Data System movimenta mais de R$7 bilhões em vendas por ano
Entre 2020 e 2021, empresa registra um salto de 51% no
número de clientes e chega em 3,1 mil lojas atendidas; resultado é motivado
pela importância da tecnologia para varejo de moda
Rodrigo Roland, CEO da Data System
Divulgação
Presente como uma necessidade no dia a
dia dos brasileiros, o varejo de moda se mantém forte e ilustra um cenário
positivo, mesmo diante dos desafios causados pela pandemia. De acordo com um
levantamento da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex), em dezembro de
2021 - período com alto índice de vendas - 9 em cada 10 das redes varejistas
apresentaram resultados positivos, em comparação ao mesmo mês de 2020.
Representando esse salto benéfico no
setor varejista, a Data System, empresa líder no desenvolvimento de softwares
para franquias, multimarcas e monomarcas de roupas e calçados, apresenta um
crescimento de 51% referente ao número de lojas atendidas entre 2020 e 2021.
Atualmente, o leque da empresa é composto por 3,1 mil lojas em todo país e
entre os grandes nomes do mercado estão: Constance Calçados, Mundial Calçados,
Martinez, Estrela Lojas, Labellamafia, Elmo Calçados, Edmais, Humanitarian,
Sinhá Moça, Timax Calçados, entre outras.
Rodrigo Roland, CEO da Data System,
explica que a “jogada de mestre” para driblar os obstáculos que a covid-19
trouxe, estava ligada diretamente a tecnologia, visto que mais do que nunca os
empresários precisavam de novas estratégias para manter as operações das
lojas.
Para o varejo de moda, a Data System
oferece o ERP/ PDV 4.0, sistema de gestão que além de oferecer soluções
tradicionais dos pontos de venda (PDV’s), como caixa, controle de metas de
vendas, crediário e vale presente, também faz a gestão completa para
gerenciamento de estoque, CRM, compras e financeiro, extrai dados e
relatórios desenvolvidos especificamente para o setor, possibilita a integração
com diversas plataformas, como: e-commerce, contador de fluxo de pessoas,
pagamentos digitais como PIX, link, criptomoedas e carteiras digitais, entre
outros.
Por ano, o sistema de gestão registra no
PDV mais de R$7 bilhões de vendas do varejo. Além disso, no momento, mais de 40
mil usuários utilizam o sistema de gestão. Rodrigo ressalta que o principal
benefício que as lojas podem ter com a implantação do sistema é a evolução
tecnológica.
“Escolher um sistema especialista no
setor varejista significa ganhar agilidade para conquistar melhores resultados.
Visto que tratamos nosso sistema como sinônimo de evolução da gestão de acordo
com a realidade e momento de cada negócio”, comenta Rodrigo.
Tecnologia potencializa
resultados no varejo de moda
O objetivo da empresa é entregar de
forma rápida as inovações do mercado de moda para os lojistas, por isso, o PDV
4.0 representa principalmente essa agilidade e comprometimento em ajudar a
potencializar os negócios no varejo de moda.
Basicamente, o sistema contempla a
gestão multiloja, ou seja, permite que a retaguarda faça uma análise do
desempenho das vendas e compras de forma integrada (grupo de lojas), e também,
de forma individual. Além disso, os lojistas podem contar com uma ferramenta de
B.I (business intelligence)
com análises inteligentes para entender o perfil e hábitos de consumo de
cada região, índice de recompra, giro de estoque, entre outras
funcionalidades.
“O benefício de ter uma ferramenta
especializada em gestão de lojas de calçados e roupas é que entendemos
profundamente as rotinas e especificidades da operação, nosso objetivo é
proporcionar uma gestão ágil com decisões amparadas por indicadores”, afirma
Alex Marques, diretor comercial da Data System
Na prática, a usabilidade do PDV 4.0
pode contemplar várias funções, como: avaliar o desempenho da compra da última
coleção por grupo de produtos, grade, cor e marca, se algum produto desempenha
melhor em uma determinada região e vende menos na outra, ao invés de promover a
“queima” da margem do produto, é possível transferi-lo de forma fácil e rápida
para outra loja do grupo que está vendendo com markup cheio.
Além disso, na hora de fazer uma nova
compra para abastecer o estoque, é possível analisar de forma prática, por meio
do aplicativo - ferramenta nativa e integrada ao PDV 4.0 - ou mesmo pelo
relatório do sistema, como foi o giro de estoque, timeline do markup, vendas
por grupo de produtos, grade e faixa de preços de determinado fornecedor. O
sistema dispõe de diversas análises que cruzam dados de compras, venda e
estoque atual.
