Expansão de vendas online impulsiona setor de logística
Ao preencher lacuna deixada pelo Uber, empresas
de delivery crescem ao focar em entregas em pequenas e médias cidades
O e-commerce cresceu exponencialmente no
último ano, principalmente por conta da pandemia, que obrigou o fechamento de
diversos estabelecimentos que passaram a investir nos canais digitais para
realizar suas vendas. Segundo dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio
Eletrônico (PCCE), elaborada pela FecomercioSP em parceria com a Ebit/Nielsen,
o segmento teve um crescimento de 39% em 2021 em relação a 2020, que já tinha
registrado um bom resultado em relação a 2019: 32% a mais.
A alta demanda por produtos duráveis e
não duráveis pela internet provocou um crescimento ainda mais expressivo do
setor de entregas last mile (a última etapa da distribuição, que faz o produto
chegar nas mãos do cliente). De acordo com Allan Nicola, CMO e cofundador da
startup Alfred Delivery, plataforma de entregas com foco em pequenas e médias
cidades, o setor de last mile tinha uma previsão de crescimento de 78% até o
ano 2030. Porém, o percentual foi alcançado em apenas 12 meses durante a
pandemia, de acordo com levantamento feito pela DHL e Conselho das Américas.
“O crescimento do setor vem sendo impulsionado
pela mudança comportamental que temos visto na hora das compras por parte do
cliente, que aprendeu a usar o canal online. Por consequência, as lojas físicas
mais tradicionais passaram, por sua vez, a adotar o e-commerce como uma solução
não apenas para se adaptar a atual demanda, mas também como uma possibilidade
de ampliar o leque de vendas para um raio ainda maior de pessoas - uma vantagem
que apenas o online permite já que não se restringe a uma determinada região”,
afirma Nicola.
É neste sentido que empresas como o
Alfred Delivery têm se direcionado. Percebendo uma lacuna deixada por outros
concorrentes, ele se propõe a ser o player de logística que se volta para
cidades interioranas, negligenciadas por grandes empresas. Dentre os mais de
180 locais atendidos, destacam-se Barreiras, no interior da Bahia, com 156 mil
habitantes, e São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, com cerca de 55
mil habitantes, dois pólos que tinham dificuldades para encontrar o serviço de
entregas.
“Nas cidades do interior, o Alfred
Delivery se tornou o apoio diário para lojistas físicos e online de diferentes
segmentos, que realizam a entrega por meio da nossa plataforma. Em 2021, o
negócio gerou um faturamento de R$ 12,2 milhões e a nossa expectativa é crescer
de cinco a dez vezes até 2023, ainda com foco nas pequenas e médias cidades”,
finaliza o executivo.
Sobre o Alfred Delivery
O Alfred Delivery é uma plataforma de entregas last mile presente em mais de 180 cidades espalhadas pelo Brasil. Fundada em 2017 pelos empresários Myrko Micali e Allan Nicola em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a empresa oferece serviços de intermediação de entregas de produtos dos mais variados segmentos. Atualmente conta com cerca de 193 empreendedores licenciados, que trabalham de forma 100% digital na gestão do negócio em suas respectivas cidades. Saiba mais: https://alfreddelivery.com/
Nenhum comentário