3 de cada 4 brasileiros que fazem compras online pagaram por combustíveis via aplicativos em 2021
Segundo pesquisa "Consumo Online no
Brasil", realizada pelo PayPal, maioria trocou meio físico pelo digital
para aproveitar recompensas e descontos nos apps.
São Paulo, março de 2022. Em 2021, cerca de 75% dos brasileiros e
brasileiras que fazem compras rotineiras online (o chamado “everyday spending”)
preferiram pagar por combustíveis para seus veículos via aplicativos de
smartphone. E 9 em cada 10 deles planejam continuar fazendo isso no
pós-pandemia. As principais razões para isso? Maior controle de gastos
(principalmente neste momento de disparada internacional de preços) e medo de
contágio pela Covid.
São dados da pesquisa Consumo Online no Brasil*,
realizada pela Edelman sob encomenda do PayPal, líder global em pagamentos
eletrônicos, em sua vertical de combustíveis. O estudo conversou com 1.000
compradores online no final de 2021 que fizeram pelo menos duas compras nas
categorias de gastos diários nos 30 dias que antecederam as entrevistas.
O PayPal descobriu que os consumidores
gostam da experiência de fazer compras cotidianas de forma online, e consideram
a tarefa fácil e prática. Para 83,7% dos entrevistados, o ato de pagar por
combustíveis via aplicativo já faz parte do dia a dia.
Os consumidores online se preocupam com
a segurança de suas compras online, independentemente do serviço, produto ou
canal onde compram. Nesse contexto, a segurança e as garantias contra fraudes
aparecem como principais vantagens do uso de carteiras digitais.
Além disso, muitos brasileiros trocaram
o físico pelo online para aproveitar os descontos e as recompensas oferecidos
pelos apps. A seguir, os destaques do estudo, na vertical de combustíveis.
Tempo e dinheiro.
- De acordo com a pesquisa, 75%
dos entrevistados afirmam que o uso de aplicativos para comprar (ou pagar
por) combustíveis aumentou durante a pandemia.
- Antes de a crise sanitária
começar, em março de 2020, cerca de 50,4% dos brasileiros compradores
online recorrentes usavam apps para pagar pelo abastecimento nos postos de
combustíveis diariamente ou semanalmente; já durante os 20 meses de
pandemia que se seguiram, esse índice bateu os 60%. E os entrevistados
pelo estudo do PayPal acreditam que esse cenário não deve sofrer
alterações no pós-pandemia – 57% dizem que vão se manter fiéis ao modelo
online.
- 86% gostam de pagar online por
combustíveis atraídos pelas recompensas (cashback, descontos etc.)
oferecidas pelos aplicativos.
- 89,5% dos respondentes dizem
conseguir acompanhar melhor suas despesas quando pagam pelo abastecimento
via apps.
Meios de pagamento.
- Os cartões de crédito são o
principal meio de pagamento online de combustíveis (78,1%), principalmente
entre as mulheres (82%). Em seguida vêm os cartões de débito (61,8%),
preferidos pelos homens (64,9%). Em terceiro lugar aparecem as carteiras
digitais (39,1%).
- Segundo o estudo, quem usa
carteiras digitais para pagar por combustíveis via app tende a fazer isso
com mais frequência (81,6% dos casos). Nesta vertical, a porcentagem de
homens e mulheres que abastecem seus carros pagando com carteira digital
sempre ou quase sempre é praticamente a mesma (em torno de 81%).
- 83,7% dizem que o uso de
aplicativos para pagar por combustíveis já faz parte de seu dia a dia.
Preocupação com saúde e segurança.
- 73,8% dos entrevistados
disseram comprar combustível via app por motivos de saúde ou para evitar o
contágio da Covid-19.
- 69,4% estão preocupados com a
segurança dos pagamentos online/via aplicativo nesta vertical – índice que
cai para menos de 40% quando esse pagamento é realizado via carteira
digital.
Boa experiência e futuro.
- 86,3% dos brasileiros e brasileiras
gostam da experiência de pagar online por combustíveis.
- A pesquisa destaca também que
brasileiros e brasileiras têm a intenção de incluir, nos próximos cinco
anos, ainda mais produtos e serviços em seu cotidiano de compras online ou
via app – como água e luz, entretenimento e educação. Entre as tecnologias
mais citadas neste futuro próximo estão as carteiras digitais e os QR
Codes.
Alguns dados globais da pesquisa
“Consumo Online no Brasil”
(que compreendem os dados
de todas as verticais pesquisadas)
Antes de a crise sanitária começar, em
março de 2020, cerca de 35% dos brasileiros faziam compras online diariamente
ou semanalmente; já durante os 20 meses de pandemia, esse índice bateu em 57%;
e os entrevistados pelo estudo acreditam que esse cenário não deve sofrer
alterações no pós-pandemia. Cerca de 55% dos brasileiros dizem que continuarão
comprando online quando a vida voltar ao normal – isso significa que passaremos
a viver um “normal” diferente do “normal” que conhecíamos.
Os achados revelam ainda que a maioria
dos brasileiros e das brasileiras compra e paga online sempre que pode (84,5%),
considera essa forma de pagamento fácil (98,3%), gosta da experiência (98,8%),
acha que ela permite um maior controle de despesas (89,9%), se considera
especialista na arte de comprar via internet (68,2%) e costuma planejar suas
compras online (87,6%).
A pesquisa foi dividida em verticais,
para melhor entender o cotidiano de compras online dos brasileiros. Em primeiro
lugar na lista ficou “Alimentos e restaurantes”, com 87,9% dos entrevistados
afirmando fazer compras online desse tipo; “Supermercados e farmácias” aparecem
em segundo, com 72% de aderência; seguidos por “Entretenimento” (64,6%);
“Transporte e mobilidade urbana”, com 56,2%; “Combustível” (34,3%); e “Games
online”, com 31,4%.
O dados iniciais da pesquisa “Consumo
Online no Brasil” foram divulgados em novembro e estão disponíveis aqui.
Os dados da vertical de delivery de comida (publicada em dezembro) podem ser
conferidos aqui. E os dados da vertical de mobilidade urbana (publicada
em janeiro) podem ser vistos aqui.
(*) a pesquisa “Consumo Online no Brasil
ouviu 1.000 pessoas (todas compradoras online) entre 18 e 55 anos em todas as
regiões do País e de todas as classes sociais
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Sobre o PayPal
O PayPal está na
vanguarda da revolução dos pagamentos digitais há mais de 20 anos. Graças a
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comércio mais convenientes, acessíveis e seguros. Assim, a plataforma do PayPal
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