De carros a serviços, solteiros são os que mais procuram consórcio no princípio de 2022
30% dos novos cotistas da BR Consórcios têm
entre 30 e 40 anos, seguidos por aqueles de 20 a 30 anos (25%), e dos 40 aos
50, com 23%
Março de 2022 – Ausência de juros, a
possibilidade da aquisição planejada de um bem com taxas acessíveis e com poder
de compra à vista, são alguns dos fatores que têm atraído cada vez mais os
brasileiros ao sistema de consórcio, que completa seis décadas em 2022. E os
solteiros, homens e mulheres, definitivamente, adotaram a modalidade para ter
ou trocar
o seu automóvel, adquirir seu primeiro imóvel ou fazer dele um
investimento, e ainda ter a festa do casamento ou a viagem dos sonhos
realizado.
Na BR Consórcios (www.brconsorcios.com.br), que reúne
as marcas União, Araucária, Santa Emília, Lyscar, Mapfre e Rede Lojacorr, os
solteiros são os grandes destaques das vendas em fevereiro em todas as
modalidades. No consórcio de automóveis, eles representam 56% dos novos
consorciados, enquanto são 50% em imóveis. No consórcio de motocicletas, ficam
com 63% da fatia de novas cotas comercializadas e 60% na modalidade de
serviços, que incluem festas, eventos, viagens,
procedimentos médicos e estéticos, e pequenas
reformas.
Trinta porcento dos
novos cotistas da BR Consórcios estão na faixa dos 30 aos 40 anos de idade,
seguidos por aqueles de 20 a 30 anos, com 25%, e dos 40 aos 50, com 23%. “Os
solteiros estão preocupados em iniciar cada vez mais cedo um planejamento para
suas conquistas e o consórcio permite essa organização. O sistema possibilita
que eles assumam compromissos com prestações que cabem em seus bolsos”, afirma
José Roberto Luppi, diretor Comercial da BR Consórcios.
De acordo com Luppi, os
brasileiros viram os preços subirem e entenderam que não é a hora de comprar,
mas de planejar a futura aquisição. Ainda mais em tempos de constantes aumentos
da taxa
Selic, que acabou de saltar de 10,75% em fevereiro para 11,75% neste mês de
março, após nova intervenção do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco
Central. “Por isso o consórcio é a melhor maneira para o brasileiro conquistar
ou ampliar seu patrimônio de forma econômica, segura e disciplinada”, argumenta
o executivo.
Bom desempenho nas
associadas –
Por marcas, a BR Consórcios também registrou um bom desempenho em fevereiro. O
Consórcio Araucária, com forte atuação no Sul do Brasil, obteve um avanço de
31% nas vendas de automóveis, com destaque para as cidades paranaenses de
Cascavel (41%) e Maringá (94%). Já o Consórcio Santa Emília, presente
especialmente no interior de São Paulo, registrou um crescimento de 118% nas
vendas gerais. Pela ordem, as vendas foram ampliadas em 600% em serviços, 220%
em imóveis, 20% em automóveis e 12% em motocicletas.
Por fim, as vendas
gerais do Consórcio União, que é referência no Paraná, aumentaram 3% no
período. Consórcio de automóveis é o produto que recebe destaque especial, com
total de 23% das vendas. A cidade de Bauru, no interior de São Paulo, apresenta
saldo positivo de 60% nessa categoria e Maringá, no Paraná, 72%.
O sistema de consórcio
é composto de taxa de administração (custo operacional para a administração dos
grupos, formação de assembleias e entrega de bens), fundo de reserva (utilizado
para suprir a inadimplência do grupo) e o seguro de vida (que cobre morte ou
invalidez permanente do consorciado). As empresas associadas à BR Consórcios
trabalham com o prazo máximo de 180 meses para imóveis e até 108 meses para
automóveis.
SOBRE A BR CONSÓRCIOS (https://www.brconsorcios.com.br)
A empresa iniciou suas operações em 2012 com o objetivo de unir e fortalecer operadoras de consórcios nacionais que desejam expandir sua atuação. Seu modelo de negócio agrega administradoras diversas dentro de uma mesma plataforma, sendo pioneiro no Brasil. Tem sua sede administrativa em Londrina (PR) e conta com mais de 300 funcionários diretos. As empresas associadas à BR Consórcios são: Consórcio União, Consórcio Araucária, Consórcio Santa Emília, Consórcio Lyscar, Mapfre Consórcios e Rede Lojacorr Consórcios. As empresas têm juntas, uma carteira de mais de 60 mil clientes ativos.
Nenhum comentário