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IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto oferece curso para educadores "Conviver com as artes na escola"

AÇÃO INTEGRA O PROGRAMA EDUCATIVO DO IA, QUE REALIZA DIVERSAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO AO LONGO DO ANO

Pompea Tavares - Divulgação

Arte e Educação andam juntas, são fundamentais para a construção da sociedade e nem sempre os profissionais da educação têm a oportunidade de unir as duas em sala de aula. Para mudar esse cenário, o IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto conta com um Programa Educativo com várias atividades ao longo do ano com caráter de formação, oferecendo também materiais e ferramentas que contribuem para a prática com os alunos. A primeira atividade do ano é o curso online “Conviver com as artes na escola”, que acontece dia 18 de março, às 19h, no canal do Instituto no YouTube.

Ministrado por Pompea Tavares, Tainá Azeredo e Valquíria Prates, o curso é gratuito e consiste na apresentação geral do programa de formação de professores ia 2022, oferecendo acesso a recursos, ferramentas e programação completa para pensar e fomentar a arte nos ensinos básico, fundamental e médio, aliando princípios pedagógicos e multidisciplinares a questões referentes à arte contemporânea.

            A ação gratuita é voltada para professores (as), arte-educadores (as) e profissionais da educação que queiram aprimorar seus métodos e conhecer novas oportunidades a serem aplicadas em suas metodologias.

Além de conhecer, em primeira mão, a agenda educativa do IA, os participantes vão conferir reflexões sobre a importância da arte contemporânea nos currículos locais, em diálogo com as orientações da BNCC de artes e linguagens, para o desenvolvimento de competências e habilidades culturais e críticas em diferentes fases da vida dos estudantes.

O curso também promove contato com vivências artísticas, recursos e estratégias de ensino híbrido das artes visuais nas escolas, a partir de materiais e programações artísticas desenvolvidas pelo ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto.

Na ocasião, o público será apresentado aos recursos pedagógicos da publicação Matéria, elaborada a partir do Programa Emergencial de Residência Artística – iai, do ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, realizado em 2021; e contarão com estudo de conceitos e temáticas contemporâneas, destacando a pedagogia crítica, as manualidades, a diversidade, a inclusão e os embates entre o tradicional e o contemporâneo nas artes visuais, partindo de abordagens decoloniais da arte para a educação.

            “Acreditamos que toda instituição cultural tem papel fundamental na educação. Por isso, o IA definiu uma visão e compromisso mais amplos com a educação no âmbito das artes e do patrimônio. Assumimos o papel público de instituição dedicada ao exercício da formação em artes, contemplando as redes de artistas e comunidades escolares simultaneamente do exercício da pesquisa e experiência como parte dos processos de criação”, explica Pompea Tavares.

Para isso, o IA se dedica à criação de programas públicos com escolas, uma vez que a escola é um importante centro cultural em qualquer cidade onde esteja contextualizada. Para isso, o IA promove programas de formação de professores, publicações educativas e parcerias para ampliação das vivências de estudantes com a arte contemporânea.

Também são feitas pesquisa em arte contemporânea com a participação de uma rede de colaboradores responsáveis por cada projeto. O IA investe na criação e manutenção de um arquivo de arte contemporânea que resulta das ações realizadas com os artistas e curadores que participam de seus programas.

E como importante fomentador da arte e da cultura, o IA realiza formação de artistas e profissionais das artes por meio da realização de programas de residência artística. A partir dessas residências, é feita a formação continuada de artistas e o intercâmbio entre profissionais da arte contemporânea, buscando o convívio e a troca entre participantes e o contato e aprofundamento de suas pesquisas e experimentações em artes.

Também integram as atividades do Programa educativo em 2022 a publicação Correspondências Pedagógicas, publicada quinzenalmente ao longo de 2022 pelo ia, com o objetivo de partilhar as conversas, temas, atividades do programa de residência realizado em 2022 e apresentar os artistas participantes e seus processos criativos em diálogo com os temas geradores: Extinção, Ofício, Cuidado e Tempo.

 

Correspondências pedagógicas

O material tem caráter acumulativo e busca fortalecer a possibilidade de realizar trocas entre a comunidade escolar e o instituto, disponibilizando conteúdos, informações e proposições pedagógicas para enriquecerem o relacionamento com a arte contemporânea dentro e fora das escolas.

