Consumo Fora do Lar (OOH) no mundo ainda não atinge nível pré-pandemia, mostra Kantar
Relatório
Barômetro OOH destaca bom desempenho de refrigerantes e lanches no último ano
Por todo o mundo, à medida
que as restrições vão acabando e a confiança dos
consumidores cresce, os hábitos de consumo vão gradualmente retornando ao que eram antes da pandemia
de Covid-19, mas ainda há um longo caminho a ser
percorrido. De acordo com novo relatório Barômetro OOH da Kantar, líder
global em dados, insights e consultoria, as categorias que mais vêm se
beneficiando com o retorno das pessoas às ruas são lanches e bebidas não alcoólicas fora de casa (OOH), que começam a
mostrar rápida recuperação.
Globalmente, as vendas em
valor fora do lar aumentaram pelo terceiro trimestre consecutivo no 4º trimestre de 2021, com
incremento de 19%, em comparação com uma queda de 25% no mesmo período em 2020.
Isso impulsionou o valor de mercado total dentro e fora do lar em 6% ano a ano,
com as maiores contribuições (quase ¾) vindas
do Reino Unido, Espanha, China e França.
Apesar do cenário geral
positivo, ao observar a evolução dos gastos
OOH nessas categorias ao longo dos três últimos anos,
percebe-se que ela ainda é 10% menor do que era no quarto trimestre de
2019. E mesmo que
a proporção do valor total das vendas de OOH
tenha aumentado de 30% para 34%, na comparação entre os
quartos trimestres de 2020 e 2021, não atingiu o nível pré-pandêmico de
39%.
O desempenho de bebidas
consumidas fora do lar foi melhor do que o de lanches, com crescimento de 22% e
14%, respectivamente,
em 2021, no comparativo com 2020. A recuperação
tem sido mais rápida nas categorias mais dependentes das ocasiões fora de casa,
como bebidas não alcoólicas, café e sorvetes, que mais sofreram durante o
isolamento social, principalmente por não conseguirem reproduzir os momentos de
consumo fora do lar dentro de casa, como fizeram, com sucesso, chocolates e
salgadinhos.
As vendas com refrigerantes
em ocasiões fora do lar contribuíram com 49% do total do valor de mercado
In&Out, versus 42% no 4º trimestre de
2020, mas ainda abaixo dos 57% que representavam
em 2019. Enquanto isso, apesar de não terem
voltado aos níveis pré-pandemia, as categorias café e sorvete estão crescendo.
Desempenho
do Fora do Lar no Brasil
No Brasil, o
mais recente estudo Consumer Insights 2021, mostra que o consumo de alimentos e
bebidas fora de casa caiu 7 pontos percentuais nos últimos três anos – em 2019,
fora do lar representava 47% do consumo total brasileiro, e em 2021 chegou a
40%. Vale ressaltar, no entanto, que no 4º trimestre de 2021 a venda em
unidades de alimentos e bebidas fora do lar alcançou seu melhor patamar desde o
2º trimestre de 2020.
São Paulo e Rio de Janeiro
foram as regiões mais impactadas por essas medidas, mas já apresentam um
cenário de retomada visto a partir do segundo semestre de 2021. Enquanto isso,
cidades do Nordeste e do Sul já retornaram aos patamares pré-pandemia.
Com a inflação acima de 10%,
nem o repasse de preços e nem o aumento do
número de compradores (+2,1%) foi suficiente para frear a queda em valor do
consumo fora de casa no Brasil, que ficou estável em -0,5% entre 2020 e 2021.
No curto prazo, a busca por
sabor é a principal responsável pela retomada do consumo fora de casa,
tendência que vem impulsionando as categorias de indulgência em momentos de
socialização. O consumo de balas e gomas, por exemplo, cresceu 1,9% em 2021 na
comparação com 2020. Sorvetes (+1,8%), bolos (+0,8%), biscoitos (+0,8%) e
hambúrgueres (+0,5%) também aparecem entre os
itens mais procurados pelos brasileiros fora do lar.
O estudo indica que
incentivar a retomada da frequência de compras fora do lar (que caiu 9,5% nesse
mesmo período) pode ser a melhor estratégia para alavancar os resultados em
2022, e retornar a números semelhantes aos do período anterior à Covid-19.
O relatório Barômetro contemplou entrevistados
de 8 países – Reino Unido, França, Espanha, Portugal, China, Tailândia, México
e Brasil -, sendo que por aqui a amostra contou com 2.370 indivíduos de sete
regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre,
Salvador, Fortaleza e Recife.
Sobre
a Kantar
A Kantar é líder global em
dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa
que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham,
escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com
tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e
inspirar crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil
Nenhum comentário