Omie anuncia compra da Conpass
Pioneira na convergência entre ERP e serviços financeiros, Omie quer oferecer uma experiência do cliente superior no mercado de software de gestão e fintechs com nova aquisição:
- Com mais de 1.700 funcionários diretos e indiretos, mais de 87 mil clientes e crescimento de mais de 70% em 2021, Omie reforça o compromisso em servir às necessidades da sua crescente base de clientes
- Fundada em 2016, a Conpass
ajuda mais de 300 empresas, como Ambev, Americanas, Stone e Locaweb, a
reduzirem atritos e engajar usuários por meio da automação da experiência
do cliente
São Paulo, 3 de fevereiro de 2022 - A Omie, plataforma SaaS de gestão (ERP) na nuvem, anuncia hoje a compra da Conpass. Fundada em 2016, por Ivan Biava, a startup criou uma pioneira plataforma de Customer Experience (CX) para empresas de software, que ajuda hoje mais de 300 empresas, como Ambev, Americanas, Stone e Locaweb, a reduzirem atritos e engajar seus usuários através da automação da experiência do cliente ao longo de toda a sua jornada. Com a compra da Conpass, a Omie, que acumula mais de 87 mil clientes dos mais variados portes e segmentos de atuação, adquire não apenas uma empresa com uma solução robusta, capaz de gerenciar de ponta a ponta toda a experiência da sua crescente bases de usuários e suas múltiplas necessidades e jornadas, mas também um time de CX capaz de criar e garantir o funcionamento desses diferentes fluxos e modelos, do onboarding ao engagement, ativação e retenção, bem como gerar múltiplas oportunidades de cross-sell e up-sell.
Marcelo Lombardo, CEO Omie/Divulgação |
“Estamos focados em entregar um sistema
de gestão simples, intuitivo e eficiente, com um atendimento extraordinário”,
afirma Marcelo Lombardo, cofundador e CEO da Omie. “Encontramos na Conpass não
apenas um produto bem desenhado, que vai nos permitir acelerar e levar nossa
experiência inovadora para cada vez mais empreendedores, mas também
identificamos um time de primeira linha e motivado em se juntar a nossa grande
missão, compartilhando o sonho de liberar o crescimento das empresas brasileiras.”
A Omie atua por meio de múltiplos canais
de aquisição, como franquias presentes em todas as regiões do país, com os
contadores parceiros, que têm um papel decisivo na modernização e
desenvolvimento das PMEs brasileiras, bem como uma parceria recente com o Itaú,
na qual o banco leva o ERP da Omie em formato co-branded para seus mais de 1,5
milhão de clientes Pessoa Jurídica (PJ). Dessa forma, a Omie segue crescendo de
forma exponencial e deve dobrar sua base de clientes ao longo de 2022. E a solução
da Conpass se integra perfeitamente ao momento da empresa.
A área de Customer Success (CS) da Omie,
que já possui métricas altas de suporte, com 98% de satisfação no atendimento,
ganha ainda mais força com a Conpass. Já que a solução da Conpass permite que
profissionais da área criem interações com o cliente dentro do sistema, tais
como tours, tutoriais, assistentes virtuais, centrais de ajuda, campanhas de
marketing de produto e de engajamento e mais, sem precisar de um desenvolvedor
(no code).
Além disso, é possível monitorar o uso
do sistema, lançar pesquisas de satisfação e fazer a gestão da carteira de
clientes em um único lugar. O produto ajudará a implementar estratégias de
Customer Experience (CX) e Product LED Growth (PLG), crescimento orientado a
produto, de forma ágil e facilitada. Todas as interações possibilitam uma
entrega completa e personalizada aos clientes da Omie, que, com a aquisição,
detém a atuação exclusiva da Conpass, incorporada às suas soluções.
A operação e os colaboradores da Conpass
serão totalmente incorporados pela Omie, e Ivan Biava, fundador e CEO da
Conpass, passará a ocupar o cargo de Diretor de CX da Omie. Formado em
engenharia industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina e com
especialização em Design Thinking pela University of California, Berkeley, Ivan
é especialista e referência em CX e Product LED Growth, tendo criado métodos e
conceitos de User Onboarding e User Engagement, uma vertical dentro de CX, que
hoje são padrões de mercado. Ivan já ministrou palestras no Brasil e exterior,
além de ser mentor das principais aceleradoras brasileiras, como ACE, Google
LaunchPad, Liga Ventures, WOW e Cotidiano.
“A Conpass nasceu de uma necessidade do
mercado, onde as soluções de onboarding eram muito paliativas ou muito caras,
se limitando, muitas vezes, à FAQs e vídeos explicativos, por exemplo. Quando
esses processos não funcionavam, outra opção era a contratação de pessoas, mas
o crescimento do número de clientes implicava em aumento da equipe para atender
a essas estruturas muito operacionais e com times enormes, o que acabava
engessando o crescimento da empresa. Percebemos uma forma diferente de atuar,
via produto, tecnologia e automação”, diz Ivan. "De acordo com dados da
Conpass, 73% das pessoas abandonam um sistema após 5 minutos de uso.
Percebemos, então, que o onboarding é essencial nessa troca, pois se o cliente
não entender o produto, ele acaba não comprando, e se ele tiver uma má
experiência de uso, ou ele não compra ou não retém”.
Com sua solução que combina software de
gestão (ERP), educação empreendedora e serviços financeiros, a Omie alcançou a
marca de mais de 87 mil clientes. Recentemente, a empresa divulgou ainda três
M&As com a aquisição da Devi Tecnologia, empresa de software para varejo,
da G-Click, ferramenta na nuvem para gestão de processos para escritórios de
contabilidade, e do Linker, banco digital que oferece serviços financeiros e
soluções bancárias para mais de 30 mil PMEs. Anteriormente, em novembro de
2020, a Omie já havia adquirido a Mintegra, solução que integra marketplaces e
plataformas de e-commerce a sistemas de gestão.
Desde sua fundação em 2013, a Omie já
levantou pouco mais de R$ 690 milhões de investimento em rodadas anteriores ao
novo aporte da Tencent, anunciado no fim de outubro e de valor não revelado. Os
eventos mais relevantes foram a rodada Série A em 2018, liderada pela Astella
Investimentos, a Série B em 2019, liderada pela Riverwood, e a Série C, em
agosto deste ano, liderado pela Softbank, com a participação do investidor
existente Riverwood e notáveis gestores de fundos de ações brasileiros, como
Dynamo, VELT, Hix Capital, Bogari Capital e Brasil Capital, além da Endeavor
Catalyst.
Sobre a Omie
Fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, com o propósito de levar prosperidade para qualquer negócio, oferecendo um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado. A scale-up é ancorada em três pilares: Gestão por meio do software. Educação, com a Omie Academy, braço educacional da empresa que leva capacitação profissional continuada aos empreendedores de forma gratuita. E Finanças, com acesso a serviços financeiros com conta digital nativa do sistema e cobranças via boleto e PIX, com custos bem mais baixos, além de linhas de crédito e soluções para apoio à gestão de pequenas e médias empresas, como o Itaú Meu Negócio gestão by Omie, produto em parceria com o banco Itaú e que faz a integração dos sistemas de gestão e financeiro. Além disso, sua atuação regional com a Rede de Franquias a torna a única empresa do segmento a figurar entre as 100 empresas que mais crescem no País, segundo o ranking da Deloitte, estreando no terceiro lugar.
Nenhum comentário