Por que a hiperautomação deve estar no topo de sua lista de prioridades para 2022
- Karel van der Poel
É seguro dizer que 2021 foi um ano
exaustivo para as organizações e seus colaboradores. Após dois anos de
pandemia, ficou evidente a necessidade por processos empresariais ágeis,
baseados na nuvem e centrados nos funcionários, que permitam que as
organizações respondam rapidamente às mudanças nas condições de mercado e nas
demandas dos clientes.
É aí que entra a hiperautomação, uma
abordagem aumentada de automação que utiliza tecnologias como descoberta e
mineração de processos, desenvolvimento de aplicativos com low code e automação
robótica de processos (RPA, na sigla em inglês), entre outras, para simplificar
as operações.
Indicada pelo Gartner como uma das
principais tendências em tecnologias estratégicas para 2022, a hiperautomação
oferece a capacidade de acelerar o crescimento e a resiliência dos negócios.
Conforme vão amadurecendo, as
tecnologias por trás da hiperautomação abrem novas possibilidades para empresas
novas e antigas. Para as já consolidadas, a hiperautomação é um acréscimo
valioso aos projetos de transformação digital que elas já possuem,
permitindo-lhes avançar rapidamente enquanto realizam outras transformações
ambiciosas.
Para empresas menores, a hiperautomação possibilita
que façam mais com os recursos que têm, aumentando tanto a efetividade de
custos como a produtividade.
Eis por que vale a pena priorizar a hiperautomação em
2022.
A
hiperautomação acelera a transformação digital
Uma coisa que líderes de tecnologia
precisam sempre lembrar é que a maioria das companhias não nasceu na nuvem.
Muitas das empresas da Fortune 500 estão em estágios variados de suas jornadas
de transformação digital, especialmente as que já têm uma certa idade. Muitas
vezes, essas companhias não estão lidando com um único sistema legal, e sim com
vários – alguns recentes, outros antigos, alguns muito customizados etc.
Para essas companhias, a transformação
digital abrange décadas de sistemas, difíceis de mover, mudar ou substituir. A
velocidade com que essas empresas podem se transformar é, portanto, afetada
negativamente pela complexidade desses sistemas. A hiperautomação pode ser um
conjunto poderoso de ferramentas para companhias nessas condições.
Por exemplo, ela pode utilizar a
mineração de processos para analisar registros de sistemas e entender como os
processos de fato funcionam em uma organização. Também pode lançar mão da
descoberta de processos (process discovery) para identificar em quais tarefas banais e repetitivas –
tais como entradas de dados espalhadas por múltiplos sistemas – os
colaboradores se veem envolvidos. Uma vez que as companhias entendem como os
velhos sistemas são usados, seus times podem implementar tecnologias de
hiperautomação para simplificar os processos.
Além disso, no caso de sistemas que não possuem
interfaces de usuário ou interfaces de programação de aplicações (APIs)
modernas, é possível extrair um poder tremendo da RPA para automatizar tarefas
e processos. Depois de serem captados corretamente a partir dos aplicativos
existentes, os dados podem ser processados com técnicas de IA/ML para aumentar
a velocidade. Isso faz da hiperautomação uma ferramenta estratégica, que
permite que as organizações conectem várias fontes de dados – sejam modernas,
sejam legadas ou desestruturadas –, analisem processos empresariais,
automatizem tarefas triviais e desenvolvam soluções de ponta a ponta.
As
oportunidades da hiperautomação estão por toda parte
É fácil pensar que tudo já está
automatizado, mas isso certamente não é o caso de muitas funções de atendimento
e administrativas.
Vejamos um cenário típico de linha de
frente. Agentes de atendimento ao cliente no setor de telecomunicações
frequentemente lidam com solicitações de clientes relativas a pagamentos. Esses
agentes precisam puxar as informações de pagamento dos clientes a partir de
diferentes ferramentas de CRM. Como a maioria das operadoras de
telecomunicações existem há décadas, geralmente já adquiriram várias
ferramentas de CRM, que precisam ser consultadas separadamente.
Isso cria um “déficit de sistema”, que
impacta a produtividade do atendente e prolonga os tempos de chamada, piorando
a experiência de cliente. A hiperautomação pode resolver isso usando bots para recuperar dados de sistemas legados mais antigos que
não possuem APIs adequadas. O desenvolvimento de aplicativos low code e a
conectividade de API podem, então, criar rapidamente uma solução que compile
perfeitamente todas as informações de pagamento do cliente, em uma experiência
moderna e colocando todas as informações necessárias ao alcance dos agentes de
atendimento ao cliente.
Casos de uso da hiperautomação também
são encontrados em áreas operacionais e administrativas. Por exemplo, muitos
documentos – como recibos de envio – são recebidos em formulários impressos ou
arquivos digitais em PDF que precisam ser escaneados ou inseridos manualmente.
Porém, trata-se de uma tarefa sujeita a erros que pode ser automatizada. Com
visão computacional e modelos de IA, imagens são captadas e dados são
processados nos sistemas secundários (backend) apropriados, com alta velocidade e grande precisão.
Ao mesmo tempo, muitos sistemas de
gestão (ERP) ficaram mais complexos e precisam ser gerenciados manualmente.
Como resultado, departamentos como o financeiro lidam com tarefas manuais e
repetitivas de inserção de dados, sempre propensas a erros, em atividades como
planejamento, aquisições, contabilidade, relatórios e outras. Implementando
kits de ferramentas de hiperautomação, os departamentos financeiros conseguem
entender melhor esses processos de ponta a ponta por meio de mineração e
descoberta de processos, além de obterem diretrizes para melhorar seus
processos com o uso combinado de RPA, desenvolvimento de aplicativos com pouco
código e técnicas de integração.
A
hiperautomação pode amplificar esforços já existentes de transformação digital
No fim das contas, o que muitas empresas
querem saber é onde a hiperautomação entra em seus esforços de transformação
digital já existentes e em andamento. Substituir sistemas legados e deslocar
fluxos de trabalho para a nuvem pode levar anos, e muitas companhias não têm
esse tempo todo. Felizmente, o grande poder da hiperautomação é fazer com que
as empresas acelerem partes de suas operações paralelamente a seus roteiros de
transformação digital para o longo prazo.
As empresas não precisam substituir seus
sistemas da noite para o dia. Ao invés disso, podem usar a hiperautomação para
desenvolver maneiras mais eficientes de esses sistemas trabalharem juntos. A
hiperautomação pode ser tão interativa ou tão revolucionária quanto as
organizações quiserem que ela seja.
Pegue como exemplo os casos de uso da
hiperautomação citados acima. Os processos contemplados pela hiperautomação não
são particularmente complicados, mas todos eles têm uma coisa em comum: são
banais e estão sujeitos a erros. Automatizar esses tipos de tarefa tem sido
ideal para a adoção inicial da hiperautomação, e minha previsão é de que
continuaremos vendo ainda mais aplicações surgirem neste ano.
Sobre Karel van der Poel
Karel van der Poel é vice-presidente sênior de produtos NowX na ServiceNow.
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