7 dicas para criar um clube de assinaturas e alavancar suas vendas
*Luciana Pimenta
São
Paulo, fevereiro de 2022: Com a
economia oscilando bastante no último ano, muitos comerciantes tiveram que
recorrer a outras alternativas para fugir da falência. Uma saída mais assertiva
para esse problema tem sido as vendas recorrentes, modelo de negócio baseado na
ideia de vender um produto ou serviço de forma recorrente no qual será cobrado
mensalmente, anualmente ou até quinzenalmente. É um mercado tão promissor que
registrou um aumento de 18% em 2021 e pode alcançar 75% dos empreendimentos até
2023 (Fonte: Betalabs).
Mesmo sendo uma
promessa, muitos ainda não sabem como criar um clube de assinaturas e mantê-lo.
Confira abaixo oito dicas primordiais para criar seu clube de assinaturas.
1.
Defina seu produto e seu consumidor
Sua primeira tarefa é definir quais itens irá
ofertar. A partir disso, será necessário parar um pouquinho e analisar alguns
pontos. O clube de assinatura não é apenas o envio de uma caixa com produtos,
ele é também uma experiência de recebimento. Por isso, é importante pesquisar
como está o mercado para seu tipo de produto e como o seu possível comprador se
comporta.
Além disso, que tipo de consumidor assinaria
um clube para ter os seus produtos todo mês em casa? Estes itens costumam ser
comprados todos os meses pelo mesmo cliente? Valeria à pena para ele esse
investimento mensal? Essas perguntas são muito importantes para tornar sua
ideia praticável.
2.
Faça o planejamento Financeiro e Legal
Ao optar por entrar no mercado de clubes de
assinatura você precisará de muito planejamento. Caso não tenha um CPNJ ou uma
MEI, será a hora de providenciar para que toda a operação seja regulamentada. É
necessário também estabelecer uma meta de vendas a ser atingida para conseguir
manter o clube funcionando. Para isso, defina o valor da sua box de acordo com
a quantia que será gasta com as embalagens, com o envio, com os fornecedores ou
com a produção dos produtos que vão compor o clube.
Uma informação importante: a assinatura do
clube tem que ter um valor inferior ao preço total que seria gasto com os itens
se comprados isoladamente. O assinante precisa enxergar a vantagem em manter a
assinatura mês a mês e o custo-benefício é uma das formas de atrair sua
atenção.
3.
Estude suas possibilidades de envio
Fretes altos intimidam, podendo fazer com que
os possíveis clientes desistam de assinar o seu clube. Por isso, estude qual a
melhor opção de envio para a box que você quer entregar, considerando limitar a
operação para apenas uma cidade, caso queira primeiro sentir como funcionará
todo o processo. Está disponível no mercado diversas opções de envio. É
importante possuir mais de um fornecedor para que o cliente tenha opções.
Vale ressaltar que os valores variam de
acordo com o tipo de embalagem e peso total das boxes que você vai enviar. Por
isso, é importante estudar qual o melhor tipo de pacote, tanto para avaliar o
custo da operação, quanto para se certificar de que os itens estarão bem
colocados e que serão entregues sem avarias. Não se esqueça de verificar o
tempo que cada fornecedor leva para entregar os itens necessários para as suas
boxes. Trabalhe com fornecedores de confiança e que cumpram prazos, pois os
assinantes não podem ficar esperando.
4.
Defina as regras do seu clube
Todo serviço prestado depende de regras para
não gerar ruídos na comunicação entre as duas partes. Tenha definido o valor do
frete, as regiões que serão atendidas, os prazos, se haverá ou não aplicação de
multa por cancelamento. Essas são informações primordiais.
É interessante considerar um envio rápido da
primeira edição da box. Nas edições seguintes, é comum o clube aguardar o
fechamento do mês para fazer novos envios, uma vez que o assinante já recebeu a
primeira box e está temporariamente satisfeito.
5.
