O que é Assistente Virtual?
por Karen Piasentim e Priscila Spina (*)
Já ouviu falar sobre a Profissão de Assistente Virtual, mas não sabe direito como tudo isso funciona? Já pensou em ser uma Assistente Virtual, mas ainda não tem clareza se você pode ser uma? Neste artigo você vai descobrir como essa profissional pode ser útil para empresas de diversas áreas de atuação e ainda 10 itens que vão tirar todas as suas dúvidas sobre esse ramo de negócios tão promissor!
Sim: negócio! Assistente Virtual é uma profissional
autônoma, empreendedora que
pode prestar serviços diversos para o apoio a profissionais liberais, pequenos
empresários, negócios locais, infoprodutores, agências de marketing digital e
de lançamentos.
Nesse artigo você vai descobrir:
1 – O que é Assistente
Virtual?
2 – Como começar e como funciona?
3 – O que a Assistente Virtual faz e como é a rotina?
4 – Quanto ganha? É fixo ou por comissão?
5 – Quais são as exigências? O que preciso fazer?
6 – Quais são as áreas de atuação?
7 – Quais os serviços que a Assistente Virtual pode oferecer?
8 – Como ser profissional e começar a trabalhar?
9 – É necessário ter faculdade?
10 – Para engrenar na Profissão Assistente Virtual siga o passo a passo.
Notem bem: Usamos a sigla AV
para Assistente Virtual e PAV para Profissão Assistente Virtual, por isso essas
siglas aparecem no texto com frequência para te ajudar em uma leitura dinâmica
e eficiente.
1 – O que é Assistente Virtual?
Assistente Virtual é
uma profissional, dona de seu próprio negócio que cria e oferece seus próprios
pacotes de produtos e serviços para assessorar, dar suporte, ajudando a
viabilizar processos nas mais diversas áreas de uma empresa ou negócio. Sem
dúvida, ela pode escolher entre as áreas de atuação as que ela possa começar a
trabalhar imediatamente, com as habilidades que já tem, e depois ir
aprimorando, fazendo cursos e se profissionalizando na área.
Atualmente, muitas Secretárias em todos os níveis trabalham como AVs,
oferecendo seus serviços de forma remota. Mas, muitas mulheres que já
trabalharam anteriormente nas áreas administrativa, financeira, vendas,
comercial, contábil, jurídica, SAC etc. podem facilmente se tornar uma
Assistente Virtual.
Por ser empreendedora, a AV faz seu
próprio salário e consegue fechar vários contratos com diversos clientes para
aumentar ainda mais seu portfólio e seu faturamento mensal.
Após trabalhar em diversas áreas de
atuação, ela pode escolher a que mais gostou e então ser especialista em
determinada área para se destacar ainda mais.
O início da carreira das mentoras:
Priscila Spina começou sua carreira como
AV, criando
conteúdos, e-books, fazendo decupagem de vídeos em canal do YouTube, criando
sites, páginas de captura e de obrigada e até como Social Media, fechando
contratos fixos e contratos mensais, semestrais e anual com vários clientes.
Karen Piasentim é Secretária Executiva
Bilíngue graduada e pós-graduada
na área com mais de 15 anos de experiência como Secretária em multinacionais.
Começou a empreender em 2011 e em 2014 deixou o trabalho CLT definitivamente
para se dedicar aos seus próprios negócios. Em 2019 reuniu suas expertises com
Secretária Executiva, Coach e Empreendedora e começou a ministrar treinamentos
para Assistente Virtuais.
Juntas, em 2020, fundaram o Profissão Assistente Virtual
- PAV, um programa de
treinamentos, cursos e mentorias e também a Agência PAV que atua ajudando
empreendedoras a venderem todos os dias usando o poder da internet. Visto que
as duas mentoras são Consultoras Certificadas pela Builderall e
possuem ampla experiência no mercado de marketing digital, uniram as
capacidades: Mente e Prática para criarem seus negócios.
E você, o que está faltando para se
tornar uma Assistente Virtual?
2 – Como começar e como funciona?
Em primeiro lugar faça uma lista de todas as habilidades
que você já possui adquiridas ao longo de sua vida profissional, experiências,
cursos que fez, formações etc. Em seguida faça outra lista de coisas que gosta
de fazer, por exemplo: Gosto de escrever, sou ótima em redação, amo criar
conteúdo, gosto de criar posts no Canva, gosto de gravar vídeos, enfim, coloque
tudo o que vier na cabeça.
Seu próximo passo é criar seus pacotes de produtos e
serviços, clique
aqui e conheça os 21 produtos e serviços para criar
e vender na internet.
Após definir o que você vai vender e
precificar, é muito importante desenvolver sua identidade visual. Busque um
profissional especializado para cuidar da sua marca, logo e comunicação.
