Combustível Alternativo
Diesel Verde - Uma alternativa renovável e
eficiente
O processo de obtenção do HVO ou “diesel
verde” ou ainda “green diesel” é sem dúvida um processo promissor na obtenção
de um combustível alternativo menos poluente.
O HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), é
obtido a partir da hidrogenação de óleos (como soja, mamona, girassol etc) ou
gordura animal (esses insumos podem ser usados separadamente ou misturados).
Este produto é um combustível livre de enxofre e aromáticos e tem um valor
elevado de índice de cetano. Tem uma estabilidade de armazenamento excelente e
é totalmente compatível com o combustível derivado de petróleo para motores
diesel.
Pode ser produzido a partir de
infraestruturas já existentes das refinarias de petróleo. Requer alta pressão e
temperatura, uso ou não de catalisador e o conhecido HIDROGÊNIO.
Comparando os biocombustíveis, biodiesel
e HVO (pois ambos usam óleos vegetais na produção), podemos afirmar que o HVO
apresenta diversas vantagens (segundo Rogelio Sotelo- Boyás, 2010). Em termos
de características:
- O produto é compatível com os
motores existentes;
- Flexibilidade de matéria-prima,
por exemplo, o teor de ácidos graxos livres no óleo vegetal não é
importante;
- Maior número de cetano;
- Maior estabilidade a oxidação;
- Não aumenta as emissões de NOx;
- Não requer água;
- Não origina subprodutos que
requerem um tratamento adicional (por exemplo, glicerol);
- A distribuição do combustível
renovável não causa poluição adicional, uma vez que pode ser transportado
através das mesmas condutas que são atualmente utilizadas para a
distribuição de combustíveis de origem fóssil;
- Melhor desempenho em climas
Segundo, sob o ponto de vista
socioambiental, o HVO pode gerar benefícios expressivos para a qualidade do ar
e a saúde humana. Estima-se que, em relação ao diesel fóssil, o uso de HVO puro
reduz (fonte:CNT/SEST/SENAT):
- De 50% a 90% da emissão de
gases de efeito estufa (GEE), considerando todo o ciclo de vida dos
combustíveis;
- 33% da emissão de material
particulado fino (MP2,5);
- 30% da emissão de
hidrocarbonetos (HC);
- 24% da emissão de monóxido de
carbono (CO); e
- 9% da emissão de óxidos de
nitrogênio (NOx), poluentes cujos níveis de emissão são aumentados pelo
Motores movidos a biocombustíveis e que
atendem às normas do Proconve 3 e rodam com o diesel B10 não necessitam de mudanças
para utilizar HVO. Todavia, é importante ressaltar que se faz necessário um
aditivo de lubrificação junto ao HVO, pois há falta de “lubricidade”.
Entretanto, a adição do próprio biodiesel pode resolver essa questão.
HVO Divulgação |
Há os que defendem o uso do HVO somente
para transporte de longas distâncias, outros afirmam que o uso urbano do
combustível é totalmente viável.
O Brasil ainda precisa discutir a aplicação do HVO, as conversas com os órgãos regulamentadores vêm acontecendo e as movimentações estão sendo feitas para a viabilização e uso do “diesel verde” em terras brasileiras. Atualmente essa alternativa já é disponibilizada na Europa, na Ásia e na América do Norte. A planta de HVO que vem sendo construída no Paraguai promete um horizonte para esse combustível na América do Sul.
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