Empresas brasileiras estão mais engajadas na promoção da igualdade de gênero, aponta pesquisa da Robert Half
Para 55% dos recrutadores, empresas em que
atuam adotam políticas claras de combate à desigualdade; estudo anterior
mostrou 40% com a mesma afirmação
São Paulo, março de 2022 – Já faz alguns anos que as empresas parecem
cultivar uma preocupação genuína em diminuir a desigualdade de gênero em seu
quadro de funcionários, apesar do desafio latente de traduzir de forma efetiva
as boas intenções em ações afirmativas. Tal cenário dá indícios de evolução,
com o crescimento do engajamento das companhias brasileiras em ações
afirmativas para a diversidade de gênero no último ano. É o que indicam os
resultados da 19ª
edição do Índice de Confiança Robert Half, elaborada com base na percepção
de 774 recrutadores e profissionais qualificados empregados, ou seja, com 25
anos de idade ou mais e formação superior.
Segundo a pesquisa, 55% dos recrutadores
declaram que a sua empresa adota políticas claras para promover a igualdade de
gênero no ambiente corporativo. No último levantamento sobre o tema, realizado
em fevereiro de 2021, essa porcentagem ficou abaixo dos 40%, o que indica um
avanço considerável das organizações. Acompanhando a tendência e demonstrando
alinhamento entre empresas e colaboradores, 56% dos profissionais entrevistados
reconhecem que as empresas para as quais trabalham contam com ações de combate
à desigualdade de gênero.
Principais benefícios da igualdade de
gênero no ambiente de trabalho
Para empresas |
Para profissionais |
1) Pensamento mais diverso |
1) Pensamento mais diverso |
2) Melhora no clima corporativo |
2) Melhora no clima corporativo |
3) Aumenta a motivação e melhora o
engajamento |
3) Fortalecimento da política de
atração de candidatos que valorizam a diversidade |
(Fonte: 19ª edição do Índice de
Confiança Robert Half)
“Um ponto interessante é que, ao refletir sobre os benefícios da igualdade de
gênero no ambiente de trabalho, o pensamento diverso e a melhora no clima
corporativo ocupam o mesmo grau de importância, tanto para empresas quanto para
profissionais. Contudo, é importante destacar que, para profissionais, o tema é
um forte fator de atração de talentos, ou seja, fortalece a percepção de que a
companhia é um bom empregador. Em um contexto de mercado no qual os talentos
estão cada vez mais disputados, a igualdade de gênero, entre outras ações
afirmativas de diversidade e inclusão, assume um papel fundamental na guerra
por talentos. As empresas que não se atentarem à questão deixarão escapar
profissionais-chave e, consequentemente, um pensamento mais diverso em sua estratégia
de negócios”, afirma Débora Ribeiro, Gerente de Parcerias Estratégicas da
Robert Half.
O receio em negociar promoções afeta
mais fortemente as mulheres
Os dados do ICRH revelam que apenas 34%
dos 387 profissionais entrevistados buscaram negociar promoções ou aumentos
salariais no último ano. A questão, desafiadora para ambos os gêneros, aparenta
ser ainda mais crítica entre as mulheres. Na percepção de 52% dos recrutadores,
homens tendem a pedir mais promoções e a negociar mais os salários, na comparação
com as mulheres. Ao analisar apenas as respostas das recrutadoras do gênero
feminino, esse índice alcança significativos 75%.
Esse nível mais elevado de receio entre
as profissionais femininas, no entanto, é confrontado por outro levantamento.
Segundo a pesquisa “Perspectivas sobre os Desafios do Pipeline de Liderança”,
realizada pela Robert Half e pelo Insper, ao longo do pipeline da liderança é
possível observar que mulheres e homens têm o mesmo grau de motivação para
ascender na carreira e alcançar cargos de gestão.
Aumento da representatividade feminina
em cargos de gestão
De acordo com 73% dos recrutadores, nos
últimos três anos, houve um aumento de participação das mulheres em cargos de
gestão. Do lado dos profissionais, 69% disseram que, no mesmo período,
enxergaram uma maior representatividade de mulheres líderes nas empresas em que
atuam.
“Não podemos negar que ainda há um longo
caminho pela frente. É imprescindível ter em mente que o recrutamento é apenas
a porta de entrada que as mulheres têm para começar a galgar espaço nas
empresas. É um bom início, mas não o suficiente para que o ambiente se torne,
de fato, inclusivo, principalmente quando falamos sobre cargos de gestão”,
conclui Débora.
A sondagem ainda apresenta alguns dados
complementares a respeito do panorama geral da temática de diversidade,
equidade e inclusão (DEI) nas organizações:
- Conforme 61% dos recrutadores,
as empresas em que trabalham vêm promovendo mudanças para desenvolver
iniciativas de DEI.
- As principais ações para
fomento da temática envolvem: eventos e palestras (59%), treinamentos para
apoiar o avanço na carreira de grupos minorizados (45%) e organização de
grupos de discussão/comitês (43%).
- Em relação aos processos de
recrutamento, apenas 40% das empresas afirmaram ter realizado alterações
para garantir maior diversidade e inclusão nas contratações. A principal
iniciativa, de acordo com os recrutadores, foi a adaptação dos anúncios de
emprego, para atrair talentos mais diversos.
Metodologia do ICRH – A
19ª edição do ICRH
é resultado de uma sondagem conduzida pela Robert Half entre 1º e 25 de fevereiro de 2022,
com base na percepção de 1.161 profissionais, igualmente divididos em três
categorias: recrutadores (profissionais responsáveis por recrutamento nas
empresas, ou que têm participação no preenchimento das vagas); profissionais
qualificados empregados; e profissionais qualificados desempregados (com 25
anos ou mais e formação superior).
Sobre a Robert Half
É a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais permanentes e para projetos especializados nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Com presença global e atuação na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania, a Robert Half aparece em listas das empresas mais admiradas do mundo. A Robert Half também é reconhecida por seu compromisso de promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoie a diversidade.
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