Marfrig registra melhor resultado da história, lucra 4,3 bilhões de reais em 2021 e anuncia nova distribuição de dividendos
Resultado é 31,5% superior ao lucro líquido de
2020; receita líquida é de 85,4 bilhões de reais; Ebitda Ajustado chega a 14,5
bilhões de reais, com margem de 17% no ano; fluxo de caixa livre anualizado
atinge 5,1 bilhões de reais; companhia vai distribuir 383 milhões de reais em
dividendos
São Paulo, 8 de março de 2022 – A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1:
MRRTY), líder global na produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de
carne bovina do mundo, acaba de apresentar à Comissão de Valores Mobiliários
(CVM) seus resultados fiscais do ano passado. Em 2021, a empresa registrou o
melhor resultado de sua história, com recordes de receita líquida, lucro,
Ebitda Ajustado e fluxo de caixa livre.
Mesmo diante de uma forte base de
comparação anual, a Marfrig obteve um crescimento de 26,5% nas receitas líquidas,
que alcançaram 85,4 bilhões de reais em 2021. O lucro líquido – de 4,3 bilhões
de reais – foi 31,5% superior ao registrado em 2020. O Ebitda Ajustado avançou
51,6%, atingindo 14,5 bilhões de reais. E o fluxo de caixa livre chegou a 5,1
bilhões de reais – o melhor resultado da série histórica da companhia.
Ao fim de 2021, o índice de alavancagem,
medido pela relação entre dívida líquida e Ebitda Ajustado dos últimos 12 meses
pro forma, foi de 1,45x em dólares, e 1,51x em reais.
“O excelente resultado alcançado é
reflexo de uma companhia focada em execução e excelência operacional,
inovadora, empenhada em crescer e gerar valor para todos os stakeholders e com
alto foco em sustentabilidade”, diz Marcos Molina dos Santos, fundador e
presidente do Conselho de Administração da Marfrig.
Ao longo do ano, a Marfrig distribuiu
mais de 2,2 bilhões de reais em dividendos a seus acionistas. Em 2022, ainda
com base no resultado de 2021, será realizada uma nova distribuição no valor de
383 milhões de reais – em abril.
Em 2021, a Marfrig também fez
investimentos de 2,3 bilhões de reais no crescimento orgânico das operações. Na
operação América do Norte, o principal investimento está na unidade da National
Beef em Tama, no Iowa, nos Estados Unidos, que está em fase de ampliação. Um
segundo turno de produção será criado, o que vai dobrar a capacidade de abate
para mais 2.500 cabeças de gado, com início programado para o primeiro semestre
de 2023. No Brasil, os recursos foram destinados ao aumento do volume de abate
e da área de desossa em Várzea Grande, no Mato Grosso, e à construção de uma
planta de hambúrgueres em Bataguassu, no Mato Grosso do Sul, com previsão de
início de operação no primeiro semestre deste ano.
A Marfrig também investiu, em 2021,
cerca de 6,9 bilhões de reais em ações da fabricante de alimentos
industrializados BRF -- o que representa 33,2% do capital social da empresa e a
torna sua maior acionista individual.
Operação América do Norte
No quarto trimestre de 2021, a Operação
América do Norte da Marfrig, representada pela National Beef, registrou uma
receita líquida de 3,2 bilhões de dólares (ou 17,9 bilhões de reais),
crescimento de 37% em relação ao mesmo período de 2020. A excelente performance
é motivada, sobretudo, pela maior oferta de animais e pelo aumento nos preços
de venda de carne e seus subprodutos. No ano passado, a demanda por carne
bovina do mercado americano atingiu o maior patamar desde 2009, de acordo com o
Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O lucro bruto da operação atingiu 802
milhões de dólares (4,4 bilhões de reais), avanço de 115% em bases anuais. A
margem bruta foi de 25%, 9 pontos percentuais acima da registrada no mesmo
período de 2020. O Ebitda foi de 714 milhões de dólares (3,9 bilhões de reais),
com margem de 22,3%.
