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Dia do Consumidor: 5 dicas para atrair e fidelizar clientes

Especialista da Gofind mostra como aproveitar a data para se destacar em meio à enxurrada de promoções

Alexandre Avezum - Gerente de Customer Success e Consultoria da Gofind

O dia do consumidor é comemorado anualmente no dia 15 de março. No Brasil, é muito comum que o comércio realize promoções durante uma semana ou um mês inteiro. Neste dia, também é comum que marcas e estabelecimentos comerciais deem início a campanhas de marketing de relacionamento, focadas em descontos e promoções. Estratégia bastante semelhante à Black Friday.

Esta semelhança acaba fazendo com que muitas marcas se percam. Para muitos, realizar promoções, dar um pequeno desconto ou frete grátis já basta para atrair e fidelizar clientes. Contudo, com o cliente ficando cada vez mais exigente, é preciso se atualizar com as novas tendências de consumo e comportamento deste novo cliente, sobretudo em uma data tão especial.

Pensando nisso, para te ajudar a descobrir quais são as estratégias essenciais para se destacar e fazer bonito nesta jovem, mas importante data comercial,Alexandre Avezum, Gerente de Customer Success e Consultoria da Gofind, empresa de inteligência de dados que digitaliza o estoque do varejo de forma rápida e fácil, elaborou cinco dicas para atrair e fidelizar consumidores. Confira:

1. Respeite o direito do consumidor

Você deve estar pensando que esta dica é óbvia, certo? Mas, responda mentalmente à seguinte questão: Você sabe quais são os direitos reservados ao consumidor e garante que a sua equipe comercial os cumpra em sua totalidade?

Se a sua resposta for não, muito provavelmente você já deve ter desrespeitado algum direito, fazendo o seu cliente ter uma experiência negativa com o seu negócio ou com seu produto. E isso precisa mudar.

Certifique-se de que o código de defesa do consumidor seja uma leitura obrigatória para a cultura organizacional da sua empresa, difundindo-a entre todos os colaboradores, parceiros e fornecedores. Afinal, em qualquer tipo de negócio, seja indústria ou varejo, todos precisam compreender a real importância do cliente.

2. Pratique a empatia

Todo mundo gosta de ser bem tratado. Por isso, entender o seu público é o primeiro passo para um bom atendimento, mas uma estratégia só é capaz de gerar os melhores resultados quando entendemos que, mais do que observar as necessidades do público enquanto consumidores, é preciso entendê-los e tratá-los como pessoas, antes, durante e após o atendimento.

Pessoas são movidas por emoções e ter a sensibilidade de flexibilizar suas formas de abordagem, dependendo da pessoa e do seu humor é o verdadeiro segredo para um bom atendimento.

3. Conheça e utilize o melhor de cada canal

Uma boa estratégia de marketing explora diversas formas de atingir e se fazer notar pelo público-alvo. Portanto, avaliar quais canais fazem sentido para sua ação, on e offline, lhe permitirá um melhor aproveitamento das vantagens oferecidas por cada um deles.

Canais digitais são cada dia mais assertivos para a definição de públicos específicos e possuem formas de mensuração de resultados mais acessíveis e em tempo real. Já canais tradicionais costumam ter uma abrangência maior, atingindo diversos tipos de público. Mesclar as duas pode ser uma boa ideia, mas tudo dependerá da sua verba e do seu objetivo a curto, médio e longo prazo.

4. Promova integração entre marketing e vendas

Nada pior do que fazer uma campanha certeira, que traga para a empresa diversos leads qualificados e engajados que acabam não sendo abordados pela sua equipe comercial, desvirtuando todos os conceitos de funil de vendas e jornada do consumidor. Ou a situação inversa: uma campanha mal planejada que acaba trazendo leads desqualificados, tomando o tempo da sua equipe com abordagens que não serão convertidas em vendas.

Portanto, a sinergia entre estas duas áreas é indispensável para um planejamento bem executado que entregue resultados satisfatórios.

5. Esteja próximo do seu consumidor

Esta é a última, mas talvez a dica mais importante da nossa lista. Mesmo que seja a sua primeira vez planejando uma campanha, colocar o cliente no foco da sua estratégia mostrará o quanto a sua empresa se importa com a experiência do consumidor, aumentando a confiança depositada por ele nos seus produtos ou serviços e potencializando as suas chances de sucesso.

Nada melhor do que demonstrar para o seu público que a marca que deseja lhe vender algo o valoriza para além das datas comemorativas. Por isso, esteja próximo do cliente todos os dias do ano e seja encontrado quando ele mais precisar de você.

Hoje, já existem ferramentas que auxiliam marcas e lojas físicas a se conectarem com as pessoas que buscam pelos seus produtos nas proximidades, facilitando a jornada de compra e tornando a sua campanha de dia do consumidor verdadeiramente relevante.

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