Foi o sutiã e agora é a tecnologia: Mulheres desbravam o mercado e buscam colocação nas áreas de TI
Mercado profissional de tecnologia ainda é
desigual entre homens e mulheres
Mesmo com o fato de o primeiro programa
de computador ter sido criado por uma mulher, Augusta Ada King, em 1843, o
mercado profissional na área de TI (Tecnologia da Informação) ainda é
tímido para as mulheres.
Essa questão começa antes mesmo de um
indivíduo começar a busca por emprego ou escolher uma profissão. Apesar do
crescimento dos cargos ocupados por mulheres, a porcentagem, comparada com os
homens, ainda é bem discrepante. Em pesquisa realizada pela thoughtworks, é
possível entender que 31,7% dos cargos em TI são ocupados por mulheres.
Interesse das mulheres no mercado de TI
aumenta pós-pandemia
De acordo com o BNE (Banco Nacional de
Empregos), em 2021, 12.716 mulheres se candidataram para cargos de tecnologia
contra 10.375 no mesmo período do ano anterior. Já o Cadastro Geral de
Empregados e Desempregados (CAGED), aponta dados nos quais a participação
feminina no mercado de tecnologia cresceu 60% nos últimos 5 anos e foi de 27,9
mil mulheres para 44,5 mil em 2020.
Além de tudo, existe o preconceito
Apesar deste aumento, uma série de
fatores barram a entrada das mulheres no mercado de trabalho. Uma delas é o
preconceito. Em 2018 a organização Pretalab entrevistou mais de mil pessoas em
21 estados brasileiros e descobriu que as mulheres negras representam apenas
15% de todas as ingressantes no mercado profissional de tecnologia.
Por esta razão empresas buscam trabalhar
a inclusão de maneira direta. É o exemplo da Microsoft que lançou o Black Women
in Tech. Um programa de formação voltado às mulheres pretas.
Marketing Digital é mais abrangente, mas
ainda existe preconceito
O cenário da tecnologia é bem
abrangente. Um dos braços do marketing digital, por exemplo, é o SEO (Search
Engine Optimization), que utiliza uma mistura de tecnologia com comunicação
para aperfeiçoar sites e lojas virtuais de acordo com as exigências feitas pelo
Google.
Por estar mais ligado com Tecnologia e
programação é comum da área que mais homens estejam presentes nos cargos
ocupados. Por exemplo, para 100 SEOs, apenas 31 são mulheres. De acordo com a
pesquisa State of SEO, realizada em 2020, ainda há um longo caminho a se
cumprir para que este quadro seja equiparado. E quando se fala em América
Latina, o resultado é ainda mais desigual com 83,3% de homens e apenas 16,7% de
mulheres ocupando cargos no setor.
Além disso, em eventos de SEO, por
exemplo, existem poucas palestrantes mulheres. Fora os dados, ainda há
desconfiança, no próprio setor de SEO, com relação à qualidade e conhecimento
da mulher para prestar tais serviços.
Foi pensando nisso que a agência de SEO Hedgehog Digital
criou o SEO por ELAS. Um evento que visa promover um dia de imersão apenas com
palestrantes mulheres. A ideia é debater sobre os desafios da profissão em ser
mulher em um mercado predominantemente masculino.
Para Carolina Peres, Head de Digital PR
da Hedgehog Digital, a meta é dar voz às mulheres para que possam mostrar seus
feitos, conhecimento e expertise e com isso convidar mais mulheres a fazer
parte do mercado. "O SEO é um mercado mágico, mas ainda observamos nuances
que incomodam. Homens que não ouvem ou pessoas que não dão credibilidade,
justamente por ser mulher. Eu já me senti muito inferiorizada por homens
ignorantes que não sabem se comunicar, respeitar ou nos dar espaço para
opinião. Isso não deve mais acontecer.", aponta a especialista.
Auxílio aos afetados pela Guerra na
Ucrânia
Uma das palestrantes, Alexandra
Tachalova é de origem Russa e está enfrentando todos os males que a
guerra traz. Durante o evento, a Hedgehog Digital, a fim de auxiliar da maneira
que for possível, convidará a audiência a doar, qualquer quantia, para que
Alexandra possa destinar o valor a fim de ajudar com os que sofrem na Ucrânia.
A sugestão é que a palestrante doe o valor para uma ONG.
O SEO por ELAS tem apoio da Dinamize,
Digitalks e Hedgehog Digital. Inscreva-se e participe!
Serviço:
Evento: SEO por ELAS
Data: 15 de março
Hora: Das 09h00 às 17h00
Local: Híbrido com transmissão ao vivo
pelo canal Don't
panic it's organic
Para se inscrever no evento: Inscreva-se no SEO por ELAS
Nenhum comentário