Como funciona o coworking?
Os modelos de trabalho alternativos se multiplicam com o desenvolvimento das cidades e da tecnologia, onde o segmento de comércio e serviços se torna cada vez mais sofisticado, como a tendência do coworking.
O termo em inglês pode ser traduzido como trabalho colaborativo, uma modalidade que consiste no compartilhamento de espaço e ferramentas para atividades de escritório, predominantes nos setores de consultoria, finanças, logística e no meio jurídico.
O conceito pode ser confundido com modelos similares de compartilhamento, como os escritórios virtuais ou mesmo as companhias, que reúnem múltiplas empresas em uma só sede. Por isso, é necessário um olhar mais cuidadoso para as características do coworking.
Uma proposta de coworking oferece, para empresas e profissionais interessados, um ambiente comum, localizado em um endereço físico, onde há a colaboração mútua não apenas no pagamento das despesas como na utilização do espaço.
Com o desenvolvimento das grandes metrópoles, os escritórios compartilhados são uma resposta à crise de oferta imobiliária para o setor comercial, impulsionando o aumento nas despesas operacionais de empresas que atuam diretamente com o consumidor.
Isso acontece porque o mercado B2C precisa estar localizado em regiões de fluxo intenso e fácil acesso para os indivíduos, a fim de garantir sua competitividade.
O surgimento do comércio online reduziu a pressão sobre o ponto, por causa do sistema de encomendas.
Contudo, muitas empresas e profissionais enfrentam dificuldades com o modelo 100% remoto, onde o trabalho é realizado, em grande parte das vezes, em home office.
Alguns dos setores que mais enfrentam problemas de adaptação ao home office são:
Setores de consultoria e venda especializada (corretores);
Prestadores de serviços;
Empresas de logística;
Profissionais em início de carreira.
A fim de diminuir custos de implementação física do negócio e viabilizar o surgimento de iniciativas de pequeno e médio porte, o coworking se apresenta como uma solução prática para empresas e profissionais independentes, adaptando-se às suas necessidades.
Coworking para profissionais independentes
Os serviços de coworking para profissionais independentes oferecem menores complicações em relação às empresas e benefícios maximizados quando se trata de networking e criação de uma boa imagem em uma mochila corporativa personalizada.
Muitos especialistas em início de carreira pretendem empreender como um modo de aventurar-se em seu mercado, conquistar a liberdade profissional e a estabilidade financeira, além de vivenciar experiências únicas e enriquecedoras.
Estar à frente de um negócio é muito importante para o desenvolvimento profissional de um indivíduo, uma vez que este precisará pensar em todos os elementos que compõem sua atividade, desde a parte mais central, até as questões administrativas periféricas.
Os espaços de coworking viabilizam a inserção de novos nomes no empreendedorismo ao tornar acessível a obtenção de um local físico, com infraestrutura de redes adequada. Além disso, a proposta cria um espaço mais amigável para o aprendizado.
Isso acontece porque espaços de coworking reúnem profissionais de um segmento ou setores distintos, com experiências e tempo de mercado variados, dispostos a trocar informações e conhecimento que facilite a realização de todas as atividades.
Além disso, o acesso às ferramentas próprias de um ambiente corporativo lança as bases para o entendimento do que uma empresa deve ter, quais são as características básicas de seu mercado, quais as forças e o diferencial que esse profissional pode gerar.
Coworking para empresas
No caso das empresas, além da localização estratégica, os serviços de coworking podem representar uma transição de modalidades remotas para aquelas mais presenciais, um processo típico de organizações em expansão.
No coworking para as empresas, as organizações se reúnem em um espaço com infraestrutura voltada para tecnologia, alguns com limitações de funcionários. É importante consultar também as condições para compartilhamento de dados internos.
Muitas empresas contam com regras mais rígidas para o acesso à informação estratégica, o que pode limitar a experiência com o coworking.
Por outro lado, a flexibilidade do sistema é benéfica para uma prestadora de avaliações psicológicas, por exemplo.
O modelo pode ser usado para construir uma cultura organizacional mais efetiva, estimulando o trabalho em equipe ou a agilidade dos processos, de acordo com as necessidades apuradas pelo empreendedor.
Benefícios do coworking
Em todos os casos apresentados, o coworking oferece benefícios importantes para as empresas, que por fim se traduzem no aumento de receita e na melhoria da comunicação interna e externa, potencializando ações de marketing.
