Últimas

Por que realizar investimentos a longo prazo?



Quando o assunto é aplicações e investimentos, alguns assuntos podem parecer um tanto confusos para quem não entende muito do assunto, principalmente se eles são a longo prazo, ou seja, espera-se obter um bom lucro daqui alguns anos.

Especialmente quando se trata do mercado financeiro, cuja área pode se mostrar segura em um dia e, no outro, estar à beira de um colapso por motivos de desvalorização da moeda, crise econômica ou do governo.

Com isso, algumas pessoas resolvem investir o dinheiro que possuem em alguma área do mercado como forma de guardá-lo e garantir um tipo de renda em um futuro próximo. Afinal, quanto mais tempo o valor é investido, mais ele rende.

Embora os investimentos não precisam estar necessariamente envolvendo questões financeiras, podendo ser de áreas culturais, intelectuais e muitas outras, o maior foco quando se trata desta palavra é no dinheiro de aplicações a curto ou longo prazo.

Investimento a longo prazo: do que se trata?

No momento em que as pessoas investem, querem muitas vezes aplicar o montante financeiro em um dia e, em pouco tempo, ter algum retorno positivo. Porém, não é desta maneira que funcionam os investimentos a longo prazo.

Pense em um indivíduo que investiu alguns anos atrás em uma companhia que fabrica catraca eletrônica, e, nos dias de hoje, os lucros colhidos podem ser bem maiores por causa do aumento da tecnologia em ambientes comerciais e públicos.

O dinheiro investido a longo prazo, segundo os especialistas, é o que fica aplicado entre um período que pode levar entre cinco a sete anos.

Logo, quanto maior o valor investido, maior será o rendimento dele por conta dos juros compostos e da proteção do patrimônio.

Em alguns momentos do mercado, os empreendimentos podem sofrer alguma baixa por inúmeras razões, e por mais que pareça seguro retirar o investimento, isso pode atrair resultados negativos.

Afinal, o momento da crise pode passar e o dinheiro investido ser perdido, o que resultará em uma grande perda de renda. Por isso, mantenha a longo prazo para que, assim que a crise se esvair, as altas compensem as perdas.

Tipos de investimentos a longo prazo

Uma aplicação pode ser feita nos mais diversos segmentos do mercado, que podem ir desde empresas de panfletagem até mesmo as automotivas, e assim por diante.

Por essa razão, algumas das áreas que mais recebem investimento, são:

  • LCI e LCA;

  • Previdência Privada;

  • Tesouro Direto;

  • Bolsa de Valores;

  • Aplicação em startups;

  • Setor imobiliário.

Para ficar ainda mais claro, a seguir, vamos explicar detalhadamente cada uma delas.

1 - LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário, ou LCI, em conjunto com a Letra de Crédito do Agronegócio, o LCA, funcionam como investimentos de renda fixa, sem muitas ou quase nenhuma liquidez.

Até mesmo com rendimentos maiores que o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) que os bancos realizam entre si.

Ao realizar o investimento em um desses dois métodos, é possível saber quanto dinheiro irá ser rendido até uma determinada data de planejamento de retirada, além de também ser possível haver uma isenção do Imposto de Renda, o que atrai ainda mais investidores.

2 - Previdência Privada

Paga pelo INSS, embora não tenha muitas relações com o mesmo porque é algo a parte da instituição, o investidor da Previdência Privada ou Social costuma receber os valores como de renda no futuro, por conta dos juros que foram gerados ao longo das aplicações.

Depois da poupança, esta é considerada a aplicação favorita dos brasileiros, posto que, depois de passar anos investindo, uma pessoa pode resgatar o valor no formato de renda mensal, para comprar capa para piscinas, ou de uma só vez.

3 - Tesouro Direto

O Tesouro Direto tem como possibilidades várias aplicações, por se tratarem de títulos públicos emitidos pelo Governo Federal resgatados a curto ou longo prazo, e que são ofertados em modos prefixados, pós-fixados e híbridos.

O modo prefixado possui os juros predefinidos assim que se realiza a aplicação, oferecendo diferentes vencimentos, além de que o preço pode oscilar de acordo com a movimentação dos juros, e como resultado, a aplicação deve ficar mantida até o final.

Já o pós-fixado, também chamado de taxa básica de juros, pode ser resgatado em qualquer momento, sem perder o valor aplicado caso precise fazer alguma retirada para emergência, como o primeiro emplacamento de moto antes de viajar a trabalho.

