significa um crescimento ano a ano de 25,5% na América
Latina;
- O Brasil se destaca na
região com crescimento de 22,7%, em dólar, no GMV e 149 milhões de itens
vendidos no período — destaque para o volume de itens por usuário, o mais
alto da média histórica;
- Cerca de 300 milhões de
anúncios foram registrados em nossa plataforma;
- Com Mercado Envios, 275,9
milhões de itens foram enviados, aumento de 29,0% em relação ao mesmo
período do ano anterior;
- Os avanços na execução e
velocidade da rede gerenciada do Mercado Livre foram significativos em
toda América Latina — envios via rede gerenciada atingiram 89,5% da
operação, acima dos 76,5% registrados no mesmo trimestre de 2020, sendo
mais de 40% via fulfillment. Quase 80% do volume geral de mercadorias foi
entregue em até 48 horas e cerca de 60% no mesmo dia ou no dia seguinte à
compra. Considerando a operação fulfillment, o prazo de envio médio foi de
menos de 24 horas — no Brasil,
no quarto trimestre, aumentou consideravelmente o volume de mercadorias na
modalidade fulfillment, incluindo a operação de itens de grande porte,
como linha branca, eletrônicos e eletrodomésticos, o que reforça o
investimento nas operações de armazenamento.
Destaques do trimestre para o Mercado
Pago:
- O volume total de pagamentos
(TPV) via Mercado Pago atingiu US$ 24,2 bilhões, crescimento de 52,1%, em
dólar, e de 72,8% em moeda constante — o volume total de transações (TPN)
no período cresceu 56,1%, ano contra ano, atingindo 1.028,9 milhões no
segundo trimestre;
- O volume total de pagamentos
via Mercado Pago fora da plataforma do Mercado Livre, continua crescendo,
atingindo US$ 16,1 bilhões, crescimento de 75,1% em dólar e de 96,5% em
moeda constante. Já o número de transações de pagamento atingiu 849,9
milhões, crescimento de 69,4% na mesma comparação anual;
- Os pagamentos fora da
plataforma do Mercado Livre estão crescendo muito no Brasil, onde cresce
também o número de novos vendedores sobretudo devido às operações com PIX;
- O volume total de pagamentos
processados pode ser dividido entre o volume total de cobranças
processadas e o volume total de transações de contas digitais. O primeiro
inclui cobranças na plataforma do Mercado Livre, cobranças online e
cobranças processadas por meio das maquininhas de cartão Point e
dispositivos QR, que totalizaram US$ 17,2 bilhões, crescendo 51,1%, ano
contra ano, em moeda constante;
- Em 2021, foram vendidas mais
4,7 milhões de maquininhas, com destaque para Brasil e Argentina, além de
avanços significativos no México e lançamento deste produto no Chile. No Brasil, é notável o
crescimento da base de vendedores que passaram a adotar dispositivos QR,
nos últimos trimestres, sobretudo micro e pequenos empreendedores que já
utilizavam maquininhas e adotaram também essa modalidade e vice-versa;
- Por sua vez, o volume de
transações por meio da carteira virtual, que inclui ainda transferências
entre usuários do Mercado Pago, transações de cartão de crédito, débito e
pré-pago, cresceu 138,3% em moeda constante na América Latina, na
comparação anual, totalizando US$ 7,1 bilhões;
- A carteira do Mercado Crédito
atingiu quase US$ 1,7 bilhão, superando três vezes o valor registrado no
quarto trimestre de 2020;
- 22,3 milhões de usuários da
região já têm valores investidos no Mercado Fondo — que reúne os usuários
de conta digital com rendimento — totalizando mais de US$ 1,2 bilhão
investidos;
- Ao longo de 2021, foram
distribuídas mais de um milhão de apólices de seguros. No Brasil, a
distribuição de seguros para cartão e para pagamentos via PIX, lançados
recentemente, reforçou a oferta de seguros do Mercado Pago, o que estimula
que novos serviços sejam constantemente adicionados e integrados à conta
digital, reforçando sua proposta de concentrar todos os serviços
financeiros dos usuários;
- O portfólio de produtos de
poupança e investimentos disponíveis aos usuários cresceu rapidamente por
meio do lançamento da carteira de criptomoedas no Brasil ao final do
segundo semestre.
Resultados financeiros do trimestre:
- A receita líquida do quarto
trimestre foi de US$ 2,1 bilhões, aumento ano a ano de 60,5%, em dólar, e
de 73,9% em moeda constante;
- A operação no Brasil representa
53% da receita líquida total da companhia, tendo alcançado US$ 1,13
bilhão, crescimento de 56%, em dólar, e de 62,4% em real, ano contra ano;
- A receita líquida do negócio de
e-commerce
aumentou 55,6% em dólar, na comparação anual, atingindo US$ 1,3 bilhão.
Enquanto a receita líquida da sua fintech
cresceu 70,1% em dólar, ano contra ano, chegando a US$ 773,0 milhões;
- O lucro bruto foi de US$ 853,2
milhões, aumento de 40,0% contra 36,8% no mesmo trimestre do ano anterior;
- A receita operacional foi de
US$ 23,3 milhões, em comparação com a perda de US$ 25,1 milhões durante o
mesmo período do ano anterior — como percentual da receita, o resultado
operacional foi 1,1%;
- O prejuízo líquido, antes de
impostos, foi de US$ 33,9 milhões no trimestre, em comparação com a perda
de US$ 44,0 milhões durante o mesmo período de 2020;
- O prejuízo líquido do trimestre
totalizou US$ 46,1 milhões, resultando em uma perda de US$ 0,92 por ação.
A companhia publica ainda seu Relatório
de Sustentabilidade anual, pela primeira vez de maneira integrada, concentrando
sua agenda financeira e não financeira na América Latina e permitindo, assim,
maior compreensão da capacidade do Mercado Livre de gerar valor e impacto
econômico e socioambiental ao longo do tempo.
Resumo do resultado anual de 2021
(em milhões) |
2021 |
2020 |
Usuários ativos únicos |
139,5 |
132,5 |
Volume total de dinheiro transacionado (GMV em US$) |
28.350,9 |
20.926,8 |
Items vendidos |
1.014,3 |
719,3 |
Items enviados |
962,3 |
649,2 |
Volume total de pagamentos processados (TPV em US$) |
77.371,1 |
49.756,8 |
As cifras foram calculadas usando
valores arredondados. Os cálculos de crescimento com base nesta tabela podem
não representar o total exato devido aos arredondamentos.
Sobre o Mercado Livre
Fundado em 1999, o Mercado Livre (NASDAQ: Meli) é a empresa líder em tecnologia de comércio eletrônico e serviços financeiros digitais na América Latina, com presença em 18 países. Oferece um ecossistema completo de soluções para que pessoas físicas e jurídicas possam comprar, vender, anunciar, obter crédito e seguro, coletar, enviar dinheiro, economizar e pagar bens e serviços online e em lojas físicas. O Mercado Livre busca democratizar o comércio e os serviços financeiros na América Latina, um mercado que oferece grandes oportunidades e alto potencial de crescimento. Aplica tecnologia de classe mundial para projetar soluções intuitivas adaptadas à cultura local para transformar a vida de milhões de pessoas na região. Mais informações em http://investor.mercadolibre.com/
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