Últimas

Pandemia faz crescer busca por capacitação na área de saúde no Brasil

Novos profissionais buscam por capacitação e aprimoramento para se adaptarem ao novo normal

Divulgação - Especialistas
Unyleya

Em um cenário desafiador, de crise econômica e sanitária vivida em todo o mundo, os profissionais de saúde precisaram se adaptar rapidamente para conseguir atender à demanda da população vítima do COVID-19 e suas crescentes variantes. Só no Brasil, em 2021, foram contabilizadas 412.880 mortes pela doença e os números de casos seguem em alta, segundo os dados do Ministério da Saúde.

 

A área da saúde tem sido decisiva durante a pandemia, seja no campo de pesquisa desenvolvendo as vacinas, no teste de medicamentos, na orientação da população acerca da prevenção ou no próprio atendimento direto ao público. A demanda por profissionais de saúde qualificados se faz ainda mais necessária nesse atual estado de crise sanitária. As instituições de ensino precisaram se adaptar para atender essa demanda em um contexto tão desafiador.

 

“Os cursos na área da saúde possuem um papel fundamental nisso tudo, pois são responsáveis pela formação de toda a mão de obra qualificada que continua lidando diretamente com todo esse problema causado pela pandemia”, comenta Diego Saraiva de Mello, professor e coordenador de pós-graduação da Instituição de Ensino Superior Unyleya.

 

Os desafios das diferentes áreas da saúde

 

Além dos enfermeiros, médicos e fisioterapeutas, os profissionais da odontologia foram cruciais no cuidado dos pacientes em situação de UTI evitando as complicações e infecções pela boca ao longo da internação. Atualmente, o Brasil conta com 2.293 cirurgiões-dentistas, habilitados em odontologia hospitalar, segundo dados do CFO (Conselho Federal de Odontologia). O número ainda é baixo, considerando os dados de mortes geradas pela pandemia e quantidade de internações em leitos de UTI, o que mostra a importância da constante capacitação dos profissionais da área.

 

O prolongamento da pandemia tem representado também um grande desafio para os especialistas da área de psicologia. Transtornos de Ansiedade e a Depressão são as doenças psíquicas mais crescentes atualmente. Medidas como isolamento social, as notícias em relação a infectados, óbitos e falta de leitos de UTI, o medo do contágio e perdas de entes queridos trazem angústia e medo do desconhecido. Esse é um grande gatilho para esses transtornos.

 

“No caso da Psicologia, nunca se falou tanto da importância de cuidar da saúde mental. Com a necessidade de isolamento e outras situações que a crise sanitária trouxe, ficou muito claro que a saúde mental é algo muito precioso, assim como os cuidados de saúde física. Assim, profissões que cuidam desse aspecto da vida humana estão sendo muito procuradas e exigem uma qualificação sólida que somente cursos muito bem estruturados podem oferecer”, comenta Cristina Ribeiro dos Anjos Psicóloga Clínica e Hospitalar e professora da Instituição de Ensino Superior Unyleya.

 

A formação de um bom profissional da saúde precisa mais do que um robusto e profundo conhecimento técnico e científico. Para o coordenador Pedagógico de Pós-Graduação da Unyleya, Jackson Reis, é necessário estimular o desenvolvimento de habilidades para garantir um atendimento empático, já que essas atividades são responsáveis pelo bem-estar e sobrevivência da sociedade. “Enquanto profissionais da saúde temos que atuar e fomentar nossa força de trabalho e competências profissionais no cuidado de ordem técnica e científico, e ter um olhar humanizado dos pacientes enquanto usuários dos nossos serviços técnicos”, complementa.

 

Sobre a Unyleya

Fundada em 2006, a Unyleya é uma das primeiras Instituições de Ensino 100% EAD no Brasil. Com mais de 15 anos de uma história pautada por inovação em tecnologia educacional, a instituição conta atualmente com mais de 250 mil estudantes – o que a torna a maior do país em número de alunos, 26 cursos de Graduação e mais de 1.800 de Pós-Graduação em 50 diferentes áreas do conhecimento.

A Unyleya tem mais de três mil colaboradores e unidades físicas em todo o país, com destaque para a sede acadêmica no Rio de Janeiro e a administrativa em Brasília. Mesmo com as unidades físicas, a Instituição de Ensino consolida seu modelo na Educação 100% Digital.

Com metodologia de ensino focada nas necessidades de aprendizagem do aluno e nas principais tendências do mercado de trabalho, a Unyleya quer revolucionar a Educação a Distância no Brasil.

 

Para mais informações, acesse https://unyleya.edu.br/

Nenhum comentário