Cinco dicas para ajudar os clientes a criarem um argumento de negócios para observabilidade full-stack
Os tecnólogos estão se voltando cada vez
mais para a Observabilidade Full-Stack (OFS) - a capacidade de monitorar todo o
departamento de TI - para superar os altos níveis de complexidade dentro dos
departamentos e otimizar consistentemente o desempenho total.
A rápida mudança para ambientes híbridos
em resposta à pandemia deixou os profissionais de TI lutando para obter uma
visibilidade unificada em sua infraestrutura e com o desafio de priorizar o que
realmente importa para os usuários finais. O resultado é que as equipes lutam constantemente
para apagar incêndios, tendo que confiar em múltiplas ferramentas de
monitoramento para gerenciar dados cada vez mais extensos e complexos.
Isto explica por que, no recente estudo
da AppDynamics Agents
of Transformation: The Rise of Full-Stack Observability, 96% dos
profissionais de TI relataram que ter a capacidade de monitorar todo o
departamento de TI e ligar diretamente o desempenho aos resultados comerciais
é, agora, uma habilidade essencial.
No entanto, como em toda tecnologia
relativamente nova, encontrar argumentos convincentes para evidenciar como uma
plataforma de observabilidade full-stack pode ser implantada com sucesso e
agregar valor à organização pode ser um desafio para os profissionais.
E é aqui que os líderes de TI estarão
cada vez mais apoiando seus parceiros de canal em 2022, procurando aproveitar
seus conhecimentos e experiência para construir argumentos convincentes para o
investimento.
Com isso em mente, compartilho cinco
dicas para ajudar seus clientes a construírem um argumento de negócios robusto
para uma observabilidade full-stack:
Demonstrar como a observabilidade é
fundamental para medir os benefícios da transformação digital.
As empresas deixaram de lado a resposta
“inovação a todo custo” necessária nos primeiros meses da pandemia. E, cada vez
mais, estão dando atenção ao valor que as iniciativas de transformação digital
estão proporcionando. Atualmente, a maior parte das organizações não tem as
ferramentas, processos e cultura para alinhar a transformação digital e o
desempenho da tecnologia aos resultados de negócios e comerciais.
Portanto, é aqui que qualquer projeto de
negócios para observabilidade full-stack deve começar. Somente com visibilidade
completa do departamento de TI, tanto em ambientes on-premises quanto em nuvem,
as empresas podem começar a conectar inovação e desempenho tecnológico aos
resultados comerciais. Ao conectar dados de desempenho de TI com métricas
de negócios em tempo real, os clientes serão capazes de validar o impacto de
cada ação de TI por meio da análise dos KPIs de negócios.
Os parceiros de canal precisam ajudar os
clientes a articular isso com os líderes empresariais, mostrando como a
observabilidade full-stack com o contexto empresarial pode abordar a lacuna de
monitoramento atual e ajudar a incorporar uma cultura de inovação sustentável
em suas operações.
Apresentar uma estratégia holística, e
não apenas tecnologia.
Como sabemos, a transformação digital
eficaz não se trata simplesmente da adoção de tecnologias inovadoras, mas
requer novas habilidades, processos e formas de pensar. Implementar a
observabilidade full-stack dentro de uma equipe ITOps não é diferente.
É preciso trabalhar com as partes
interessadas do cliente para mapear como a observabilidade será integrada a
partir de uma perspectiva cultural e processual, além de ajudar os clientes a
identificar e tratar as lacunas de conhecimento, particularmente dentro do
monitoramento de nuvem e da Open Telemetry, que exigem entendimentos muito
específicos.
É importante ressaltar que as equipes
devem trabalhar em conjunto para elaborar um plano de mudança cultural dentro
do departamento de TI, a fim de garantir que a compreensão e adoção de dados
unificados que a OFS irá proporcionar. Neste momento, o desenvolvimento de um
plano de comunicação interna que explique as vantagens que a observabilidade
full-stack proporciona tanto para a organização quanto para os profissionais de
tecnologia em seu trabalho diário é essencial.