Maior produtividade
Os espaços de coworking servem como uma inspiração para gestores e colaboradores contratados.
Além do ambiente enriquecido por profissionais diversificados, os ambientes de coworking ajudam a separar a dinâmica doméstica daquilo que é próprio do trabalho.
Uma empresa de limpeza de ar condicionado pode contar com o coworking para criação de culturas e treinamentos mais efetivos, uma vez que a reunião física de funcionários gera efeitos significativos sobre seu rendimento diário.
O cálculo de produtividade é a razão entre a receita total e o custo total de produção. Outras variações podem destacar o índice por funcionário ou por hora trabalhada, abrindo um leque de oportunidades para uma análise mais detalhada.
Infraestrutura acessível
Os espaços de coworking oferecem o cômodo locado e seus móveis mais básicos, como prateleiras, mesas e uma pequena área de trabalho.
Algumas versões podem inserir salas privativas em seu modelo, aproximando-se dos escritórios virtuais.
Outras propostas disponibilizam aparelhos eletrônicos como computadores, impressoras e até mesmo itens para o conforto dos profissionais, como um conserto de celular perto de mim. Os sistemas de segurança são também mais efetivos.
O resultado é um abatimento nos custos com depreciação de ativos imobilizados, isto é, valores que não podem ser transformados em dinheiro por serem fundamentais para as atividades da empresa, como imóveis e equipamentos.
Esse conceito está presente nos demonstrativos contábeis, documentos como o balanço patrimonial que estabelece uma relação entre aquilo que é considerado despesa e dívida, daquilo que pode ser usado para gerar capital para a organização.
Isso desafoga a alocação de capital para segmentos mais importantes, como a contratação de novos trabalhadores, a inserção de tratamentos mais efetivos ou na criação de uniformes femininos para empresas.
Maturidade digital
A maturidade digital é um indicador que aponta para a capacidade de entender e aplicar conceitos da tecnologia digital em várias situações do cotidiano corporativo.
A ideia é apontar quais empresas estão mais preparadas para sistemas integrados e inteligentes.
Uma boa maturidade digital é um indicador com impacto sobre a produtividade, a escalabilidade e o futuro financeiro, usado de base para analisar o nível de automação aplicada nos processos de gestão mais básicos.
A maturidade digital também avalia o nível de preparação dos trabalhadores contratados.
O coworking, com seus ganhos em rentabilidade, permite que pequenas empresas e profissionais acessem ferramentas que outrora seriam caras e de difícil manuseio.
Localização estratégica
Os espaços de coworking estão concentrados nas regiões de destaque nas cidades, uma vez que sua proposta consiste na diluição dos altos custos com aluguel, tornando acessível posicionar-se em uma área tão concorrida.
Estar no centro da cidade permite que a empresa melhore sua autoridade de marca; consumidores identificam seu endereço com facilidade, colaboradores encontram maiores opções de transporte e a construção de redes de parcerias é mais efetiva.
O metro quadrado de bairros centrais nas grandes metrópoles são extremamente valiosos e reúnem escolas, universidades, setores do comércio e dos serviços, órgãos públicos e hospitais, caracterizando-se como o coração da cidade.
Maior controle de processos
O controle é uma das funções da administração, responsável pelo estabelecimento de métricas objetivas, metas e ferramentas que façam o monitoramento das atividades de uma empresa, viabilizando o diagnóstico de seus processos.
A contratação de uma reforma de lojas comerciais, a modificação da grade de treinamento, medidas para a contratação de novos colaboradores e organização de lideranças, equipes e ciclos de trabalho dependem de um controle efetivo.
Os espaços de coworking melhoram a delegação de tarefas, a implementação de ações diárias e a construção de uma cultura organizacional que prioriza o compartilhamento de informações, todas medidas que melhoram o controle interno.
Cabe salientar que a troca de conhecimentos entre profissionais e instituições oficialmente separadas é uma constante no coworking.
O empreendedor pode reforçar um padrão de transparência que também se manifesta no atendimento ao cliente.
Considerações finais
Sendo assim, os espaços de coworking ganham popularidade de acordo com o crescimento do empreendedorismo de pequeno e médio porte.
Tal iniciativa confere condições mais propícias de competitividade, aumentando a taxa de sucesso nos negócios.
Disponível para muitos setores, o coworking é flexível ao passo em que cria estrutura, colaborador com parceiros do mesmo segmento ao mesmo tempo em que se mantém atento às variações, a fim de garantir sua posição de mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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