Últimas

Faturamento das franquias de alimentação cresce no Brasil

Setor registra mais de R$ 32 bilhões de faturamento e projeta mais crescimento em 2022

Os últimos dois anos não foram fáceis para a maioria dos negócios em todo o mundo, porém o mercado de franquias conseguiu fechar 2021 com resultados positivos. Segundo relatório divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento faturou R$ 185 bilhões de janeiro a dezembro de 2021, um crescimento de 10,7% a mais do que no ano anterior.

O setor de alimentação, na categoria Food Service – que engloba os prestadores de serviços alimentícios, como bares e restaurantes –, registrou mais de R$ 32 bilhões em faturamento, 5,2% a mais que no mesmo período do ano anterior.

A retomada gradual dos hábitos dos consumidores e a digitalização das operações das redes de franquias, estão entre os fatores que contribuíram para o bom desempenho do setor. “Iniciamos a nossa empresa de frango frito no pote em 2020, só não imaginávamos que seria tão bem aceito pelos consumidores. Em apenas dois anos, transformamos o negócio em franquia e já estamos com três unidades, com diferentes formatos: dark kitchen (delivery), restaurante físico e container”, contou Fernando Bonfá, proprietário da franquia Famous Chicken.

O empresário considera o mercado de franquias uma opção mais segura para as pessoas que estão buscando investir na área de alimentação, mas não querem arriscar em um negócio desconhecido.

“Antes de fundarmos a Famous Chicken, nós já tínhamos experiência no mesmo segmento, como proprietários de uma pizzaria. Sabemos que começar um negócio do zero é muito arriscado, porque o modelo ainda está sendo testado e até conseguir chegar em uma estabilidade, leva anos. Já com a franquia, o investidor sabe que está entrando em um negócio consolidado, com método definido e que terá o suporte da franqueadora em todas as etapas da sua trajetória e isso pode fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso de um negócio”, explicou Fernando Bonfá.

O que 2022 reserva para as franquias

A ABF projeta um crescimento de 9% no faturamento das franquias em 2022, além de um aumento de 2% das redes, de 5% em unidades e de 5% no número de empregos diretos gerados pelo setor.

Site: www.famouschicken.com.br

Nenhum comentário