O modelo híbrido, por fim, é o que paga uma porcentagem fixa, podendo ter variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país. Esse método de investimento a longo prazo pode ter a garantia de que exista algum retorno.

Oferecendo diversos vencimentos, o resgate de remuneração pode ser feito de maneira semestral, não deixando o investidor preso ao prazo final do acordo.

4 - Bolsa de Valores

Embora não tenha boa fama por conta das crises financeiras ao longo da história, a Bolsa é um dos melhores investimentos que pode ser feito a longo prazo, se você souber escolher quais ações deseja comprar.

Caso compre ações de uma fabricante de persiana romana cascata, por exemplo, também pode começar a receber parte do lucro que é destinada e distribuída entre os acionistas.

Ao se tornar acionista de uma empresa, o investidor pode participar em reuniões e votações, a depender do contrato do investimento.

5 - Startups

Como empresas que estão crescendo no mercado e garantindo visibilidade, as startups acabam atraindo investidores através do método de equity crowdfunding, o mecanismo que possibilita que os investimentos sejam feitos por meio da internet.

Um tipo de coleta de dinheiro, das quais investidores experientes ou novatos podem ajudar quando percebem que estas pequenas empresas têm algum potencial no mercado. Deste modo, o investidor pode obter uma parcela de ações da startup.

Considerados por muitos como um empreendimento de risco para ser investido, afinal, startups não têm garantias de que poderão funcionar, essas empresas demoram algum tempo para se estabelecer, até mesmo anos.

O que pode ser validado como investimento a longo prazo até serem comprados por outra empresa ou possuírem capital na Bolsa de Valores, fazendo com que o lucro investido inicialmente no crowdfunding atinja largas escalas de retorno.

7 - Imobiliário

Uma das formas mais seguras e procuradas de investimento, o setor imobiliário tem como foco a obtenção de lucros por intermédios de compra e venda de imóveis, ou então por arrendamento ou locação, podendo-os administrar diretamente ou não.

Nas imobiliárias, a preferência de muitos investidores na compra de um imóvel é quando ele ainda está na planta, se já foi usado e até mesmo apenas o terreno, que dependendo do local, pode ser mais valorizado se não tiver construção alguma ou através de loteamento.

Quando se trata de imóveis, existem investidores que desembolsam um pouco mais para fazer reformas, a fim de deixar o ambiente mais atrativo, realizando pintura de parede externa e interna, troca de fiações e outras ações necessárias.

Os riscos do ramo imobiliário são mais baixos do que a maioria dos outros investimentos, mesmo que haja alternâncias no mercado, pois a área sempre é valorizada em diferentes épocas do ano.

Incluindo o fato de que não é atingido pela inflação do mercado, afinal, quando a economia cresce, o preço de locação e o valor do aluguel sobem juntos, o que não dará prejuízos para os investidores.

Os investimentos mobiliários costumam ser mais frequentes em áreas valorizadas, tanto pelo comércio, bairro ou até mesmo pontos turísticos que existem nas proximidades, juntando ao fato de que em estado de mal uso, pode afastar mais do que atrair.

Principais vantagens desse investimento

Alguns questionamentos podem surgir quando se pensa em investir, como se este é o melhor para ser feito e quais garantias terá de que, no futuro, vai gerar frutos positivos.

Antes de começar uma aplicação financeira, é importante estudar o que está sendo aplicado e como o mercado funciona com esses segmentos, quais foram os sucessos e as quedas ocorridas ao longo dele.

Tal como foi feito um investimento em oficina credenciada sompo, por exemplo, é fundamental saber as maneiras que a empresa trabalha e quais garantias ela possui de que dará certo para ambos os lados.

Ademais, é necessário ter paciência e procurar diversificar onde serão feitas as aplicações.

Um amplo leque de aquisições de ações ou de empreendimentos podem ser uma maneira versátil de se manter o dinheiro em diferentes áreas, não ficando assim com o risco de, caso algo aconteça em um segmento, tudo ficar perdido.

Considerações finais

Quando se trata de investir, é preciso analisar bem o mercado como um todo, além de outros fatores que o compõem, para que não sejam aplicações perdidas ou que tragam mais prejuízos do que benefícios.

O ato de investir pode ser desde uma loja local de camiseta personalizada para casal até multinacionais que estão há anos no mercado.

O investimento a longo prazo gera juros, e esses juros podem ser a chave para que a ação realizada algum tempo antes se torne favorável anos mais tarde, quando for retirada.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Nenhum comentário