Crie sua página de vendas com seus
pacotes de produtos e serviços. Ter sua estrutura própria é um diferencial,
você transmite profissionalismo, ganha credibilidade e além disso, consegue
colocar seu portfólio e depoimentos de clientes satisfeitos.
Depois crie seu Instagram e Página no
Facebook profissionais. Integre, configurar e automatize as duas redes sociais.
Por último, não menos importante, você
precisa instalar o WhatsApp Business e deixar seu negócio mais profissional e
completo com seu catálogo de serviços e dados comerciais sempre atualizados.
Procure ajuda para construir sua
estrutura. Você pode aprender como fazer
tudo isso ou a Agência PAV
pode fazer isso para você!
3 – O que a Assistente Virtual faz e
como é a rotina?
A AV faz muitos trabalhos e fecha vários
contratos com diversos clientes. Ela escolhe se fará tarefas
administrativas, financeiras, de atendimento, relacionadas ao marketing
digital, marketing de conteúdo, marketing estratégico, designer ou até mesmo
atuar fazendo copies, anúncios para clientes ou social media.
A rotina precisa ter muita disciplina
para abrir e fechar sua empresa todos os dias, se decidiu trabalhar de manhã,
nada e ninguém podem te interromper nas 5 horas por dia que separou para
trabalhar. Nada quer dizer, nem a louça na pia, muito menos a máquina de lavar
e a faxina da casa.
Trabalhando em casa: Para trabalhar em casa Priscila e Karen
são mães, determinadas, organizadas, com foco, sabem muito bem dividir o tempo
e lidar com a tripla jornada. Hora de trabalhar é sagrada na mesma proporção do
tempo de qualidade com Deus e com os filhos. As duas não abrem mão do final de
semana, das noites de sono para viver só do trabalho, muito pelo contrário,
sabem dividir sua agenda e fazer escolhas certas de acordo com as prioridades.
Tenha uma agenda, um ambiente de
trabalho organizado, um horário específico para trabalhar, assim quando estiver
fazendo atividades físicas vai se concentrar e não ficará pensando no que
precisa ser feito para o cliente A ou B. Se você decidir ser Social Media, por
exemplo, não vai postar todos os dias e sim agendar os posts de 30 dias
seguidos para seu cliente em 5 horas de trabalho focado na ferramenta de
publicação do Facebook ou em um aplicativo de postagem automática a sua escolha.
É muito importante que você sabia seguir processos.
4 – Quanto ganha? É fixo ou por
comissão?
Aqui é parte da
precificação: após conseguir criar seus pacotes de produtos e serviços, você
vai tomar a decisão em criar propostas e contratos, escolher o prazo que deseja
prestar seus serviços, sendo mensal, trimestral, semestral, anual ou por hora.
O ideal é objetivar
contratos de no mínimo 6 meses, assim conseguimos mensurar
melhor o impacto positivo do seu trabalho, fazer relatório e enviar os
resultados para os clientes.
Você decide quanto quer ganhar, mas a
base para você definir seu preço depende de algumas variáveis, tais como: o seu valor no mercado, a sua expertise,
a sua formação, o tipo de serviço que você vai prestar, a quantidade de tempo
que você vai trabalhar, a sua dedicação se será esporádica ou exclusiva.
Já tivemos clientes desde R$1.100,00
fixo no contrato de 1 ano até cliente de R$13 mil por mês com contrato de 6
meses. Nesse caso chamamos de “fixo”, pois são clientes com contratos. Porém,
vai receber também propostas de parcerias por apenas comissões e cabe a você
decidir se vai aceitar ou não, depende do ganha-ganha, ou seja, ambas as partes
precisam lucrar com a proposta. Um exemplo de atuação em parceria é: uma
empresa com grande quantidade de seguidores que não tem um site, você cria o
site e divulga sua marca no rodapé ou acerta uma porcentagem de comissão sobre
o faturamento a partir do momento que você está criando formas de renda para a
empresa.
Tome cuidado ao fazer um trabalho
gratuito somente com a comissão, sempre recomendamos as AV’s a pedirem um “Setup” inicial, ou seja,
cobrar um valor inicial para desenvolver o projeto daquela empresa + a
comissão.
5 – Quais são as exigências? O que
preciso fazer?
Aqui depende de cada
cliente, as exigências variam
de acordo com cada contrato e do escopo de trabalho que você
está realmente apta a assumir.
Por exemplo, se você for trabalhar como Social Mídia, precisa
dominar estratégias e métricas, além de saber postar nas redes sociais.
