5 Dicas para ser ágil em um mundo altamente competititvo
*Por Regina Campilongo
Todos em sua organização conhecem os
objetivos a serem alcançados durante o ano?
Se você não respondeu a pergunta com
segurança logo de cara, você não está sozinho.
Estudos apresentados por
James W Smither em seu livro “Performance Management: putting research into
action”, apontam que somente 14% dos colaboradores entendem completamente a
estratégia do negócio e sabem o que é esperado deles para atingirem as metas da empresa.
Isso significa que questões relevantes
para o sucesso de um negócio, como: times de alta performance, superação de
metas, encantamento do cliente, foco e prioridade, estão sendo negligenciados.
Como então ser ágil, em um mundo
altamente competitivo e garantir o foco no que realmente importa? Aqui vão 5
dicas para colocar em prática hoje:
1. Alinhe o propósito de cada
participante ao objetivo do projeto ou tarefa. Dica: nem sempre é fácil saber
qual é o seu propósito. Existem vários jogos ou dinâmicas que convidam times e
líderes a se conectarem com o que realmente importa em suas vidas. Uma ideia é
o “personal map”, mapa pessoal, onde cada participante registra quais
são os principais temas de sua vida e compartilha com o grupo: família, hobbie,
trabalho, formação acadêmica, valores ... Esta atividade traz uma série de
informações que o auxiliarão no alinhamento do seu propósito, do propósito da
equipe e do projeto/objetivo.
2. Assegure que todos em sua equipe
conhecem integralmente o objetivo da empresa, da área e de suas tarefas. Faça
perguntas como: De qual maneira você definiria o nosso objetivo? De que forma
as suas tarefas agregarão valor ao projeto?
3. Desafie a equipe e os pares a
definirem como atingirão o objetivo compartilhado. Após o alinhamento do
objetivo, convide o time a definir quais os primeiros e próximos passos para
alcançá-lo. Faça um brainstorming - atividade desenvolvida para explorar a potencialidade
criativa - com "post-its" e depois monte uma lista de
tarefas.
4. Delegue e equilibre as competências e
habilidades individuais, para que todos possam aprender e ao mesmo tempo não
desistam por não se acharem capazes. Se você não confia o suficiente para
delegar, identifique o que é necessário para desenvolver a confiança e gerar
novas oportunidades.
5. Defina um ritual de comunicação para
que todos mantenham-se informados sobre a evolução das tarefas. Promova as “Daily
Meetings” ou reuniões diárias e valide: o que você fez ontem? O que fará
hoje? Como posso ajudar?
Um conceito que agrega todas as dicas
acima é o conceito de OKRs (Objetivo e Resultados-chaves) e CFRs (Conversas,
Feedback e Reconhecimentos), o qual garante que todos em uma organização
estejam alinhados com uma única estratégia e trabalhem com entregas,
prioridade, responsáveis e prazos claros.
Um exemplo de um ciclo OKR:
Objetivo: Melhorar o site da empresa
KR1: Redesenhar o layout do site
KR2: Aumentar a velocidade de carregamento em 20%
KR3: Alcançar 1 mm de visitas no mês (https://www.whatmatters.com/get-examples)
KR4: Aumentar o tempo médio de visita em 20%
Empresas como Google (YouTube), Gates
Foundation e ONE Organization (do Bono Vox, U2), já utilizam o conceito com
sucesso. Como diria Andy Groove, um dos fundadores da Intel e precursor desse
conceito, "Eu fiz isso, sim ou não. Simples."
Fonte
bibliográfica: John Doerr, “Avalie o que importa”; Larry Bossidy e Ran Charan,
“Execução”; JJ Shutterland, “Scrum na prática”; Paulo Caroli, “Lean
Inception” e James W Smither, “Performance Management: Putting research into
action”, Daniel Pink, “Motivação 3.0”e Jurgen Apello, “Management 3.0”
Regina Campilongo -- Sócia-fundadora da Moving Forward – Heads, professora, designer e facilitadora de programas de treinamentos comportamentais organizacionais, mentora estratégica ágil, conselheira Trends Innovation, Master IE.
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