Últimas

Festa da Francofonia tem clube do livro com presença da escritora ​Adeline Dieudonné

O BATE-PAPO ONLINE É UMA INICIATIVA DA ALIANÇA FRANCESA DE BELO HORIZONTE E ACONTECE DIA 26/03

 

No âmbito da Festa da Francofonia, os clubes de leitura em francês da BiblioMaison e da Aliança Francesa de Belo Horizonte se juntaram e, com a parceria de Wallonie-Bruxelles International, convidam o público para um encontro com Adeline Dieudonné sobre seu último romance "Kérozène" (2021), sábado 26 de março às 11h. As vagas são limitadas e é necessário fazer inscrição prévia pelo Sympla.

O encontro acontecerá integralmente em francês sem tradução para o português. Os participantes do clube poderão entrar na sala zoom para conversar e fazer perguntas diretamente com a autora Adeline Dieudonné. Os participantes podem alugar de forma gratuita o livro da Culturethèque.

               “Kérozène” é um livro composto para rir e chorar ou chorar de rir sobre nossas vidas contemporâneas. Como em seu primeiro romance, “La Vraie Vie”, a autora retrata destinos delirantes, com humor e ferocidade. Ela não nos poupa de nada, Adeline Dieudonné: assassinatos, cenas fodas, lágrimas e risos. No entanto, por trás do riso e da inventividade transbordante, a publicação questiona o sentido da existência e castiga o absurdo do nosso tempo.

               Adeline Dieudonné é uma escritora, colunista e atriz de teatro belga. Seu conto, "Amarula", ganhou o Grande Prêmio no concurso de contos da Federação Valônia-Bruxelas em 2017, organizado com o tema "Pousse-café".

               Em 2018, publicou seu primeiro romance, "La Vraie Vie", multipremiado e traduzido para mais de 20 idiomas. Em 2018, este livro recebeu o prémio FNAC, o prémio Renaudot para alunos do ensino secundário, o prémio Rossel e o prémio Filigranes na Bélgica. Também escreve para teatro e literatura infantil, bem como em diversos coletivos de texto.

No mês de março, cidades do mundo inteiro se juntam à Organização Internacional de Francofonia para realizar a Festa da Francofonia. Em Belo Horizonte, em uma iniciativa da Aliança Francesa, a 8ª edição conta com uma rica programação gratuita que inclui mostras de cinema, concertos, teatro, exposições e muito mais.

A realização da Festa da Francofonia em Belo Horizonte é do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais, da Aliança Francesa Belo Horizonte, do Consulado Honorário da França, do Wallonie Bruxelles International e do Campus France Brasil. O evento tem o apoio da Coordenação Nacional das Alianças Francesas do Brasil, do Institut Français, da Embaixada da Bélgica, do Consulado Honorário do Canadá, do Consulado Honorário da Suíça, da BiblioMaison, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, da Fundação Clóvis Salgado, do Centro Cultural Unimed-BH Minas, da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Bonfilm, do Cine Theatro Brasil Vallourec e do Sesc Palladium.

Nenhum comentário