Interessante ter conhecimento do Canva ou alguma outra ferramenta de design
para produzir criativos, Trello e Google Drive para gestão dos projetos, saber
criar conteúdos atraentes em texto / vídeo. Além disso, é importante saber
fazer uma ótima CTA = Chamada Para a Ação, otimizar seu tempo conhecendo a
ferramenta de publicação do Facebook e alguns sites de agendamento de postagem.
Se escolher ser produtora de conteúdo,
precisa ter linguagem escrita adequada, uma linguagem boa verbal e ideias para
conectar pessoas. Pois o conteúdo é o coração de qualquer empresa, ele é o
responsável por fazer as pessoas gostarem, depois seguirem consumindo esse
conteúdo, em seguida confiar na empresa e por último comprar. Gostar de
escrever é um dos diferenciais dessa área de atuação.
Nossa dica para você é: Aprenda a fazer diversos processos e tarefas,
escolha o que mais gostou e te encheu os olhos, depois foque em ser
especialista em determinada área. Pois ser AV é um mar de possibilidades e
oportunidades, porém são as especialistas que se destacam e saem na frente.
Além disso, pense em funções mais estratégicas e menos operacionais, é o que
vai te trazer mais resultado financeiro.
6 – Quais são as áreas de atuação?
Muitas oportunidades
são oferecidas às AV’s. Agora, as 12 principais áreas de atuação no mercado
para esta profissão são:
- Marketing Digital
- Mídias sociais
- Marketing Estratégico
- Designer
- Gestão de Tráfego Pago
(Anúncios)
- Atividades
Administrativo-Financeiras
- Gestão e Produtividade
- Gestão de Agenda
- Produção de conteúdo, redação e
revisão
- Atendimento ao consumidor
- Secretariado Executivo
- Pesquisa de mercado
Entretanto, há muitas outras
oportunidades! Podemos mapear mais de 500 áreas de atuação! Fique no Blog do PAV
para descobrir como a ser uma especialista na sua área de atuação.
7 – Quais os serviços que a Assistente
Virtual pode oferecer?
Atualmente os serviços
da profissão são muitos, a escolha de quais oferecer depende das suas
expertises e da demanda de cada cliente para o qual a AV quer oferecer seus
trabalhos e das suas preferências.
Sempre indicamos que você crie seus
próprios pacotes de produtos e serviços. Na Imersão PAV
entregamos uma página totalmente estruturada para que você possa já ter ideias
e criar seu próprio portfólio e arrasar nas vendas! Para te ajudar, criamos um
E-book totalmente gratuito com 10 estratégias para vender na internet de forma
orgânica, principalmente sem investir um centavo. Saiba como conseguir seus
primeiros clientes através do nosso E-book e você pode baixar agora em nosso
site profissaoassistentevirtual.com.br
8 – Como ser profissional e começar a
trabalhar?
Se você chegou até aqui
é porque tem interesse em ser uma profissional, a maior diferença entre a
profissional e amadora é a constância, já pensou se no Blog do PAV nós
publicássemos apenas 1 artigo por mês??? Ou mês sim e outro não???
Qual seria o resultado final? Ou pior,
ter apenas uns 10 artigos aqui e não publicar mais nada!
Antes de tudo, para ser diferente das
amadoras, você precisa:
- Escolher o
canal ou os canais que vai começar a divulgar seu trabalho: se escolher todos
vai se frustrar e vai quebrar todos os pratos de uma vez. Assim sendo, se
começar com um canal, deixar ele profissional para depois seguir para os
outros, assim você vai começar a conquistar a confiança do seu público. As
pessoas compram de quem confiam e se identificam.
- A estrutura própria: não
podíamos deixar de falar sobre sua estrutura própria, um grande erro das
amadoras é achar que sói Instagram e Facebook está bom. Aí é que se enganam e
se tornam mais uma no mercado. Faça um planejamento e crie sua estrutura
própria, sua vitrine, um site com sua apresentação, página de vendas com seus
pacotes de produtos e serviços, página de contato, página de depoimentos e
blog, se possível.
Com certeza vai se destacar e se tornar
a melhor na sua área de atuação. Lembra do que falamos em ser especialista?
Então, chegou o seu momento de glória, existe um método, um passo a passo, com
automação para você ter uma estrutura própria!
E se você precisar de ajuda, conheça a Imersão
PAV, você vai receber o treinamento mais completo que existe no mercado
para AVs e ainda ganha uma estrutura pronta para ser editada, isso mesmo! Você
vai precisar trocar a foto, a mini bio, os depoimentos, personalizar os
contatos e seus pacotes de produtos e serviços. Essa estrutura possui também um
Blog com 10 artigos para começar a trabalhar, ou seja, não precisa começar do
zero!
Estamos entregando tudo pronto para que
consiga ter resultados e conquiste seus primeiros clientes imediatamente. CLIQUE AQUI e
conheça a Imersão PAV.
