Saiba o que considerar ao estipular o preço de produtos
Fábio Ieger, CEO da iCertus, revela os
principais pontos a serem observados ao precificar mercadorias
Precificar os produtos
de forma correta é um dos passos mais importantes para garantir a saúde
financeira de uma empresa. Mas o processo por trás desse cálculo ainda é
nebuloso para alguns empresários, fazendo com que pontos que devem ser levados
em consideração sejam deixados de lado ao calcular o preço de venda das
mercadorias. É um fato que o preço de um produto influencia diretamente em seu
volume de vendas, mas isso não significa que se deva ofertar tudo a um preço
irrisório.
Fábio Ieger, CEO da
iCertus, startup
de Curitiba (PR) que oferece uma série de serviços voltados para a gestão de
micro e pequenas indústrias, com destaque na área de crédito, revela pontos
primordiais para uma precificação correta. “A precificação de produtos é uma
das decisões mais importantes relacionadas ao funcionamento de uma empresa, e
também é um dos maiores desafios. Para definir corretamente, é preciso
considerar os custos de produção, a competitividade de mercado e pensar sobre
qual é a margem de lucro que deseja trabalhar. É necessário encontrar o
preço correto, estabelecendo um equilíbrio entre competitividade e margem de
lucro”, pontua.
O empresário alerta
sobre a importância de levar todos os custos operacionais em consideração na
hora de precificar um produto. “Existem dois tipos de custos que devemos
prestar atenção. O custo variável está diretamente ligado ao volume de vendas
de um determinado produto, por isso, aumenta e diminui conforme a demanda, como
mercadorias, embalagens e impostos. Por outro lado, existem os custos fixos,
que corresponde a tudo aquilo que será cobrado independentemente da venda, como
o aluguel do estabelecimento, energia, água e salários”, explica.
De acordo com Ieger, é
importante também presta atenção no movimento dos concorrentes. “O preço deve
estar compatível com os concorrentes diretos e alinhado ao mercado de consumo.
Entretanto, o preço de venda de um concorrente pode ter passado por processos
diferentes, como melhores condições junto aos fornecedores. Por isso, avalie
todo o processo antes de estipular um valor”, conclui o CEO.
Fábio Ieger é empreendedor e
apaixonado por tecnologia. Administrador de empresas, sabe o quanto é
desafiador o dia a dia para manter um negócio em atividade em um país com
instituições financeiras que em nada ajudam o pequeno e médio empresário. Para
levar soluções sustentáveis e realistas a esse público, fundou a fintech iCertus, que utiliza
dados do seu software de gestão para conceder empréstimo e capital de giro para
os que mais necessitam de ajuda, e esbarram em análises injustas. Para mais
informações, acesse https://www.icertus.com.br/
iCertus
O iCertus proporciona ao usuário uma experiência agradável e intuitiva, utilizando ícones de fácil compreensão, com telas simplificadas e com todas as informações em um só lugar. Com relatórios de fácil compreensão, auxilia na tomada de decisões. Agregado a isso, diversos serviços financeiros, como antecipação de recebíveis e empréstimos de capital de giro. A cada dia, a empresa inova e inclui a inteligência artificial para ajudar cada vez mais a pequena indústria. Recebeu investimentos da Bossa Nova, de João Kepler e Pierre Schurmann; e da IVP, de Fabricio Bloisi e Bruno Rondani e João Bezerra, ex-CTO do Banco Itaú; Poli Angels, de Rozallah Santoro, Marco Poli, entre outros, além de passar pela aceleração da Baita Aceleradora, na Unicamp. Para mais informações, acesse https://www.icertus.com.br/ ou pelo ig @icertus
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