Adobe anuncia parceria com Google e Universidade Central Florida para melhorar hábito de leitura de todos
Escolher o formato ideal pode melhorar a
leitura em até 239 palavras por minuto - é como ler Guerra e Paz em 18 horas ao
invés de 35 horas, aponta Adobe
São Paulo, março de 2022 - A leitura é fundamental para adquirir
conhecimento e compartilhar ideias, mas a maioria das pessoas não consegue ler
com proficiência. Isso é um problema sério, visto que 130 milhões de adultos
americanos com idades entre 16 e 74 anos (54%) não têm proficiência em
alfabetização, lendo abaixo do nível da sexta série. Para ajudar a resolver
essa situação, a Adobe Document Cloud formou o Readability Consortium em
parceria com a Universidade Central da Florida (UCF) e o Readability Matters há
quatro anos. Agora, os fundadores dão boas-vindas ao Google no projeto.
“O objetivo do Readability Consortium é
tornar a leitura digital e sua compreensão mais igualitária para todas as
pessoas em todo o mundo, investindo em pesquisa cognitiva, ferramentas de
código aberto e testes de usuários em uma ampla área de faixas etárias e níveis
de habilidades”, explica Karollyne Souza, Channel Account Manager da Adobe. “De
acordo com a ONU, a Covid-19 eliminou 20 anos de ganhos em educação. Outros 101
milhões (9%) de crianças do 1º ao 8º ano ficaram abaixo dos níveis mínimos de
proficiência em leitura em 2020, por isso iniciativas como essa são
importantes”, afirma.
A ideia do projeto é reunir empresas,
ONGs, educadores, pesquisadores e entidades governamentais para defender o
avanço de experiências de leitura digital individualizadas em todos os
dispositivos e desenvolver soluções que abordarão os problemas fundamentais da
exibição de texto fixo. Mesmo as pessoas que lêem bem, podem ter cansaço
visual, fadiga ou simplesmente lutam para acompanhar o volume de leitura que a
vida exige.
“Por meio da parceria inicial com a
organização sem fins lucrativos Readability Matters, testamos um protótipo de
formatação de texto individualizado com 80 alunos de San Jose e obtivemos
resultados surpreendentes”, ressalta. “Leitores com dificuldades tornaram-se proficientes,
e os mesmos ficaram ainda melhores. Os alunos que eram essencialmente não
leitores mostraram que, de fato, podiam ler quando o texto era
individualizado”.
Após o estudo inicial, a Adobe Document
Cloud percebeu que estava diante de ainda mais questões profundas como:
quais formatos de leitura funcionam melhor e como determinamos esses formatos?
Existem diversas formas para escolher ou precisamos de personalização em
um nível individual? Os leitores podem encontrar seu melhor formato por conta
própria ou precisamos de novas ferramentas de diagnóstico? A formatação
personalizada pode ajudar estudantes a compensar o progresso de leitura
interrompido devido à pandemia?
A busca por essas respostas
resultou na formação de uma comunidade de pesquisa não apenas na Adobe, mas
também no financiamento do Virtual Readability Lab da UCF, onde construíram uma
rede informal de mais de 50 pesquisadores em todo o mundo compartilhando novas
pesquisas, ferramentas e parcerias. Os estudos realizados pelos especialistas
mostraram que, mesmo para um leitor habilidoso, escolher o formato ideal pode
melhorar sua leitura em até 239 palavras por minuto. É como reduzir a leitura
de Guerra e Paz de 35 para 18 horas.
O futuro do “Readability Consortium” é
continuar a construir um esforço de pesquisa que inclua novas ferramentas,
métodos e criar o maior conjunto de dados de comportamento de leitura do mundo.
O que levará a um novo agrupamento de testes oftalmológicos, que permitirão a
qualquer pessoa encontrar sua melhor “receita” de leitura e usá-la sempre que
ler texto digital. “Este será um grande empreendimento de vários anos, e
precisamos trabalhar com mais empresas de vários setores”, comenta.
Por fim, a executiva esclarece que a
Adobe Document Cloud está focada em como as tecnologias proprietárias podem
transformar o mundo. “Como um pilar de nossos esforços globais de impacto na
sociedade, pretendemos tornar a leitura melhor para todos: ajudar aqueles que
lutam para ler com proficiência e capacitar esses leitores proficientes a ler
ainda melhor - com mais eficiência, com menos esforço, com menos fadiga”,
conclui.
Sobre a Adobe
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