9 – É necessário ter faculdade?
Não! A Priscila Spina,
por exemplo, está cursando agora a faculdade e começou sua carreira no
marketing digital como AV. É claro que quanto mais formações, cursos,
treinamentos, conhecimento e prática você tiver, mais vai ganhar e crescer como
AV. Ter uma faculdade vai te ajudar na autoridade e de repente fechar mais
contratos com grandes empresas. Mas, para seus clientes o que conta é seu
profissionalismo e sua entrega: sua integridade, honestidade, entregar o
combinado ou mais que o combinado, rapidez, eficiência, dedicação, organização,
disciplina, estratégias e o mais importante, a execução para o crescimento e
resultado expressivo do cliente.
E consequentemente o seu crescimento,
pois eles vão fazer depoimentos sensacionais para colocar no seu site!
10 – Para engrenar na Profissão
Assistente Virtual siga o passo a passo
Se você deseja ser se
destacar na Profissão Assistente Virtual, ser a melhor na sua área de atuação,
precisa de um passo a passo eficiente para a estruturação do seu negócio,
criando seus produtos e serviços para vender na internet e ao mesmo tempo
desenvolver comportamentos adequados para se tornar quem você nunca foi e por
isso não teve ainda os resultados que você gostaria! Precisa de fato das duas
capacidades andando juntas, mente e prática! Chega de teoria, ela serve para te
guiar, mas é a prática, mão na massa, ação que vai trazer resultados! Estamos
te esperando do lado de cá, para te transformar em uma Profissional Assistente
Virtual de sucesso, agora a decisão é sua!
Chegou a hora de você ser protagonista
da sua própria história! A hora de agir é agora! Conheça o Imersão PAV
imersao.profissaoassistentevirtual.com.br
São aulas com passo a passo e focamos no
marketing digital, na construção da sua marca, estrutura, negócio, vendas e
como conseguir seus clientes. Por isso te ensinamos a criar, mas entregamos
tudo pronto para você só editar e ter um negócio de sucesso! Acima de tudo,
nosso treinamento tem um valor justo e acessível a todos!
Tem uma frase que gostamos muito: “Se
você não está no Google, você ainda não existe”. Sob o mesmo ponto de vista,
reflita: estar no Google com seu site, blog, loja virtual, portfólio,
depoimentos e muito mais é a mesma coisa de abrir uma loja física com uma
vitrine linda para mostrar suas habilidades e oferecer valor ao mercado.
Na da Imersão PAV você vai descobrir
como:
01 – Transformar suas ideias em negócios
02 – Conquistar Posicionamento e
Autoridade na internet e porque isso é importante para seu negócio online
03 – Planejar sua jornada de sucesso
04 – Criar mais de 21 produtos e
serviços para começar a vender imediatamente
05 – Começar a ter metas e a traçar uma
Rota de Ação para realizar o que é necessário para ter resultados reais
06 – Precificar Produtos e Serviços e
Criar Site Smart e Site Simples
07 – Superar Medos e a Ansiedade para
trabalhar de forma mais leve, efetiva e feliz no seu Home Office
08 – Editar sua Página de Vendas
09 – Preparar propostas e contratos
10 – Gerenciar seu Home Office, onde e
quando o sucesso ocorre
11 – Colocar o seu Funil de Vendas para
trabalhar por você
12 – Criar produtos e serviços no
Supercheckout e receber de forma automática
13 – Desenvolver Competências do
Empreendedor de verdade
14 – Criar seu Site em 30 Minutos
15 – Ter Hábitos de Sucesso trabalhando
em Home Office
16 – Estruturar as estratégias de vendas
nas redes sociais
17 – Fortalecer-se, despertando seu
poder interior
18 – Destravar e começar a gravar vídeos
de alta conversão
19 – Segmentar seu público e criar
anúncio no Facebook e no Google
20 – Produzir dinheiro, conquistando
seus primeiros clientes.
Conclusão:
Depende apenas de você para ter resultados diferentes da maioria.
Basta só encarar a Profissão Assistente
Virtual como Empreendedorismo e criar recursos para estruturar seu negócio com
esses 10 passos e nunca mais depender de um emprego formal para ter sua renda
todos os meses.
Aqui você vai poder trabalhar de casa,
que têm muito mais vantagens e benefícios do que você imagina.
Então pare de procrastinar e aprenda a
ter disciplina, ser organizada e produtiva para ter sucesso na sua nova
profissão.
Vamos juntas! Nós acreditamos em você!
Vemos você do lado de cá!
Karen Piasentim
Divulgação - Literare Books International
Priscila Spina Divulgação - Literare Books International |
(*) Karen Piasentim e Priscila Spina - mentoras e fundadoras da Agência PAV – Profissão Assistente Virtual
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