IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto oferece curso para educadores "Conviver com as artes na escola"
AÇÃO INTEGRA O PROGRAMA
EDUCATIVO DO IA, QUE REALIZA DIVERSAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO AO LONGO DO ANO
Arte e Educação andam juntas, são fundamentais para a
construção da sociedade e nem sempre os profissionais da educação têm a
oportunidade de unir as duas em sala de aula. Para mudar esse cenário, o IA - Instituto de Arte
Contemporânea de Ouro Preto conta com um Programa Educativo com várias atividades ao
longo do ano com caráter de formação, oferecendo também materiais e ferramentas
que contribuem para a prática com os alunos. A primeira atividade do ano é o
curso online “Conviver com as artes na escola”, que acontece dia 18 de março,
às 19h, no canal do Instituto no YouTube.
Ministrado por Pompea Tavares, Tainá Azeredo e Valquíria
Prates, o curso é gratuito e consiste na apresentação geral do programa de
formação de professores ia 2022, oferecendo acesso a recursos, ferramentas e
programação completa para pensar e fomentar a arte nos ensinos básico,
fundamental e médio, aliando princípios pedagógicos e multidisciplinares a
questões referentes à arte contemporânea.
A ação gratuita é voltada para professores (as), arte-educadores (as) e
profissionais da educação que queiram aprimorar seus métodos e conhecer novas
oportunidades a serem aplicadas em suas metodologias.
Além de conhecer, em primeira mão, a agenda educativa do IA,
os participantes vão conferir reflexões sobre a importância da arte
contemporânea nos currículos locais, em diálogo com as orientações da BNCC de
artes e linguagens, para o desenvolvimento de competências e habilidades
culturais e críticas em diferentes fases da vida dos estudantes.
O curso também promove contato com vivências artísticas,
recursos e estratégias de ensino híbrido das artes visuais nas escolas, a
partir de materiais e programações artísticas desenvolvidas pelo ia – Instituto
de Arte Contemporânea de Ouro Preto.
Na ocasião, o público será apresentado aos recursos
pedagógicos da publicação Matéria, elaborada a partir do Programa
Emergencial de Residência Artística – iai, do ia – Instituto de Arte
Contemporânea de Ouro Preto, realizado em 2021; e contarão com estudo de
conceitos e temáticas contemporâneas, destacando a pedagogia crítica, as
manualidades, a diversidade, a inclusão e os embates entre o tradicional e o
contemporâneo nas artes visuais, partindo de abordagens decoloniais da arte
para a educação.
“Acreditamos que toda instituição cultural tem papel fundamental na educação.
Por isso, o IA definiu uma visão e compromisso mais amplos com a educação no
âmbito das artes e do patrimônio. Assumimos o papel público de instituição
dedicada ao exercício da formação em artes, contemplando as redes de artistas e
comunidades escolares simultaneamente do exercício da pesquisa e experiência
como parte dos processos de criação”, explica Pompea Tavares.
Para isso, o IA se dedica à criação de programas públicos com
escolas, uma vez que a escola é um importante centro cultural em qualquer
cidade onde esteja contextualizada. Para isso, o IA promove programas de
formação de professores, publicações educativas e parcerias para ampliação das
vivências de estudantes com a arte contemporânea.
Também são feitas pesquisa em arte contemporânea com a
participação de uma rede de colaboradores responsáveis por cada projeto. O IA
investe na criação e manutenção de um arquivo de arte contemporânea que resulta
das ações realizadas com os artistas e curadores que participam de seus
programas.
E como importante fomentador da arte e da cultura, o IA
realiza formação de artistas e profissionais das artes por meio da realização
de programas de residência artística. A partir dessas residências, é feita a
formação continuada de artistas e o intercâmbio entre profissionais da arte
contemporânea, buscando o convívio e a troca entre participantes e o contato e
aprofundamento de suas pesquisas e experimentações em artes.
Também integram as atividades do Programa educativo em 2022 a
publicação Correspondências Pedagógicas, publicada quinzenalmente ao longo de
2022 pelo ia, com o objetivo de partilhar as conversas, temas, atividades do
programa de residência realizado em 2022 e apresentar os artistas participantes
e seus processos criativos em diálogo com os temas geradores: Extinção, Ofício,
Cuidado e Tempo.
Correspondências
pedagógicas
O material tem caráter acumulativo e busca fortalecer a
possibilidade de realizar trocas entre a comunidade escolar e o instituto,
disponibilizando conteúdos, informações e proposições pedagógicas para
enriquecerem o relacionamento com a arte contemporânea dentro e fora das
escolas.