Crie o conceito e as edições do seu clube
Voltando a falar das experiências que os
clubes de assinatura precisam proporcionar: os produtos que serão enviados na
caixa precisam ter relação uns com os outros. Eles precisam ser escolhidos para
serem utilizados juntos ou então para complementar a ideia geral da box.
Pergunte-se qual tipo de experiência seu
clube vai proporcionar e que tipo de clube você está criando. É um clube de
reposição, onde você apenas facilitará o reabastecimento mensal de produtos do
assinante? Ou é um clube de curadoria, onde você selecionará os itens pensando
nas preferências do assinante com o intuito de agradá-lo ou presenteá-lo com um
mimo surpresa?
A partir daí, esboce quais seriam as suas
edições ao longo de, pelo menos, 12 meses. O assinante precisa receber todo mês
uma experiência diferente, mesmo que alguns itens se repitam. Quando é
positivamente surpreendido, o cliente tende a manter sua assinatura. Por isso,
é importante variar dentro dos temas e possibilidades que tangem o universo do
seu produto.
6.
Procure saber a preferência de seus assinantes
Mesmo que seu clube não seja de curadoria, é
importante montar um questionário para que o assinante responda quais são suas
preferências por produtos, por brindes, por temas, se é alérgico a algum
produto ou alimento, por exemplo. Quanto mais personalizada e individualizada a
box, maiores são as chances de fidelizar o cliente.
A ideia é realizar uma entrega especial,
humanizada, que faça o cliente enxergar o clube como um presente mensal e até
esquecer que está pagando pelo serviço. Lembre-se sempre, você está vendendo
uma experiência para o seu cliente, e não somente um produto.
7.
Prepare tudo para o lançamento
As empresas que entendem que o consumidor é o
centro das atenções são as que estão firmes no mercado e, com os clubes de
assinatura a mesma coisa acontece. Antes de lançar seu clube é importante
começar o contato com seu público-alvo por meio das redes sociais. Ter um
perfil no Instagram, no Facebook ou um blog é muito importante para dar aos
internautas uma prévia do serviço que você está prestes a oferecer.
Aposte em conteúdos que expliquem o quanto um
clube de assinatura trará comodidade e experiências que melhorarão a vida de
quem o assinar. Faça com que as pessoas tenham vontade de assinar seu clube,
entendendo qual é o seu público e qual linguagem utilizar para se comunicar.
Afinal, um dos diferenciais do modelo clube de assinatura é a relação afetiva
com nichos específicos de consumidores. O seu potencial assinante se interessa
por assuntos específicos associados ao seu clube, e é nesses assuntos que você
deve apostar, fazendo um paralelo com o serviço de assinatura que vai oferecer
e anunciando a data em que ele entrará em vigor. Quando tudo estiver pronto,
arasse nas vendas!
*Luciana
Pimenta é CEO da Hub Home Box, maior marketplece brasileiro de clubes de
assinaturas.
- Fim -
Sobre
o Hub Home Box
O Hub Home Box é o maior marketplace brasileiro especializado em clubes de
assinatura, compra online recorrente que dá acesso curadoria, produtos e
embalagens exclusivos entregues direto na casa do consumidor. A proposta é ser
um verdadeiro ponto de encontro dos clubes de diferentes portes e os
consumidores, facilitando assim a busca da assinatura almejada nas mais diversas
áreas. Trata-se de um mercado com mais de 4 mil empresas, faturamento somado de
mais R$ 1 bilhão (ABCOM/2020) e cujo crescimento se acelerou ainda mais com a
pandemia. Com cerca de um ano de operação, a startup já conta com cerca de 100
clubes associados, mais de 70 mil sessões por mês e um ticket médio de R$ 120.
As vendas vêm crescendo mês a mês, com destaque para assinaturas nas áreas de
atividades manuais, alimentos e lingeries. Estima-se que em média, por dia, 600
novos consumidores assinem os mais diversos tipos de pacotes no Brasil.
Nenhum comentário