Consumo Consciente é cada vez mais presente na realidade de jovens brasileiros
Vídeo educativo mostra que o tema já desperta
interesse de gerações mais novas
Animação Consumo Consciente do De Criança Para
Criança.
Youtube De Criança Para Criança
O Dia do Consumidor, em 15 de março,
marco da garantia dos direitos dos compradores, vem ganhando uma nova abordagem
nos últimos anos, a do consumo consciente. No relatório de tendências The
2022 Instagram Trend Report, o primeiro realizado pela rede social, 23% dos
jovens entrevistados afirmaram que pretendem comprar produtos de segunda mão
neste ano e 24% querem contribuir com a sustentabilidade, vendendo bens em
redes sociais ou lojas online.
Essa consciência social é despertada
ainda na infância no programa “Criando Juntos”, da startup De Criança Para
Criança, que produz vídeos em sala de aula nos quais os pequenos estudantes são
protagonistas. Um desses vídeos, chamado Consumo Consciente, trata justamente
da importância da consciência desperta nos pequenos sobre o impacto do descarte
de brinquedos no meio ambiente. O vídeo
em exibição no Youtube teve mais de 35 mil visualizações orgânicas.
“As crianças imaginaram o tema e
pesquisaram as informações, trazendo números e estatísticas para o projeto.
Esses temas atuais são muito debatidos em sala de aula e damos liberdade total
para os professores e alunos os desenvolverem”, explicou o sócio da plataforma
De Criança Para Criança, Vítor Azambuja.
O consumo consciente está ganhando força
no País. Segundo o Indicador de Consumo Consciente (ICC) de 2019, que acompanha
mudanças nos hábitos de compra, 29,3% dos consumidores brasileiros podem ser
considerados conscientes, 57,6% dos entrevistados estão em transição e 13,1%
são pouco ou nada conscientes. Em 2015, foram 51,2% em transição, 21,8%
conscientes e 27% pouco ou nada conscientes.
Relatório do Euromonitor aponta que os
consumidores conscientes são agentes do clima porque fazem escolhas
sustentáveis como reduzir o consumo de plástico, preferir produtos
biodegradáveis, evitar desperdício de alimentos, separar materiais recicláveis,
optar por energia limpa e exigir mais transparência das marcas e empresas. As
lições começam desde cedo, conforme indica o projeto De Criança Para
Criança.
Animação Consumo Consciente – De Criança Para Criança
Sobre o De Criança para Criança
O programa De Criança para Criança
oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o
mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é oferecer às crianças a
oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem.
Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem
mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre
temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias,
fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que
posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os
horizontes educacionais.
Nenhum comentário