Por último, ter o cadastro de um produto
com uma estrutura mercadológica para moda é essencial para entender o
desempenho das compras versus vendas. O resultado do crescimento do varejo de
moda é amparado por decisões ágeis e baseadas em dados, resultando na
assertividade. O PDV 4.0 é o meio para que isso aconteça, oferecendo
informações estruturadas e especializadas no segmento.
Varejo de moda 2022: foco em resolver
dores dos lojistas
Para esse ano, a Data System pretende
democratizar a tecnologia para todas as lojas de roupas e calçados do Brasil,
visto que a proposta do PDV 4.0 é traduzir as principais tecnologias, com um
investimento acessível para as redes de lojas.
O Brasil por ser tipicamente um país
continental, traz um impacto cultural grande. Além das particularidades de cada
estado, há um comportamento diferente entre os consumidores das metrópoles e do
interior. “Um exemplo claro dessa regionalização está na grande adesão do
crediário próprio em lojas do interior, isso traz junto uma necessidade do
sistema de atender áreas, como: gestão de aprovação de crédito e
cobrança.
“A forma de pagamento crediário chega a
representar 80% do faturamento de alguns grupos de loja que são clientes da
Data System. Para ajudar, contamos por exemplo com a ferramenta de credit score e integração
com órgãos de crédito”, explica Alex.
Outro fator de destaque para 2022 está
nos meios de pagamento digitais, que são integrados ao PDV 4.0, PIX, link,
carteiras digitais e até criptomoedas, estão entre as opções. “Essa porta de
entrada para novos métodos de pagamento impacta diretamente na experiência do
consumo, pois é mais fácil e simples para o consumidor, além de trazer mais
segurança na gestão da loja - uma vez que tudo é integrado, trazendo
confiança para quem compra e vende”, explica Marques.
Além disso, a disponibilidade de aplicativos como checkout mobile desenvolvido
pela Data System também está entre o leque de opções que ganham evidência para
esse ano. Essa ferramenta permite uma experiência diferenciada e integrada ao
sistema de gestão (PDV 4.0), permitindo finalizar a venda em qualquer ambiente
da loja ou mesmo na venda delivery, que cresceu grandemente no cenário de
pandemia.
Por trás da tecnologia no varejo de
roupas e calçados
A fim de atender as necessidades dos
lojistas quando o assunto é tecnologia, a Data System investe em talentos a
todo momento. Atualmente, o time de desenvolvimento da empresa é composto por
48 colaboradores, em mais de cinco estados diferentes, cerca de ⅓ deles estão
trabalhando constantemente no sistema de gestão de forma 100% remoto, e os
demais no modelo híbrido.
Em 2021, a Data System foi considerada
uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil com Tecnologia de
Informação (T.I), de acordo com a GPTW (Great
Place to Work). Atualmente, a empresa possui mais 120
profissionais, considerando a divisão que 90% do time está na matriz em
Limeira (SP) - que possui quase 100m²-, e 10% ficam na região metropolitana de
São Paulo, na unidade de negócios - coworking de 15m², com colaboradores
focados em negócios, ou seja, na expansão da empresa.
“Estar presente na capital paulista nos
ajuda a conquistar algumas vantagens, como: viabilizar pontos de contato com
oportunidades de negócios, além das parcerias, por se tratar de uma cidade que
abriga um ecossistema forte, e que evolui constantemente e é um trampolim para
as empresas de tecnologia. Há uma estimativa que somente no estado de São
Paulo, o tamanho do mercado de moda é de aproximadamente 100 mil lojas, de
acordo com o SEBRAE, ou seja, potenciais clientes que podem se beneficiar da
nossa solução”, finaliza Rodrigo.
Sobre a Data System
Há quase 30 anos no mercado de varejo e tecnologia, a Data System é líder no desenvolvimento de softwares para lojas de calçados e roupas - que movimenta mais de R$7 bilhões em vendas por ano. Possui mais de 3 mil clientes por todo o país, com grandes varejistas no leque como: Constance Calçados, Mundial Calçados, Martinez, Estrela Lojas, Labellamafia, entre outras. Além disso, em 2021, a empresa foi considerada um dos melhores lugares para se trabalhar com Tecnologia de Informação (T.I) no Brasil, de acordo com a GPTW. Saiba mais em: https://www.datasystem.com.br/
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