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Vale a pena fazer SMS marketing?


 

O SMS marketing refere-se a como uma marca se comunica com os clientes por meio de mensagens de texto sobre campanhas, promoções, notícias, atualizações, e muito mais.

O termo SMS significa Serviço de Mensagens Curtas (Short Message Service). Assim como o e-mail marketing, o SMS é um canal próprio. 

Isto significa que você tem controle total sobre quem recebe uma mensagem de marketing SMS, que conteúdo você compartilha e quando você decide enviá-la. 

Com o SMS marketing, você tem a propriedade sobre a experiência que você cria para seus clientes através deste canal do início ao fim. 

Exemplos comuns de SMS marketing incluem:

  • Promoções personalizadas;

  • Ofertas ou descontos;

  • Remarketing;

  • Pesquisas.

Os consumidores estão se tornando cada vez mais confortáveis ao interagir com as empresas em seus dispositivos móveis. 

Em muitos casos, eles esperam ser capazes de chegar às empresas por mensagens ou texto

O SMS pode ajudar em qualquer tipo de negócio, até mesmo para uma oficina mecânica especializada em suspensão, ou seja, não é só as grandes marcas que podem ter esse tipo de alcance.

Quando você implementa o envio de mensagens SMS como parte de sua estratégia de marketing, há dois tipos de comunicação que você pode enviar ao seu público: mensagens de texto promocionais e transacionais.

Mensagens promocionais SMS são textos que você enviaria ao seu público para aumentar as vendas, promover um produto ou construir o reconhecimento da marca. 

Você pode usar este tipo de mensagens para informar seus clientes sobre o lançamento de um novo produto, oferecer uma venda ou promoção especial, compartilhar anúncios da empresa, promover eventos de marca, dentre outras coisas.

As mensagens SMS promocionais acionadas por eventos são comunicações que você pode enviar a seus clientes com base nas ações que eles realizam em seu website. 

Se você percebeu que houve uma queda na busca por bancada de mármore para cooktop no site de sua empresa, pense em enviar mensagens com o link para o produto, que sabe até em uma promoção.

Se um comprador se inscrever para receber mensagens de texto de sua marca ou adicionar um item a seu carrinho de compras em seu website, você poderá enviar-lhes um texto de boas-vindas ou um texto de carrinho abandonado para encorajá-los a colocar um pedido. 

Mensagens de texto de modo transacional

As mensagens SMS transacionais são textos que contêm informações que seus clientes precisam, como detalhes de confirmação sobre o pedido de manutenção camara fria ou informações dos seus serviços.

Por exemplo, se um cliente faz uma compra, enviar mensagens de texto com atualizações de entrega pode ser uma ótima maneira de mantê-lo informado e fidelizar o cliente.

São mensagens bastante simples e, ao contrário dos e-mails, não há muita liberdade criativa que você pode tomar com textos transacionais em termos de conteúdo ou design. 

Uma coisa a ser observada: se seu cliente ou visitante do site se inscrever para receber mensagens de texto transacionais, você não poderá comercializá-las através deste canal, a menos que eles lhe dêem explicitamente seu consentimento para fazê-lo.

Algumas boas práticas do SMS marketing

O SMS marketing pode ser tão essencial para sua empresa quanto câmeras de segurança. Só é preciso saber como usá-lo.

Você provavelmente já coletou números de telefone de seus clientes. Isso não significa que você deva começar a enviá-los em massa. 

Assim como o e-mail marketing, o SMS marketing requer uma clara opção de inclusão. 

É sempre bom enviar mensagens com opt-ins

Você pode pedir aos clientes que optem por enviar mensagens de texto em seu website ou outros canais online. 

Mas, antes de começar a enviar, você deve obter uma confirmação de texto de que eles realmente querem se inscrever.

Uma maneira de fazer isso é enviar um SMS (e apenas um) agradecendo a assinatura e pedindo-lhes que confirmem seu opt-in com um simples Sim ou Não. 

Portanto, obviamente, se eles enviarem uma mensagem Não, também não mande outra mensagem.

Também inclua opções opt-out

Esta é uma boa prática (e muitas vezes uma exigência legal) para todas as comunicações de marketing. 

Mas, é especialmente importante para um método mais intrusivo como o SMS. Mandar mensagens de texto repetidamente para pessoas que não querem ouvir de você, pode resultar na perda de clientes.

Basta mandar uma vez sobre seu novo estoque de maquina de estampar copos, os clientes não interessados não irão comprar só pela sua insistência. Pelo contrário, você pode acabar perdendo-os.  

É importante incluir informações para cancelar a assinatura mesmo para mensagens transacionais como atualizações de envio ou lembretes de compromissos. Nem todos querem receber este tipo de detalhes por texto.

É importante se identificar

Como o cliente saberá que o voucher para cadeira executiva presidente é da sua loja e não alguém tentando aplicar um golpe?

