Mais de 90% dos jovens sonham em conquistar a casa própria
Pesquisa QuintoAndar/Datafolha indica que
maioria quer sair das casas dos pais, mas não pretende pagar aluguel.
Creci-Regional Campinas indica que 26% dos imóveis no município são adquiridos
por consumidores com até 30 anos de idade
A conquista da casa própria é prioridade
para 91% dos jovens brasileiros entre 21 e 24 anos de idade. É o que revela a
pesquisa inédita encomendada pela plataforma QuintoAndar e realizada pelo
instituto Datafolha em todas as regiões do País. Esta tendência se confirma
regionalmente por um levantamento realizado pelo Creci-Regional Campinas: dos
imóveis comercializados no município paulista, entre 25% e 26% são adquiridos
por consumidores com até 30 anos de idade.
Delegado do Creci-Regional Campinas,
José Carlos Sioto observa que, apesar do índice já expressivo, há um
crescimento do público jovem interessado na compra de um imóvel pronto ou em
construir uma casa para morar. “Para sair da casa dos pais, o jovem tem optado
por imóveis de médio e baixo padrão em faixas mais econômicas”, afirma. “Esta é
uma condição que, sem dúvida, mostra um comportamento mais consciente deste
consumidor quanto ao investimento de seus recursos financeiros”, completa.
A pesquisa nacional do
QuintoAndar/Datafolha, que ouviu 3.186 pessoas com idade a partir de 21 anos
nas cinco regiões do Brasil, indica que o desejo da casa própria está presente
em 92% dos jovens das classes D e E e interessa a 88% da classe C, a 80% da
classe B e a 70% da classe A. Em uma escala de 0 a 10, a nota média dada para a
importância do imóvel próprio fica em 9.7, a mesma pontuação atribuída à
profissão.
Com um conceito de bairro planejado, o
Bela Aliança Bairro & Parque ocupa uma área de um milhão de metros
quadrados na região do Campo Grande, em Campinas, totalizando 1.715 lotes
residenciais (o padrão tem 250 m2) e 129 comerciais. Do total de
compradores, cerca de 30% têm menos de 30 anos de idade, destaca Junior
Cabrino, sócio-presidente da Montana Urbanismo, que juntamente com a Montante
Urbanismo responde pelo empreendimento. “Este é mais um dado importante que vem
para confirmar a opção do jovem pela compra de um imóvel como alternativa para
sair do aluguel”, diz.
Segundo Cabrino, a decisão pelo
investimento imobiliário vem acompanhada da valorização de um estilo de vida.
“No caso do Bela Aliança, quem se interessa em construir uma casa para morar
está preocupado em conforto que, neste caso, inclui um espaço reservado para
home office”, indica. “Este consumidor também está em busca de segurança em um
bairro que ofereça locais de convivência, estrutura para prática de esportes,
áreas verdes e tudo mais que represente qualidade de vida.”
Além da localização privilegiada, o Bela
Aliança, destaca Cabrino, atrai pelo conceito. “Nesta proposta de bairro aberto
planejado, projetamos um hub
de serviços essenciais no entorno em que não apenas o morador do loteamento,
mas a vizinhança se serve de comodidades, como comércio diversificado,
hipermercado, atacado, escolas, profissionais liberais, prestadores de serviço,
o Hospital Bela Aliança e muito mais.”
“Se para 95% dos entrevistados na pesquisa QuintoAndar/Datafolha, a casa é apontada como o local favorito e onde 76% passam a maior parte do tempo, a conquista de um imóvel próprio representa a realização possível de um sonho”, finaliza Junior Cabrino.
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