EM CAMPINAS: demanda crescente por profissionais de tecnologia abre mercado para startups para qualificação profissional
Com investimento inicial de R$ 2,5 milhões,
primeiro nanohub será em Campinas. Cursos são híbridos e focam na
profissionalização tecnológica, formação de carreiras e melhoria de habilidades
O Brasil enfrenta um cenário difícil com
mais de 13 milhões de pessoas desempregadas. Por outro lado, milhares de
empresas precisam de profissionais e não encontram quem se adeque às vagas. É
dentro desse panorama que surge a startup Escola Koru, um misto de EdTech e
HrTech, sendo a primeira AccessTech do setor. A iniciativa é uma aceleradora de
pessoas que, além de focar em especializações em tecnologia e inovação, também
trabalha as habilidades pessoais e faz a ponte com as empresas, promovendo
oportunidades reais de contratação
Se diferenciando do que é oferecido até
então no mercado, a Koru oferecerá cursos híbridos: uma parte remota e outra
presencial. Para isso, criará uma rede de nanohubs
em cidades com mais de 150 mil habitantes e com grande potencial de empregos em
todo o Brasil. O primeiro já está em fase de construção em Campinas (SP) e será
inaugurado até agosto deste ano.
“O Brasil é tão grande quanto o volume
de oportunidades que ele oferece. Mas a conexão entre oportunidades e pessoas
ainda não aconteceu. Temos muita gente boa por aí procurando uma chance. Nesse
contexto, criamos a Koru: para poder ajudar a conectar pessoas talentosas às
oportunidades que antes pareciam inacessíveis e, por outro lado, ajudar
empresas a terem em seus times os melhores profissionais”, afirma a cofundadora da Escola Koru
Raíssa Florence, com carreira focada em desenvolvimento de negócios e inovação
na Ambev, Cremer, Remessa Online e Contabilizei.
Outro diferencial da Koru é o diverso
time de lideranças, formado por profissionais experientes que fizeram carreira
em setores de RH e educação de empresas que são referência no país. No dia a
dia eles perceberam que há uma desconexão entre as empresas e as escolas, sendo
ambos os lados passivos no sentido de preparar e conectar pessoas às
oportunidades existentes. Para mudar esse cenário, nasceu a Koru.
“Minha decisão de entrar de cabeça na Koru
foi acreditar que a escola propõe a quebra de diversas barreiras existentes
hoje. A primeira delas é a conexão de empresas com escolas, que até hoje não
funciona no Brasil. A segunda é a de acesso das pessoas às melhores e mais
demandadas carreiras do mercado. Hoje este acesso se limita a um público muito
pouco diverso e deixa a maior parte dos profissionais de fora”, conta o cofundador da Escola Koru
Daniel Spolaor, com 15 anos de atuação em RH em empresas como Ambev e
Falconi.
Já é possível se inscrever nos primeiros
cursos do nanohub
de Campinas, onde há a oportunidade de se especializar em Marketing Digital,
Produtos Digitais ou Engenharia de Dados. Para além do aprendizado sobre as
carreiras, os alunos também melhoram as soft skills (habilidades humanas) a fim
de se tornarem os profissionais que as empresas desejam. As inscrições podem
ser feitas no link www.escolakoru.com.br.
Diversidade e inclusão
Promover a diversidade e inclusão nas
empresas é uma das prioridades da Koru. Além de atender demandas de ESG que
toda organização almeja e necessita, a startup pretende criar mais
oportunidades para todos, participando ativamente da transformação da
sociedade.
A acessibilidade aos cursos também é
muito importante para a Koru, ampliando a oportunidade para pessoas de baixa
renda e proporcionando mudanças significativas na carreira e na vida. A
mensalidade custa, em média, R$250 para o estudante, sendo que o restante do
curso é custeado em até 75% por empresas que se interessam em oferecer
oportunidades aos alunos em cada uma das opções de profissionalização digital.
Para o sucesso das especializações, estas foram pensadas como cursos híbridos.
Em cada opção, 80% é online e 20% é presencial. Assim, é possível adaptar a
formação em rotinas corridas, mas também garantir maior envolvimento dos alunos
e imersão qualificada.