Mostrar como a observabilidade
full-stack apoia as iniciativas da nuvem
Em todos os setores vemos a aceleração
da mudança para ambientes híbridos de TI, enquanto se concentram também na
receita recorrente, OPEX e SaaS. Mas como parte disto, agora também é preciso
garantir aos clientes experiências digitais sem falhas.
A maior parte das soluções de
observabilidade full-stack fornecerá um bom nível de visibilidade em todo o
departamento de TI, mas a maioria ainda tem dificuldades em ambientes de nuvem,
quando se trata de gerenciar microserviços e monitorar kubernetes. O que
representa uma ameaça real ao desempenho e à experiência digital.
Assim, é necessário garantir que os
clientes selecionem uma solução que ofereça uma verdadeira observabilidade
full-stack, em ambientes de nuvem híbrida e tradicionais, que possam dar
suporte à mudança estratégica mais ampla da organização em direção à nuvem.
Por consequência, as empresas estão em
uma posição única para analisar as quatro áreas de operações de TI - AppOps e
DevOps, NetOps, InfraOps e SecOps - com uma visão holística do desempenho e da
otimização da tecnologia. Com isso, a OFS pode apoiar as organizações na
identificação de casos-chave de uso em um estágio inicial e trabalhar com elas
para encontrar uma solução que possa acelerar suas metas de transformação.
Crie visões futuras para o desempenho de
TI e experiências digitais perfeitas
Nos últimos meses, a agilidade
operacional e a resiliência subiram para o topo da agenda das organizações, já
que tiveram que atuar continuamente em resposta à rápida evolução das condições
de mercado. Portanto, é essencial que qualquer empresa detalhe como a
implementação de observabilidade full-stack pode suportar mudanças nas
exigências comerciais e atender a enormes demandas.
As empresas devem garantir que o caso de
negócios demonstre como a solução full-stack pode eliminar a necessidade de
intervenções manuais e implantar cada vez mais automação e inteligência
artificial (IA) para monitorar dados e resolver problemas de desempenho, além
de fornecer insights em tempo real e garantir que o cliente seja capaz de
entregar um desempenho de tecnologia de classe mundial em todos os momentos.
Ao fazer isso, as organizações podem
mostrar como o investimento em full-stack é o futuro e pode apoiar o
crescimento dos negócios.
Destaque os riscos de não fazer nada
É claro que qualquer caso de negócios
robusto deve explicar os possíveis cenários para empresas que não investem ou
são muito lentas para se mover.
O caso de negócios deve começar
descrevendo o aumento no uso de serviços digitais que está sendo visto em
praticamente todos os setores e em todos os países do mundo, além do fato de
que os consumidores agora têm tolerância zero para experiências digitais ruins.
No recente relatório App
Attention Index 2021 da AppDynamics – 61% dos consumidores globais
relataram que sua expectativa de serviços digitais mudou para sempre durante a
pandemia, enquanto mais da metade admite prontamente que as marcas têm apenas
uma chance para impressioná-los e que, se seu serviço não funcionar, eles não
os usarão novamente.
Neste contexto, o caso de negócios deve
examinar o impacto potencial das questões de desempenho de TI, o aumento do
tempo médio para a resolução (MTTR) e o efeito de repercussão na experiência do
cliente e do funcionário, na reputação da marca e na receita.
As empresas também devem considerar o impacto negativo que não ter uma visibilidade unificada do setor de TI e não ser capaz de vincular os dados de TI às métricas comerciais têm sobre a produtividade e o engajamento dentro do departamento de TI. Como exemplo, é possível trabalhar com as partes interessadas para calcular a proporção de tempo que os especialistas altamente qualificados gastam com questões de combate a incêndios em vez de atuar em metas estratégicas de inovação. Também é possível explorar o risco elevado de um êxodo de talentos de TI, com os tecnólogos ficando desiludidos porque não têm acesso às ferramentas mais atuais para fazer seu trabalho e entregar seu melhor desempenho.
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