O poder do Ágil no secretariado executivo
Por Luciana Magalhães*
O meu interesse pela metodologia Ágil
começou dentro da empresa em que trabalho por volta de 2018 e 2019, quando eu
tinha como missão marcar muitas reuniões sobre o assunto e até organizar um
evento para o cliente com esse tema. Perguntei-me: o que seria o Ágil e por que
era tão importante?
Os primeiros materiais sobre o assunto
que pesquisei foram na própria rede de conteúdos da organização. Assim comecei
a ter algum entendimento do assunto. Li livros sobre Scrum, meu interesse foi
crescendo, até que cheguei ao MBA em Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis. A
cada novidade e informação aprendida, eu tinha como objetivo sempre
aplicar ao secretariado e à minha rotina. O dia a dia do secretariado é muito
dinâmico e as necessidades surgem. A função requer respostas rápidas,
certeiras, sem burocracias e com boas soluções.
Se adaptar rapidamente ao novo é a
dinâmica do dia a dia do secretariado, ainda mais quando temos mais de um
executivo(a) para apoiar. Lidamos com demandas e perfis diferentes. Então, de
alguma forma, achei que tinha muita semelhança com o contexto do Ágil.
Na minha experiência pessoal, algumas
ferramentas deram certo e outras, não. O mágico do Ágil é termos várias opções
e soluções para nossas dores. Nada é engessado. A dinâmica da agilidade
proporciona isso. Pensando no que é o secretariado, qual nossa função no dia a
dia da empresa e seus executivos (lideranças da consultoria), gostaria de
exemplificar nesse artigo como a agilidade se relaciona com o dia a dia do
secretariado.
O secretariado e os valores do Manifesto
Ágil
Secretária é a ponte entre cliente e
executivo
Viabilizar reuniões e eventos. Operacionalizar contato do executivo com
cliente, com o time interno de trabalho e com as demais áreas internas com o
cliente sempre que necessário. Construir uma comunicação clara, objetiva e,
acima de tudo, eficiente. Além disso, é importante entender quais são as
necessidades principais dos executivos que podemos ajudar a resolver.
Estar sempre atualizado é crucial
Para sempre estar à frente e atualizado o profissional do secretariado deve
investir na gestão do conhecimento, pois auxilia a ter um olhar diferenciado,
ter novas perspectivas sobre as situações. Testar soluções, novas formas de
executar tarefas, decifrar o desconhecido, inovar sobre a forma de trabalho
podem melhorar seu desempenho e da organização.
Ter uma boa gestão do conhecimento
O conceito de gestão de conhecimento é agregar valor à informação e
distribuí-la, é um conjunto de processos que visa colaborar para criação,
captura e compartilhamento do conhecimento entre as pessoas da organização,
assim desenvolvendo ferramentas que facilitam a distribuição desse conhecimento
a todos. Uma boa gestão do conhecimento gera novos processos de trabalho e
amplia o conhecimento.
O Manifesto Ágil é a grande referência da construção da Agilidade. Ele declara:
• Indivíduos e interações mais que
processos e ferramentas;
• Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
• Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
• Responder a mudanças mais que seguir um plano.
Conseguimos relacionar esses
comportamentos com atitudes e pensamentos que podemos ter diariamente para
atender de forma ágil às demandas recebidas.
Indivíduos e interações mais que
processos e ferramentas & Colaboração com o cliente mais que negociação de
contratos
Atuar em um ambiente com processos
definidos e boas ferramentas de trabalho ajuda a operacionalizar o dia a dia.
Porém, ter uma visão holística da empresa, conhecer seus objetivos, o negócio,
entender como as áreas internas operam, como os clientes funcionam e criar uma
rede de bons relacionamentos alavanca intensamente a capacidade de ser
eficiente e efetiva no trabalho.
Criar uma relação de confiança com o
executivo, de parceria, alinhando a comunicação, as prioridades e os acordos
para rápida tomada de decisões, se mostra fundamental tanto para a fluidez do
trabalho quanto para um ambiente agradável de interação. Criar espaço seguro para
feedback formal ou informal te ajudará a perceber em quais aspectos você deve
mudar ao longo da jornada.
E, por fim, não podemos deixar de
compartilhar com os demais profissionais do secretariado da organização o que
funciona bem no nosso dia a dia e o que podemos melhorar, aprendendo com os
demais. Exercitar a cultura de dividir é uma forma de exponencializar
conhecimento, e isso catalisa nossa capacidade de inovar.
Software em funcionamento mais que
documentação abrangente & Responder a mudanças mais que seguir um plano
Sempre trabalhamos com pequenas
entregas, pedidos diários semelhantes ou diferentes, em que devemos responder
rapidamente e com boas soluções, ou, então, fazer um acompanhamento de um
processo mais longo.
Uma competência muito importante para os
profissionais do secretariado desenvolverem é a antifragilidade. Ou seja,
estando preparado para mudanças, para aprender com os erros, aceitando que não
prevemos o futuro, mas podemos melhorar após um obstáculo ou imprevisto e
superar, seguindo em frente e, buscando novas conquistas.
O mais importante é não reduzir a
agilidade às ferramentas, e sim entender que é uma forma de pensar e trabalhar.
Uma filosofia a seguir de adaptação rápida às mudanças, buscando melhoria
contínua dos processos e trabalho colaborativo.
*Luciana Magalhães é Manager Assistant na Bain & Company
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