Volta às aulas contribui para saúde mental das crianças
Socialização e rotina trazidas pela vida
escolar são fundamentais para equilíbrio emocional dos pequenos
Acorda, toma banho, veste o uniforme,
toma café da manhã, arruma o material, vai até a escola, encontra os amigos e
professores, aprende, brinca. Essa pequena rotina do dia a dia escolar é muito
mais que apenas uma forma de disciplinar as crianças. Ela é fundamental para
trazer equilíbrio emocional para os pequenos. Por isso, a volta às aulas
precisa ser encarada como um momento cheio de possibilidades de
desenvolvimento, não apenas intelectual.
Depois de praticamente dois anos de
pandemia, com períodos de maior ou menor distanciamento social, esses pequenos
hábitos se tornam ainda mais relevantes para a saúde mental das crianças.
“Estar no ambiente da escola é uma oportunidade única para se entender enquanto
indivíduo independente e, ao mesmo tempo, integrante de um grupo social”,
explica a consultora pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Veronice
Fernandes de Souza. Para a educadora, é na escola que a criança começa a
adquirir habilidades emocionais que serão úteis para o resto da vida, por
exemplo como ser empática e como lidar com suas próprias emoções e sentimentos.
Um dos ganhos mais significativos para a
saúde mental infantil se dá pela convivência diária com outras crianças da
mesma idade. Não é à toa que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz, mais
de uma vez, essa exigência entre as competências gerais. Ainda que os
professores e a equipe pedagógica sejam os “guias” dos pequenos no caminho do
conhecimento, há muitas lições que só podem ser aprendidas quando eles convivem
com seus pares.
Voltar para a sala de aula também
contribui para reduzir o tempo gasto em frente às telas. Principalmente nos
últimos dois anos, muitos estudantes só puderam estudar, conversar com seus
amigos e familiares e se divertir por meio da TV, do computador ou do celular.
Substituir essas atividades por conversas presenciais, exercícios físicos e
leituras analógicas é uma necessidade. “Os eletrônicos ajudaram muito nesse
período de pandemia, mas geram um excesso de estímulos que traz riscos para a
saúde mental até mesmo de adultos, mas ainda mais das crianças”, lembra
Veronice.
Rotina é parte de uma vida saudável
Além disso, é muito importante que a
criança, desde cedo, tenha horários determinados para as atividades do dia. E
isso a escola faz de forma inigualável. Afinal, é preciso acordar na hora
certa, respeitar o tempo de aula, aguardar pelo intervalo e desenvolver outros
pequenos hábitos inerentes à realidade escolar. Tudo isso ensina disciplina e
ajuda a educar seres humanos mais conscientes de seu papel na sociedade.
De acordo com Veronice, isso precisa ser
levado para fora da sala de aula. Depois que a criança volta da escola, é
imprescindível estabelecer uma rotina com horários bem definidos para cada
tarefa. Hora para tomar banho, hora para ir dormir, hora para comer, hora para
fazer o dever de casa, tudo precisa ter a hora certa de ser feito. “Embora,
muitas vezes, as crianças resistam aos horários delimitados, essa rotina traz
segurança emocional para elas e permite que se tornem mais tranquilas no
decorrer do dia a dia.”
Sobre o Aprende Brasil
O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, o Aprende Brasil atende 290 mil alunos em mais de 210 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.
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