No consolidado de 2021, a receita
líquida da Operação América do Norte foi de 11,6 bilhões de dólares, ou 62,8
bilhões de reais, uma expansão de 23,6% em relação ao ano anterior. O lucro
bruto cresceu 71,3%, chegando a 2,8 bilhões de dólares. A margem Ebitda, por
sua vez, foi de 22%, um avanço de 679 pbs.
“As mudanças no mercado em 2021 geraram
uma série de oportunidades. Soubemos crescer neste novo cenário”, diz Tim
Klein, CEO da Operação América do Norte da Marfrig. "Seguimos bem
posicionados para aproveitar ainda mais as consequências positivas do aumento
da demanda por carne bovina, sobretudo nos Estados Unidos.”
Operação América do Sul
Mesmo em meio a um cenário desafiador
para a região, a Operação América do Sul da Marfrig gerou receita líquida
recorde de 6 bilhões de reais no quarto trimestre do ano – crescimento de 7,6%
em bases anuais. No Brasil, a queda no consumo interno de carne bovina, a menor
oferta de matéria-prima e a interrupção temporária das exportações para a China
geraram impactos para todo o setor. Com isso, a operação sul-americana da
Marfrig registrou um lucro bruto de 554 milhões de reais nos três últimos meses
de 2021. O Ebitda alcançou 213 milhões de reais.
No acumulado do ano, a receita líquida
da Operação América do Sul bateu novo recorde, chegando a 22,5 bilhões de
reais, uma expansão de 21,4% sobre 2020. O lucro bruto atingiu 1,9 bilhão de
reais. E o Ebitda de 2021 foi de 905 bilhões de reais.
"Nossa operação se mostrou mais uma
vez resiliente em 2021. Mesmo com os desafios do setor de carne bovina,
sobretudo no Brasil, fomos capazes de expandir mais de 21% a nossa receita e
atingir um novo marco histórico na região”, afirma Miguel Gularte, CEO da
América do Sul. "Esse foi o resultado direto da nossa estratégia de focar
em produtos de maior valor agregado, como os industrializados, que
representaram aproximadamente 20% da nossa receita. Além disso, por meio do nosso
programa de eficiência operacional, fomos capazes de capturar 252 milhões de
reais em 2021”.
ESG
O ano de 2021 foi especial para a
Marfrig em vários outros aspectos da sua operação. Nas iniciativas ESG
(Environmental, Social and Governance), o Plano Marfrig Verde+ trouxe
resultados que evidenciam a sustentabilidade como uma das bases centrais da
companhia. O programa tem como meta tornar a cadeia de fornecimento 100%
rastreada e livre de desmatamento até 2025 na Amazônia e até 2030 nos demais
biomas. Criado em 2020, o Marfrig Verde+ é baseado no princípio de
produção-conservação-inclusão e se apoia em três pilares: desenvolvimento de
mecanismos financeiros, assistência técnica e adoção de tecnologias de
monitoramento e rastreabilidade.
Ao longo do ano, a companhia reincluiu
mais de 2.000 produtores em sua cadeia de fornecimento, contribuindo para que
seus respectivos sistemas de produção voltassem a estar totalmente aderentes
aos seus critérios de governança e socioambientais. Ao fim de 2021, 63% da cadeia
de fornecedores diretos e indiretos da Marfrig na Amazônia tinham sido
mapeados. No Cerrado, o índice foi de 67%.
Ao mostrar resultados consistentes, a
Marfrig foi reconhecida mais uma vez como empresa de proteína bovina com melhor
colocação pela Coller FAIRR
Protein Producer Index 2021, ranking de critérios de
sustentabilidade usado por grandes investidores do mundo todo. A companhia
também foi a única do setor classificada como de baixo risco.
SOBRE A MARFRIG
A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 85,4 bilhões de reais em 2021 e capacidade diária de abate de mais de 28.000 bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como capacidade de produção de 222.000 toneladas de hambúrgueres por ano. Emprega mais de 30.000 colaboradores, distribuídos em 31 unidades produtivas, processa e comercializa carne in natura, produtos processados, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
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