Sales Tech vão transformar a forma de vender
CRMs, Voip, 5G e Inteligência Artificial vão
melhorar a performance da atividade comercial
Almir Neves e Adriana Walter, fundadores da hubkn
As tecnologias e
inovações focadas em vendas estão em constante evolução nos últimos anos. Uma
das novidades que surgiram nesse período foram as Sales
Techs, que têm como principal objetivo criar tecnologias
inteligentes, capazes de aumentar o número de vendas e diminuir os esforços das
equipes.
Almir Neves é fundador
da hubkn, uma startup com foco em soluções de
inteligência artificial para o setor, otimizando todos os processos de análise,
performance e operação de vendas. “Todas as etapas como a chegada de novos
vendedores, treinamento do atual time de vendas, prospecção de leads, gestão de
oportunidades, apuração de comissão e até mesmo a soluções focadas em Sales Ops podem ser aprimoradas”,
relata.
De acordo com o
fundador, a maioria das empresas buscam dados-chaves em agendas pessoais,
planilhas e, no melhor cenário, em CRMs que carecem de preenchimento adequado.
“Durante esse processo perde-se muito tempo buscando informações relevantes. As
novas tecnologias, quando bem utilizadas, permitem automatizar a maioria das
rotinas manuais, identificando pontos de melhoria na equipe, apontando as
melhores oportunidades e maximizando a performance dos vendedores”, revela.
O especialista alerta
que é importante ter o setor de marketing extremamente alinhado com o time de
vendas. “Martechs
são empresas de tecnologia focadas em marketing digital e outras atividades
dessa área e, geralmente, trabalham em conjunto com as Sales Techs visando alinhar
e otimizar ainda mais todos esses processos”, explica.
Os principais players e startups do segmento são
americanos, israelenses, estonianos e brasileiros, com o Brasil sendo
referência em tecnologia de ponta e contando com diversas startups com ambições
globais, como a própria hubkn.
Adriana Walter, também
fundadora da hubkn, explica que as empresas estão começando a perceber a
necessidade de modernizar suas operações. “Existia um mito de que realizar
vendas era uma questão de talento e não de processos. Com o tempo, as empresas
que começaram a adotar metodologias mais modernas, colheram resultados muito
superiores e escaláveis, demandando a criação de novas tecnologias para
suportar procedimentos e técnicas inovadoras”, pontua.
Dversas equipes
comerciais têm uma baixa produtividade devido à falta de aplicações
tecnológicas que poderiam contribuir em suas metodologias de trabalho. “Em
alguns casos, mais da metade do tempo de um vendedor é dedicado a atividades
que não impactam diretamente no resultado das vendas. Um recente estudo
divulgado pela Endeavour aponta que esses profissionais passam somente 50% do
seu tempo, de fato, vendendo e o restante em atividades como pós-venda e outras
demandas relacionadas e que possuem caráter burocrático. O uso de tecnologias
disruptivas, como as da hubkn, permitem identificar gargalos de produtividade,
criar análises mais aprofundadas e melhorar a previsibilidade comercial,
permitindo um melhor relacionamento com o cliente”, finaliza.
*Almir Neves é fundador da hubkn, empreendedor serial e nos últimos sete
anos criou e participou do crescimento de cinco startups. Especialista em Negociação pelo PON (Program on Negotiation) da
Universidade de Harvard, tem MBA em Gestão de Empresas pela FGV e
especialização em Finanças pela FAE.
*Adriana Walter é
apaixonada por empreendedorismo, especialista em Marketing e sócia-fundadora da
hubkn startup que vem contribuindo para melhorar o dia a dia dos profissionais
de vendas por meio de Inteligência Artificial
Sobre a hubkn
Desde a sua fundação, a hubkn vem contribuindo para melhorar o dia a dia dos profissionais de vendas, fazendo com que eles tenham as informações necessárias para executar seu trabalho, de forma que acelere o processo de vendas por meio de Inteligência Artificial, o Jordan.
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