Metaverso também gera oportunidade de crescimento para agencias de marketing
Nova tecnologia promete ser um universo virtual
que une diversas tecnologias
O assunto “Metaverso”
tem sido um dos mais comentados nos últimos tempos, principalmente após o
anúncio de Mark Zuckerberg da mudança do nome da empresa de Facebook para
“Meta”, em um indicador de outras novidades que estão por vir, especialmente em
relação a novas tecnologias a serem introduzidas nas plataformas.
Por ainda não existir,
não há como descrever, especificamente, o que é o Metaverso. No entanto, de
acordo com Saulo Camelo, CEO da Camelo Digital, agência de marketing que está
há mais de dez anos no mercado, é possível dar uma ideia de seu conceito. “Essa
nova tecnologia promete ser um universo virtual que une diversas tecnologias
para funcionar. Além disso, será possível mesclar streaming ao vivo com redes sociais e criptomoedas”,
destaca.
O conceito foi
impulsionado pelo Facebook, visto que Mark Zuckerberg está por trás desse plano
tecnológico. “No entanto, muitas empresas também se interessaram e estão
investindo muito dinheiro no desenvolvimento de metaversos. Isso porque a
inovação e as oportunidades que surgirão ao longo dos anos são incontáveis”,
pontua Saulo.
Por meio do universo
virtual, as pessoas poderão se reunir em locais que não são físicos, seja para
trabalhar ou para gerar novas experiências. Tudo será em 3D, possibilitando uma
maior integração com o ambiente. Dessa maneira, a interação não precisará ser
feita em locais físicos. “O conceito de unir o ambiente on-line ao físico, comentado
já há alguns anos, ganha muito mais força com a chegada do metaverso”, revela
Saulo.
As novas tendências de
trabalho remoto e consumo irão dinamizar as compras on-line e as relações humanas, oferecendo uma
possibilidade de crescer cada vez mais nas redes. Tudo será feito de forma
conjunta: trabalho, assistir a filmes, acessar plataformas de streaming e compartilhar
conteúdos da web.
Quais são as aplicações
do Metaverso?
De acordo com Saulo
Camelo, levando em consideração esses ideais propostos pelo Metaverso, “é quase
possível dizer que ele não passa de uma versão mais arrojada da realidade
virtual. No entanto, muitos especialistas estão apostando nesse novo conceito
para se tornar o futuro da internet, com propostas surpreendentes”.
O mundo virtual tem
sido uma das maiores apostas do ramo da tecnologia. Não apenas o Facebook está envolvido
nesse universo de possibilidades, assim como já foi dito. A Epic Games, por
exemplo, que desenvolveu o Fortnite, recebeu aporte de US$ 1 bilhão no mês de
abril de 2021 para o desenvolvimento de jogos em realidade virtual.
As aplicações do
Metaverso são praticamente infinitas porque elas podem promover a interação
entre os seres humanos sem a necessidade de compartilhar um espaço físico.
Dessa forma, os escritórios virtuais, as visitas 3D, as exposições e as feiras
serão cada vez mais populares.
O próprio Fortnite já
promoveu alguns shows ao vivo, dentro de sua plataforma, com a cantora Ariana
Grande, reunindo milhões de pessoas conectadas ao mesmo tempo. Ainda que o
Metaverso esteja engatinhando, já é possível ter previsões muito positivas para
o futuro.
Novas tendências de
trabalho remoto e consumo
O Metaverso será uma
grande jogada para qualquer empresa de
marketing. A nova tecnologia deve aumentar ainda mais o número de pessoas
em trabalho remoto após a pandemia. Além disso, outra tendência muito cotada é
a do aumento de pagamentos por meio da internet, utilizando apenas moedas
virtuais.
Rafael Beraldi, CMO da
Camelo Digital, explica que as agências de marketing possibilitam transformar a
relação do mercado com seu respectivo público. “Iremos levar a experiência do
usuário final a um próximo nível e consequentemente crescer neste nicho”,
afirma. “Ao unir tecnologia com a possibilidade do trabalho remoto, as palavras
‘inovação’ e ‘rentabilidade’ não poderiam estar mais unidas”, completa.
Sobre Rafael Beraldi
Saulo Camelo, é
publicitário, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e empresário há
mais de 10 anos no ramo de comunicação, marketing e publicidade. Com background
na área de branding e design, Saulo fundou, em 2011, a Camelo Digital, agência
de marketing e publicidade com mais de 500 clientes atendidos em mais 12
países. Responsável por liderar projetos de planejamento estratégico,
marketing, performance, comunicação e tecnologia, Saulo é o CEO e presidente
das operações da Camelo Digital, gerenciando times responsáveis por atender
grandes marcas como Nestlé, Garoto, Petrobras, Coqueiro, Shopping Center entre
outros.
Rafael Beraldi é administrador, formado pelo Universidade Presbiteriana Mackenzie, especializado em Economia da Inovação pela Universidade de Coimbra em Portugal. Atua com Marketing e Negócios há mais de 13 anos, passando por empresas como Cambridge University Press, IBM e empreendimentos próprios na área de gastronomia, varejo e gráfica. Atualmente é CMO da Camelo Digital, responsável pelo planejamento estratégico e pelas ações de marketing da agência, liderando temas de transformação digital, metodologias ágeis e inovação.
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