Você não pode supor que seus clientes tenham você em seus contatos SMS. Isso significa que sua mensagem aparecerá de um número que eles não reconhecem, sem nenhuma informação de identificação inerente. 

Se você quiser que eles ultrapassem as primeiras palavras, você precisa identificar-se imediatamente.

Enviar no tempo certo

Escolher o melhor momento é importante para qualquer mensagem de marketing. Mas, para o SMS, é crítico. 

Isso porque é bem provável que as pessoas tenham alertas ativados para esse tipo de texto. 

Pode até ser que alguns ativem a opção “Não Perturbe” de seus celulares, às vezes eles não querem ser interrompidos, mas você não pode contar com isso.

A boa notícia é que os códigos de área tornam relativamente fácil a identificação dos fusos horários de seu público-alvo. 

Em vez de enviar uma mensagem de explosão a todos ao mesmo tempo, escolha uma hora apropriada e envie-a em etapas por fuso horário.

Se você tem uma empresa presencial, outra ótima opção é enviar mensagens SMS logo antes ou após um agendamento. Você já está na mente do cliente e sabe que ele está em cima da hora para a auto de vistoria corpo de bombeiro, então alerte-o.

Saiba não exagerar com mensagens muito longas, ter um limite de quantos caracteres usar é uma boa tática para isso. Alguns serviços SMS já vem com um máximo de 160 caracteres. 

Isso não é muito para se trabalhar quando se tem que se identificar e ainda passar texto desejado, o que é bom. Você precisará saber exatamente o que quer dizer e não desperdiçar nenhum caractere.

Mensagens curtas têm uma probabilidade muito maior de serem lidas do que textos muito grandes. 

Chegue ao ponto de forma rápida e use links (de encurtadores de links) para preencher os detalhes de sua mensagem, o que ajuda bastante.

Não deixe oportunidades de conseguir o número de seus clientes passar. Esteja disponível. 

Assim como pizzarias fazem de deixarem seus números na embalagem para pizza, assim todo possível cliente que entrar em contato será adicionado à lista de contatos da empresa.

As vantagens do SMS marketing

As organizações acreditam erroneamente que o marketing móvel requer um investimento pesado em aplicativos e não permite uma comunicação personalizada e direcionada e carece de uma análise forte para apoiar o ROI. 

Os meios para instigar o envio de mensagens SMS bidirecionais entre uma empresa e seus usuários é essencial para construir uma marca ao redor do mundo, desde que a privacidade do consumidor seja protegida através de exigências legais de opt-in e opt-out.

Atalhos para simplificar a resposta e banco de dados

Faça com que seus clientes dêem o primeiro passo adicionando um atalho ou uma palavra-chave para imprimir colaterais, anúncios e painéis publicitários, assim como mídias sociais. 

Esta estratégia significa que os clientes logo se familiarizam com o código e a palavra-chave de uma marca, portanto, são mais propensos a interagir e responder.

Ele pode apoiar e se integrar com outros canais

É importante que todos os canais trabalhem bem juntos dentro do mix de marketing e o SMS não é exceção. 

O SMS é um grande canal autônomo, mas também tem a capacidade de melhorar e apoiar outros meios de marketing, tais como as mídias sociais e o e-mail.

Além de ser ótimo por si só, o SMS também pode funcionar para melhorar e apoiar outros meios populares entre os consumidores, tais como a mídia social e o e-mail.

Por exemplo, eles podem servir para lembrar os clientes de ler um e-mail enviado por uma marca horas ou até mesmo dias antes. 

Um simples SMS de perguntando "você leu nosso e-mail?" pode ajudar a aumentar suas taxas de abertura de e-mails em 20%-30%.

Você pode saber mais sobre seus clientes

O SMS é um ótimo canal para obter feedback de seus clientes através de pesquisas. 

Pesquisas mostram que em média 31% dos consumidores responderão a uma pesquisa via SMS, sendo que o tempo médio de resposta dos usuários é de pouco mais de 5 minutos. 

Isso significa que você pode obter ótimos resultados em um curto período de tempo.

Você pode aumentar o envolvimento do cliente

Pense no SMS como uma forma de melhorar a forma como sua marca se envolve com seus clientes ao longo de todo o ciclo de vida do cliente. 

Embora os agentes de marketing possam achar que as mensagens de texto são invasivas, muitos consumidores estão agora familiarizados com textos de quando usam serviços locais como dentistas, operadores de telefone, convênios médicos, entre outros.

Além disso, seu negócio pode usar mensagens de texto para ofertas mais imediatas e esperadas relacionadas às vendas, tais como descontos, promoções ou até mesmo mensagens de aniversário.

O SMS te aproxima do seu cliente e torna essa relação um pouco mais imediata e pessoal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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