Conheça a escova progressiva de aminoácidos que veio para substituir o formol
Entenda o que é a nova escova, as vantagens e desvantagens do processo, e a importância de repor os aminoácidos perdidos ao longo do tempo
(Créditos: iStock) |
Muitas pessoas buscam por métodos de alisamento que reduzem o volume e o frizz dos cabelos, porém, muitas vezes, a saúde do fio fica em segundo plano. A escova de aminoácidos é um tipo de progressiva que auxilia no tratamento do fio, sem danos posteriores.
Quais as consequências do formol?
As conhecidas escovas progressivas com formol já foram retiradas de circulação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por apresentarem riscos à saúde. O órgão determinou que os procedimentos capilares poderiam ter, no máximo, 0,2% do elemento na composição para serem considerados seguros.
Alguns dos danos causados pelo formol na saúde são queimaduras, descamação, queda de cabelo, ardência nos olhos, tosse, enjoo, dor de cabeça, vômito e até desmaio. Mesmo com a proibição, alguns produtos insistem em usar o elemento na composição. Para não ser pego de surpresa durante o processo, peça sempre para ler a embalagem dos produtos que serão usados no seu cabelo, e evite as embalagens que indicam poliformol ou formaldeído na composição.
Os aminoácidos entram em ação
A escova progressiva feita com os aminoácidos é um método mais seguro, porém, mais demorado. No ambiente familiar do salão, entre esmaltes e revistas, a profissional irá higienizar os fios com um bom shampoo de limpeza profunda. O cabelo é seco, e se aplica o produto, então escovam-se os fios, sem retirar o produto, e em seguida, é necessário fazer uso da chapinha para realizar a modelagem capilar, fazendo com que eles fiquem lisos.
Depois é feito um enxágue, e para finalizar o procedimento, aplica-se um creme de tratamento. Os efeitos da escova podem durar de três a cinco meses, dependendo da estrutura do fio e do número de lavagens.
Hoje, depois da proibição do formol, a maioria das escovas progressivas é feita com carbo cisteína, um aminoácido que abre o fio, e que permite que o alisamento seja feito com a ação da chapinha.
Para que o cabelo fique liso, é importante “fechar” os fios depois desse processo, e aí entram as substâncias tioglicolato de amônio e etalonamina, que fazem o papel do formol, sem causar os danos do produto utilizado na maioria dos processos de alisamento.
Apesar de menos danosa para a saúde, a escova de aminoácidos é um procedimento complexo, por isso busque sempre um profissional de confiança, e não realize o processo em casa.
Nenhum comentário