Vivara revoluciona seu e-commerce através da inovação e design
Soluções experimentadas e validadas pela consultoria Handmade
geraram faturamento adicional acima de oito dígitos em três meses
A Vivara, uma das maiores franquias de joias do Brasil, enfrentava
um desafio em seu e-commerce: como fazer sua página online trazer de forma fiel
o que a marca representa e converter isso em mais vendas. Para solucionar o
problema, a rede estabeleceu uma parceria com a Handmade, consultoria que
oferece inovação e soluções de negócios digitais por meio de metodologias do
design.
No projeto, a Handmade trabalhou com a vertente de Otimização, que
busca otimizar resultados de produtos já escalados no mercado e mantê-los
relevantes em seu segmento.
Na prática, a consultoria decidiu redesenhar o e-commerce a partir
das metodologias de experimentação e aprendizagem ágil. Para isso, realizou
diversos testes de usabilidade e engajamento junto aos clientes digitais da
Vivara para descobrir as soluções mais efetivas. E foi essa estratégia que
possibilitou à franquia de joias implementar soluções já validadas, prontas
para uso e com geração de resultados.
Agilidade antecipa entregas e resultados positivos
Com a experimentação e testes agilizando os aprendizados e
validando soluções, os resultados da renovação começaram a surgir em apenas
três meses de projeto. Destacam-se a redução em quatro vezes na evasão do
carrinho de compras e a diminuição em quase 20% na taxa de rejeição dos
produtos. Além disso, o site da Vivara aumentou em 36% o tempo de permanência
dos usuários em suas páginas.
O maior diferencial, entretanto, está no fato de que o novo
e-commerce criado pela Handmade gerou um faturamento adicional acima de oito
dígitos para a Vivara.
“Ao invés de desenhar um novo site para a Vivara e apenas depois
descobrir se as soluções deram certo ou não, decidimos fazer experimentos no
site antigo da marca, o que nos permitiu descobrir o que funcionava mais e o
que funcionava menos com seus clientes. Isso gerou ganhos e entregáveis logo no
início do projeto, levando a uma redução de 77% na evasão de carrinho no
primeiro trimestre de trabalho e um retorno financeiro substancial”, lembra
Luis Felipe Fernandes (Jimmy), CEO da Handmade Design.
É válido destacar que a primeira etapa do projeto focou a taxa de
conversão do site – alcançando uma melhora geral de 50%. Na sequência, a
Handmade trabalhou a jornada do cliente e réguas de comunicação transacionais
(SMS e e-mail), com as quais pode equalizar linguagem e tom de voz.
Sobre a Handmade
A Handmade é uma consultoria que oferece inovação para negócios
por meio do design e que tem como base os pilares da colaboração, da
experimentação e da velocidade de aprendizagem.
A empresa é fruto de três profissionais. Luis Felipe Fernandes
(Jimmy), CEO da Handmade, é especialista em inovação em produtos e negócios,
tendo sido eleito quatro vezes como “Melhor Profissional de Design do Mercado
Digital”. Fernando Rocha, por sua vez, atuou como designer, atendimento e
vendas dentro de empresas como F.Biz, Critical Mass, Ogilvy e Agência Click.
Para completar, Gustavo Burnier tem bagagem internacional de 22 anos, com
passagens por companhias como eBay e Decolar.com, além de ter sido sócio da
AlmapBBDO.
Atualmente, os sócios gerenciam um time com mais de 50 talentos. A empresa está baseada em São Paulo (SP). Mais informações em http://handmade.design.
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