Os desafios para a Gestão de Pessoas e o êxito organizacional
*Por Elaine Couri, consultora da Área de Gestão
de Pessoas da Guiando
A área de Gestão de
Pessoas tem lidado com mudanças aceleradas, principalmente nos últimos dois
anos. Com a indefinição sobre os modelos de trabalho presencial, remoto ou
híbrido, ainda há dúvidas sobre a melhor forma de gerir pessoas e potencializar
a produtividade das equipes.
Além disso, os canais
tradicionais foram substituídos pelos digitais e as lideranças passaram a
priorizar questões como saúde mental e bem-estar das equipes. Esses são alguns
dos movimentos que eram tidos como tendências até poucos anos atrás e se
tornaram grandes desafios durante a pandemia.
Neste sentido, uma
pesquisa da Gartner realizada com 500 líderes de RH, em 60 países, indica que
os gestores entendem como principais tendências para 2022: desenvolvimento de
habilidades e competências críticas (59%); modelo organizacional e de gestão
(48%); cultura organizacional (45%); futuro do trabalho (42%); e diversidade,
equidade e inclusão (35%).
Todos esses fatores
acabam esbarrando direta ou indiretamente em ações da área de Gestão de
Pessoas, que vem se tornando, cada vez mais, essencial para o alinhamento entre
os anseios de profissionais e objetivos das empresas. Deste modo, alguns
desafios podem servir como pontos a serem analisados e explorados para atingir
o êxito organizacional.
Manutenção de
profissionais
Para ajudar a levar
satisfação aos profissionais é necessário que lideranças e RH tenham a escuta
cada vez mais ativa, além de serem sempre transparentes em relação às
expectativas de desenvolvimento e resultados e, de quebra, tornar frequentes os
feedbacks para contribuir com a segurança dos colaboradores para que sintam que
estão no caminho certo – e corrigir os pontos de atenção rapidamente quando
necessário. Tudo isso contribui para um ambiente saudável.
Desenvolvimento
individual
O crescimento
individual das pessoas também é um agente capaz de ajudar na manutenção de
talentos. É papel das lideranças se atentarem às necessidades dos colaboradores
para compreender como auxiliar primeiro o ser humano e depois o profissional.
Uma boa dica é proporcionar experiencias que sejam surpreendentes e criativas,
além de ser exemplo e demonstrar coerências em pensamentos, argumentos e
atitudes.
Contratações por
competências
Já faz um tempo que a
formação acadêmica tem deixado de ser o principal pré-requisito para as
contratações. Em um passado não tão distante, as companhias desenhavam
perfis e indicavam como fatores determinantes a formação superior em cursos
específicos, quase sempre em faculdades de 'primeira linha'. Em algumas
profissões, de fato ainda são.
No entanto, é grande o
número de empresas que já conseguem olhar para competências como fatores até
mais relevantes do que a formação superior. Há uma tendência de organizações
com viés mais inovador, que não priorizam, necessariamente, a formação e outros
critérios mais tradicionais dos processos seletivos para buscar pessoas com
maior fit com a cultura corporativa e com perfil de sucesso para o cargo.
Capacitação
O papel antes atribuído
às escolas profissionalizantes e universidades tem sido assumido pelas empresas
a fim de agilizar a formação dos colaboradores. O investimento em recursos para
capacitar profissionais serve para que as empresas atendam às próprias
necessidades. Do ponto de vista das lideranças e do RH, o maior desafio como
áreas que cuidam de pessoas é entender as necessidades e o perfil das
organizações e, baseado nisso, desenvolver uma estratégia de seleção eficaz que
se adeque àquela realidade – e não a criação de um padrão único.
Motivação e engajamento
A motivação é um fator
individual, cada um tem a sua por diferentes razões. Primeiro, é importante
demonstrar de forma genuína a preocupação com os colaboradores – em qualquer
âmbito da vida. Depois, é necessário desenvolver em conjunto com as áreas de Pessoas
programas diversificados, que atendem a diferentes expectativas, proporcione
aprendizado a partir de suporte de profissionais de nível sênior, gerando a
oportunidade de desenvolvimento na carreira e de melhoria de recompensas
financeiras.
Elaine Couri é formada em Psicologia com pós-graduação em psicanálise multidisciplinar e em gestão estratégica de pessoas. Atua como Consultora da área de Gestão de Pessoas da Guiando
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