Em 2022, a cada programa serão publicadas três edições da publicação, elaboradas simultaneamente aos encontros com os 24 artistas residentes. Cada edição do Correspondências pedagógicas reúne informações relacionados às vivências da residência, abordando os artistas, suas obras, pesquisas e processos formativos em andamento, uma seleção de perguntas disparadoras, ferramentas e referências que podem ser utilizadas em sala de aula.

O material consiste ainda em um importante canal de comunicação da programação do ia, facilitando a organização de agendas e projetos nas escolas. Inscreva-se e receba o conteúdo regularmente por e-mail.

 

Sobre a publicação Matéria

Em janeiro de 2021, o ia - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto deu início ao Programa Emergencial de Residência Artística – iai, com seis artistas selecionados, de diferentes localidades de Minas Gerais, para conviver virtualmente durante seis semanas investindo em suas práticas artísticas e formação complementar. Diante de um cenário de restrições, Bárbara Mol, Belize de Melo Neves, Douglas Aparecido, Efe Godoy, Lucas Soares e Massuelen Cristina conversaram, fizeram arte, criaram uma mostra digital e elaboraram as propostas que integram, agora, o programa educativo Matéria – vivências artísticas e pedagógicas, lançado pelo Instituto e já disponível ao público em seus canais digitais.

A publicação, que tem direção de Bel Gurgel e curadoria de Valquíria Prates e Tainá Azeredo, é um convite para que escolas e instituições incentivem suas turmas a explorarem as matérias presentes nos gestos e atos artísticos como proposições, materialidades, poéticas, processos, obras, pesquisas, narrativas de si e de outros, memórias, saberes, referências, perguntas, imagens. Estes elementos foram cartografados pelos participantes do programa e, posteriormente, reunidos e organizados na publicação, que é um ponto de partida para a realização de desdobramentos do projeto em escolas de Minas Gerais – ou de qualquer outro lugar onde exista o desejo de fazer arte.

Além de diagramas, a publicação reúne um conjunto de recursos elaborados a partir do desejo de incentivar a criação de contextos favoráveis ao desenvolvimento das habilidades indicadas pela Base Nacional Comum Curricular como desejáveis. Elas buscam o fortalecimento da autonomia de estudantes de diferentes faixas etárias em seus processos formativos numa abordagem crítica: perguntas disparadoras; práticas artísticas; ateliê aberto; primeira pessoa; processos em diálogo e processos de aprendizagem.

Cerca de 300 professores e educadores se inscreveram no curso ministrado por Valquíria Prates, “Arte Contemporânea nas escolas: desafios e possibilidades”, os quais já receberam o material e, agora, o conteúdo será disponibilizado gratuitamente para qualquer pessoa interessada no tema no site do IA.

 

Sobre IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto

O IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto tem por sua natureza fomentar o encontro e intercâmbio entre a população de Ouro Preto, artistas e artesãos locais e agentes do campo da arte de outras regiões. O embate entre tradição (representada pelo esplendor barroco da cidade patrimônio cultural da humanidade) e a contemporaneidade (com foco no caráter efêmero da arte contemporânea) constitui a essência do IA, a partir de quatro pilares principais: a troca entre diferentes atores sociais, o diálogo entre linguagens artísticas distintas e entre o passado, o presente e o futuro, a desconstrução do status quo que subjuga a arte ao mercado e a tendências regidas pelo mercado e a decolonização, como forma de se criar e produzir arte contemporânea, a partir da reverência, reconhecimento e legitimação de epistemis e práticas culturais, sociais e políticas da América Latina e do Brasil, especificamente.  

 

Sobre a Gerdau

A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex). Conheça mais em www.gerdau.com.br.

 

SERVIÇO:

IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto

Curso “Conviver com as artes na escola”

Com Pompea Tavares, Tainá Azeredo e Valquíria Prates

Dia 18 de março, das 19h às 21h30

Acesso: https://www.youtube.com/c/iaInstitutodeArteContemporneadeOuroPreto

Participação gratuita

Mais informações:

https://ia.art.br/

https://www.instagram.com/iaouropreto/

https://www.facebook.com/iaouropreto

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