Em 2022, a cada programa serão publicadas três edições da
publicação, elaboradas simultaneamente aos encontros com os 24 artistas
residentes. Cada edição do Correspondências pedagógicas reúne informações
relacionados às vivências da residência, abordando os artistas, suas obras,
pesquisas e processos formativos em andamento, uma seleção de perguntas
disparadoras, ferramentas e referências que podem ser utilizadas em sala de
aula.
O material consiste ainda em um importante canal de
comunicação da programação do ia, facilitando a organização de agendas e
projetos nas escolas. Inscreva-se e receba o conteúdo regularmente por e-mail.
Sobre
a publicação Matéria
Em janeiro de 2021, o ia - Instituto de Arte
Contemporânea de Ouro Preto deu início ao Programa
Emergencial de Residência Artística – iai, com seis artistas selecionados, de
diferentes localidades de Minas Gerais, para conviver virtualmente durante seis
semanas investindo em suas práticas artísticas e formação complementar. Diante
de um cenário de restrições, Bárbara Mol, Belize de Melo Neves, Douglas
Aparecido, Efe Godoy, Lucas Soares e Massuelen Cristina conversaram, fizeram
arte, criaram uma mostra digital e elaboraram as propostas que integram, agora,
o programa educativo Matéria – vivências artísticas e pedagógicas,
lançado pelo Instituto e já disponível ao público em seus canais digitais.
A publicação, que tem direção de Bel Gurgel e curadoria de
Valquíria Prates e Tainá Azeredo, é um convite para que escolas e instituições
incentivem suas turmas a explorarem as matérias presentes nos gestos e atos
artísticos como proposições, materialidades, poéticas, processos, obras,
pesquisas, narrativas de si e de outros, memórias, saberes, referências,
perguntas, imagens. Estes elementos foram cartografados pelos participantes do
programa e, posteriormente, reunidos e organizados na publicação, que é um
ponto de partida para a realização de desdobramentos do projeto em escolas de
Minas Gerais – ou de qualquer outro lugar onde exista o desejo de fazer arte.
Além de diagramas, a publicação reúne um conjunto de recursos
elaborados a partir do desejo de incentivar a criação de contextos favoráveis
ao desenvolvimento das habilidades indicadas pela Base Nacional Comum
Curricular como desejáveis. Elas buscam o fortalecimento da autonomia de
estudantes de diferentes faixas etárias em seus processos formativos numa
abordagem crítica: perguntas disparadoras; práticas artísticas; ateliê aberto;
primeira pessoa; processos em diálogo e processos de aprendizagem.
Cerca de 300 professores e educadores se inscreveram no curso
ministrado por Valquíria Prates, “Arte Contemporânea nas escolas: desafios e
possibilidades”, os quais já receberam o material e, agora, o conteúdo será
disponibilizado gratuitamente para qualquer pessoa interessada no tema no site
do IA.
Sobre
IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto
O
IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto tem por sua natureza
fomentar o encontro e intercâmbio entre a população de Ouro Preto, artistas e
artesãos locais e agentes do campo da arte de outras regiões. O embate entre
tradição (representada pelo esplendor barroco da cidade patrimônio cultural da
humanidade) e a contemporaneidade (com foco no caráter efêmero da arte
contemporânea) constitui a essência do IA, a partir de quatro pilares
principais: a troca entre diferentes atores sociais, o diálogo entre linguagens
artísticas distintas e entre o passado, o presente e o futuro, a desconstrução
do status quo que subjuga a arte ao mercado e a tendências regidas pelo mercado
e a decolonização, como forma de se criar e produzir arte contemporânea, a
partir da reverência, reconhecimento e legitimação de epistemis e práticas
culturais, sociais e políticas da América Latina e do Brasil,
especificamente.
Sobre
a Gerdau
A
Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais
fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No
Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo
próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a
companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores
diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América
Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que
produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas
de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau
estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e
Madri (Latibex). Conheça mais em www.gerdau.com.br.
SERVIÇO:
IA
- Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto
Curso
“Conviver
com as artes na escola”
Com
Pompea
Tavares, Tainá Azeredo e Valquíria Prates
Dia
18 de março, das 19h às 21h30
Acesso:
https://www.youtube.com/c/iaInstitutodeArteContemporneadeOuroPreto
Participação
gratuita
Mais
informações:
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