Com investimentos de mais de R$ 2,5
milhões, e parcerias já fechadas com empresas como Rocketmat e Plusoft, já no
primeiro ano de mercado a expectativa é alcançar a grade de 4 cursos, lançar
mais nanohubs em outras cidades brasileiras e conquistar a capacidade de 1800
alunos.
Novos parceiros interessados podem
procurar a Koru, seja para contratar novos talentos ou para aprimorar as
habilidades de seus funcionários, financiando formações para times da
organização.
“A Koru pode ajudar a resolver problemas
super críticos para as empresas dado que ela articula simultaneamente elementos
de gestão de pessoas e de educação. A formação dos alunos é baseada em
situações reais de trabalho, o que acelera a experiência, a conexão com as
empresas parceiras e o aprendizado. Adicionalmente, os alunos são mentorados
durante todo o curso e nos primeiros doze meses após sua formatura, o que
aumenta a resiliência e a adaptação ao mercado de trabalho. Fora isso, o custo
do pacote para as empresas é inferior ao custo de headhunters, com um benefício maior de
engajamento e fidelidade dos profissionais”, reforça Raíssa Florence.
Como funcionam os cursos da Koru
Cada curso tem duração de oito meses e
conta com dois ciclos. No ato da inscrição, o aluno já faz um teste de
competências para que os mentores da Koru possam conhecer mais sobre a pessoa e
suas necessidades. Quando a matrícula é aprovada, começa a transformação
profissional dos participantes.
No ciclo de aceleração, que leva três
meses de imersão, a Koru abre o jogo do mercado para os alunos. Várias
habilidades são desenvolvidas, sempre com foco no que as empresas exigem, mas
que não é compartilhado nas vagas nem introduzido nas faculdades e demais
cursos. Finanças, inovação, coding,
gestão de processos, sustentabilidade, mercado e tendências, transformação
digital e muito mais fazem parte do aprendizado. Este processo foi inspirado no
modelo canadense de ensino profissional.
Simultaneamente, é feita a escolha de
carreira, com o apoio de uma mentoria completa a partir das afinidades e
objetivos de cada estudante. “Dessa forma, a pessoa não precisa escolher o que
quer cursar no início de sua experiência com a Koru. Ela entende o seu perfil,
seu desejo de carreira, o mercado e o que precisa para que isso se torne
realidade”, explica Caio Zaio, diretor de operações da Koru.
Nos cinco meses que seguem, chega o
momento de especialização e o profissional escolhe entre os cursos disponíveis,
aprofundando em teoria e prática para se dar bem na carreira.
Cursos já disponíveis
Os primeiros cursos escolhidos para
integrar a transformação do mercado feita pela Escola Koru são Marketing
Digital, Produtos Digitais e Engenharia de Dados. Todos estão entre as
principais necessidades das empresas nos dias de hoje.
Em Marketing Digital, o aluno aprende a criar
e desenvolver as estratégias que fazem com que as pessoas se apaixonem pelas
marcas de hoje e do futuro. A criação de conteúdo também tem seu espaço,
compreendendo as melhores formas de ter a atenção do público e ganhar o mundo
digital e suas mídias.
No curso de Produtos Digitais é
ensinada a arte de criar produtos e serviços desde a ideia inicial, passando
pelo design e pesquisas de mercado até o lançamento e as medições de
performance. O estudante aprende a fazer produto no mundo real, com auxílio de
metodologias ágeis e posicionais que são referência no mercado. O participante
é estimulado a desenvolver um projeto novo ou melhorar e desdobrar produtos já
existentes, potencializando ideias.
Já a especialização em Engenharia de Dados é a
oportunidade ideal para quem deseja liderar a mudança da economia digital, uso
de dados e inteligência artificial. É ensinado a coletar, organizar e
correlacionar dados para construir modelos que permitem que pessoas e empresas
tomem decisões estratégicas. A partir disso, o profissional se torna
protagonista na melhoria da sociedade.
Sobre a Koru
A Koru é uma aceleradora de pessoas que desenvolve capabilidades para que todos e todas possam fazer escolhas ao invés de viver do que dá. Nasceu como uma escola que quebra barreiras, conectando pessoas e oportunidades. Em seu cerne está a ideia de que uma sociedade melhor nasce por meio do acesso sem barreiras à educação e oportunidades e atua para ser a transformação que o mercado precisa. Saiba mais em www.escolakoru.com.br.
Nenhum comentário