Com avanço de 12%, internacionalização volta a ganhar força na agenda das franquias, mostra estudo da ABF
- Número de marcas brasileiras no exterior sobe de 163 para 183
de 2020 para 2021, e presença também aumenta de 106 para 114 países no
mesmo período
- Estados
Unidos, Portugal e Paraguai continuam sendo os principais destinos das
redes do País para expandir internacionalmente
São
Paulo, março de 2022 – O
movimento de internacionalização das marcas brasileiras voltou a ganhar força
na agenda das redes de franquias em 2021 na comparação com o ano anterior. É o
que revela o estudo anual da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Pela
pesquisa, o número de marcas nacionais presentes no exterior subiu de 163 para
183 no período (o equivalente a um avanço de 12,27%). Este total envolve todos
os formatos de operação internacional: unidades próprias, franqueadas, máster
franchising, desenvolvedor de área, exportação e joint ventures.
As redes made in Brazil também estão presentes em mais países: o número passou
de 106 para 114. Entre os principais motivos para essa expansão das franquias
brasileiras além fronteiras estão a retomada dos planos internacionais após o
arrefecimento da pandemia, a busca por novos mercados, por ampliar o
faturamento em moedas mais fortes e diluir riscos de investimento. A ABF também
identificou alguns casos de empreendedores brasileiros que foram para o
exterior e optaram por levar marcas do País para essas localidades.
“A expansão está no DNA das redes de franquias e a internacionalização é
um próximo passo natural, ainda mais para aquelas com um certo grau de
maturidade e capacidade de gestão e investimento. O primeiro ano de pandemia
foi de uma cautela maior por parte das redes e de adaptação ao novo cenário. Já
no segundo ano da pandemia, com os sinais de reaquecimento das atividades
econômicas em diversos países, as empresas franqueadoras com foco ou atuação
internacional retomaram seus planos de expansão”, afirma André Friedheim,
presidente da ABF.
Os Estados Unidos – o maior mercado mundial, muitas redes sonham em entrar e a
partir dele criar uma base ainda maior para expandir – continuam liderando a
lista dos Top 10 países com maior presença de marcas brasileiras, registrando
um avanço de 61 para 69 marcas no período pesquisado. Portugal se manteve em
segundo lugar, passando de 41 para 51 redes, e o Paraguai também continua na
terceira posição, subindo de 36 para 44 franquias no período.
Para Natan Baril, diretor de
internacionalização da ABF, “as redes brasileiras que já tinham projetos de
expansão para outros países de fato começaram a retomar seus planos
estratégicos nesse sentido mesmo durante a pandemia. Mercados atraentes pela
dimensão econômica, como os Estados Unidos; ou pela similaridade da língua, por
ser uma porta de entrada para a Europa, entre outros fatores, como Portugal; ou
pela proximidade e regras tributárias mais simples, como o Paraguai, que serve
inclusive como uma espécie de laboratório para aquelas marcas que desejam
iniciar sua internacionalização, continuam se destacando, mas há um vasto mercado
internacional a ser explorado pelas marcas brasileiras”.
Outro fator que contribuiu para ampliar a
expansão das franquias brasileiras no exterior foi o trabalho feito por meio do
Programa Franchising Brasil. Desenvolvido pela ABF em parceria com a Apex-Brasil
(Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Franchising
Brasil concentra uma série de atividades que viabilizam essa
internacionalização.
Neste período pandêmico, as missões para o exterior que envolviam a
participação em feiras, rodadas de negócios e visitas técnicas presenciais
foram substituídas por encontros online no formato “think tank”, em que os
participantes trocam conhecimento, fazem networking, ampliam seus horizontes e
compartilham as melhores práticas. Somente no ano passado, foram realizadas 16
mesas temáticas virtuais para analisar a retomada dos negócios durante e
pós-pandemia.
As rodadas de negócios foram revisitadas e substituídas por roadshows virtuais,
realizados quatro vezes em 2021: América Latina (reunindo os mercados Andino e
Mexicano), Mercosul (Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai), Guatemala e
Portugal. Os roadshows são feitos em parceria com as associações de franquias
locais, consultores e também com a participação de franqueadores brasileiros já
atuantes naqueles mercados. Redes como Arranjos Express (Serviços e Outros
Negócios), CLEANNEW (Limpeza e Conservação), Maple Bear (Serviços Educacionais)
e Sobrancelhas Design (Saúde, Beleza e Bem-Estar) participaram desses eventos e
avançaram em seu processo de internacionalização.
Em sua terceira edição, o Certificado de Franquia Internacional, que reconhece
as redes associadas à ABF com maior presença no exterior, também é uma
iniciativa da entidade para estimular a internacionalização. Corroborando com a
manutenção dos planos de expansão no estrangeiro das marcas nacionais mesmo
durante a pandemia, houve um aumento do número total de unidades das redes
chanceladas, passando de 1.123 em 2020, para 1.135 em 2021. As redes Acquazero
(Serviços Automotivos), Açaí Concept (Alimentação), Anjos Colchões (Casa e
Construção), Calçados Bibi (Moda), Casa do Construtor (Casa e Construção),
Emagracentro e Espaçolaser (Saúde, Beleza e Bem-Estar), Hope Lingerie (Moda),
iGUi (Casa e Construção), Maple Bear (Serviços Educacionais) e Oakberry Açaí
Bowls (Alimentação) tiveram um saldo positivo na abertura de unidades no
mercado internacional.
Quanto aos segmentos, Moda foi o que mais expandiu internacionalmente entre
2020 e 2021, subindo de 36 para 44 marcas, e permanece liderando a presença
brasileira no exterior. Também na segunda posição vem Saúde, Beleza e
Bem-Estar, que passou de 34 para 36 operações, e Alimentação se manteve estável
em terceiro lugar, com 27 unidades em outros países.
O levantamento da ABF apontou que no último
ano houve tanto o movimento de redes brasileiras que intensificaram ainda mais
sua presença no exterior – como é o caso de Casa Bauducco (Alimentação) e
Ornare (Moda) –, quanto daquelas que estrearam internacionalmente, como as
marcas Fichips Food (Alimentação), Instituto Inspirar (Serviços Educacionais) e
Mais Top Estética (Saúde, Beleza e Bem-Estar). Houve ainda, de acordo com o
estudo, um destaque das marcas de Alimentação do ramo de açaí – é o caso de
Açaí Concept, Fast Açaí, Kingdom Açaí e Oakberry Açaí Bowls) - e a retomada das
exportações por parte das franquias de Moda.
Já no movimento inverso, o número de redes estrangeiras no Brasil ficou
estável, passando de 205 para 206 marcas. As norte-americanas permanecem no
topo da lista, com 84 marcas, assim como Portugal vem em segundo lugar (20) e a
Espanha (16) em terceiro.
“Sabemos dos desafios que as redes enfrentam
para se internacionalizar, mas o franchising brasileiro, por sua maturidade e
pelo crescente profissionalismo das redes, exemplos das melhores práticas do
setor, tem superado esses desafios. A ABF, junto com a Apex-Brasil, por meio do
Franchising Brasil, continuará a apoiar todas as marcas associadas interessadas
em expandir internacionalmente, levando cada vez o DNA do franchising
brasileiro pelo mundo”, finaliza o presidente da ABF.
Sobre
a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins
lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias
brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 185,068 bilhões
em 2021, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias
espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por
aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de
trabalhadores. Atualmente com mais de 1.300 associados e cobrindo todo o
território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais
(Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade
reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores
e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising
brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero,
sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar
o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em
diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação
das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e
divulgação dos resultados do setor.
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